Resposta curta: Pratique esportes!
Resposta longa a seguir, pois vou ter que contar uma história. 🙂
Quando ganhei o meu monitor cardíaco (obrigado mamãe!), fiquei às voltas com a questão da frequência cardíaca máxima. Este é um dado muito particular e que varia conforme a idade. A fórmula básica é:
FCM = 220 – idade
Esta fórmula está em todas as revistas de corrida e, apesar de não ser o método mais eficiente de se chegar à fcm, é uma boa aproximação. Um teste correto seria feito em um laboratório, com acompanhamento médico e vários eletrodos no corpo. Como isso é muito complicado, usamos métodos mais simples, como o da fórmula acima.
Peguei a minha idade e usei-a na fórmula: 220 – 38 = 182. Comecei a usar o valor de fcm como 182 e notei que algo estava errado. A frequência indicada para um determinado treinamento parecia muito baixa, muito fácil. Logo em seguida notei que comecei a passar de 182 batimentos por minuto sem realmente estar me esforçando ao máximo. Desconfiei que minha fcm estava abaixo do que realmente era.
Pesquisei um pouco e achei um ótimo post falando de fcm e a sua determinação. Fiz o teste da ladeira e minha fcm bateu nos 192 bpm, como visto na imagem acima quando corri o Mountain Do.
Pronto, se fosse para determinar minha idade pela fórmula da fcm, então eu teria idade = 220 – fcm. Sendo assim minha idade seria igual a 220 – 192 = 28!
Num passe de mágica ganhei 10 anos de vida, saindo dos 38 e chegando aos 28. Muito bom! 🙂
É claro que a fórmula tem um alto desvio padrão, que ela não é precisa, etc, etc, etc. Isso é só uma maneira de eu defender o meu ponto de vista. Fiz esportes praticamente toda a minha vida, e ganhei pelo menos 10 anos nesta brincadeira. 🙂
Meu coração bate como se tivesse 10 anos a menos!
Quer ter uma vida melhor? Pratique esportes! Corra, pedale, suba uma montanha. Se nada disso adiantar, veja um filme de esportes. Isso te motivará a começar, seja lá que atividade você escolher.
Eu nunca gostei de esportes normais, os diferentes que me atraíam. Veja o que te interessa e escolha uma atividade. Tire a bunda da cadeira e coloque-a num banco de bicicleta. Pegue o tênis que está mofando no armário e dê uma volta na praia ou no parque da sua cidade. Invente um passeio com seus amigos!
Há, e não se esqueça de ter uma alimentação saudável!
Mas nem se preocupe com isso agora. Se praticar alguma atividade física você poderá até comer aquela pizza e beber um milk shake geladinho pois as gorduras irão para o ralo no próximo treino. Só não exagere 🙂
Você não vai ter um rejuvenescimento facial, nem virar um campeão olímpico. Mas garanto que vai ganhar um sorriso no rosto e uma disposição enorme. 🙂
Não pense no que vai fazer no resto de sua vida. Pense em dar vida aos anos que lhe restam!
0 comentários ↓
Não existem comentários ainda... Seja o primeiro, preechendo o formulário abaixo!
Deixe um comentário