Prefontaine: O Filme

Desde que voltei a correr, em outubro de 2008, me interesse por várias coisas relacionadas à corrida. E uma delas foram alguns filmes que já havia vista a alguns anos atrás, dentre eles o Prefontaine, de 1997.

O filme conta a história do corredor Steve Prefontaine, uma lenda americana do atletismo, morto aos 24 anos em 1975.

No filme Steve aparece desde criança, mostrando a sua garra para competição e vontade imensa de vencer. A medida que acompanhamos o desenrolar de sua história, também nos hipnotizamos pela sua força, performance e carisma, como os milhares de fãs que ele conseguiu na época. Não é à toa que ele foi um dos responsáveis pelo primeiro boom de corridas nos Estados Unidos.

E como os deuses nunca vêm sozinhos para  a Terra, temos também o seu técnico Bill Bowerman, famoso já na época que Prefontaine havia começado a correr. Bill, além de técnico, adorava desenvolver tênis de corridas cada vez mais leves. Para isso ele chegou a criar os seus próprios tênis, usando várias sanduicheiras para fazer  waffles da sua esposa. Mais tarde, quando Pre ainda estava vivo, ele fundou uma companhia de tênis de corridas, junto com Philip Knight. A companhia acabou sendo conhecida pelo nome de Nike. 

Steve era o tipo de pessoa que não aceitava nada menos do que o primeiro lugar. Fato que ficou marcado na olimpíada de Munique de 1972. O seu modo determinado e lutador acabou gerando vários conflitos dentro da equipe de atletismo onde treinava, o que é bem mostrado no filme. 

Nada como um bom filme sobre superação para te motivar treinar ainda mais. Quem não viu ainda é só procurar em um torrent perto de você, tenho certeza que não vai se arrepender. Lembre-se que estamos falando do filme Prefontaine, de 1997. Foi lançado, na mesma época, outro filme contando a história de Steve. Ele chama-se Without Limits, e foi lançado em 1998. Pelo que lembro também vi este filme, mas o Prefontaine me chamou mais atenção.

E você, já se inspirou com filmes para treinar para algum esporte?

Comments

  1. Jomar Coelho says:

    Boa tarde, li e gostei da sugestao dos filmes.

    Nao consegui baixar nenhum PREFONTAINE dublado, e nao encontrei nenhuma legenda que de nas versoes que baixei.

    Pode me ajudar dizendo se tem algum dublado?

    Abraço e obrigado.

  2. Rodrigo Stulzer says:

    Oi Jomar!

    Não vi dublado nem com legendas. Acho que daí só na locadora.

    Abraços!
    Rodrigo

  3. […] Prefontaine foca mais no mito e na corrida, Running Brave conta a superação de Billy Mills em várias fases […]

  4. mauricio rodrigues says:

    Já assisti o filme mas faz muito tempo,e gostaria de revê-lo,onde posso compro o dvd,que souber me avise!!!!

  5. mauricio rodrigues says:

    Já assisti o filme mas faz muito tempo,e gostaria de revê-lo,onde posso comprar dvd,que souber me avise!!!!

  6. alexandre says:

    tranformei um vhs em dvd em legendado.Telefonei para a Warner Home Video, mas não tem o filme em seu catalogo(absurdo), porém a minha cópia tem a warner como estúdio.

  7. antonio says:

    Quem tem uma copia pra vender, eu compro.
    obrigado

  8. Radha Krysna says:

    Olá,

    Vi os filmes Prefontaine 1997 e Prefontaine 1998, gostaria de saber qual tem a história verdadeira ou a história mais verdadeira?

    Por exemplo, no de 97 tem a namorada de Coos Bay, no de 98 só mostra a Mary.
    No de 97 mostra ele na universadide com a namorada de Coos Bay e posteriormente com a Mary. No de 98 não mostra a namorada de Coos Bay, mas sim o Pre com um monte de mulheres e tentando conquistar a Mary.

    Tem muito mais diferenças de um filme para o outro. Como por exemplo os recordes:
    No de 1997 era 13’21” no 5K e no de 1998 foi 12’48” no 5K.

    Qual dos dois filmes é verdadeiro, ou qual dos dois filmes se aproxima mais da real história de Prefontaine, tanto na história pessoal como na história de atleta?