Como (Re)Começar a Fazer Exercícios

Mais um assinante do blog entrou em contato comigo para pedir um conselho sobre como começar uma atividade esportiva. A pergunta é curta, então dei uma resposta que funcionasse em várias situações. Espero que ela ajude a um número maior de pessoas, e por isso a incluí na nova categoria de Perguntas e Respostas:

Eu estava a fim de começar a andar novamente, mas não tô encontrando vontade e meu corpinho pesado não ajuda.

Sei lá, sabe de alguma coisa que possa me ajudar a (re)começar ?

Legal que quer recomeçar.

A pergunta é muito genérica, então a resposta também tem que ser. 🙂

O Objetivo

Acho que o melhor incentivo é ter um objetivo. Qualquer um começa, mas o problema é continuar.

Defina um objetivo e persiga-o. Mas tem que ser algo que você consiga alcançar.

Digamos que você queira chegar a 99 quilos. Então faça um objetivo para perder 21 quilos, ajustando-o conforme o tempo vai passando.

Um exemplo

  • Objetivo principal: Vou pesar menos de 100 quilos até 24 de dezembro de 2010.
  • Objetivo secundário: Perder 3 quilos por mês

A segunda questão é como atingir estes objetivos, isto é, que tipo de atividades físicas você fará. Não esqueça que também vai precisar de algum apoio de nutricionista.

Que atividade física escolher? Alguma que você goste ou tenha simpatia! Ou várias atividades juntas, como corrida, ciclismo e natação. Tudo depende de você.

O Apoio

É bem possível você fazer tudo sozinho, mas se tiver o apoio de um personal trainer ou de uma assessoria esportiva, será mais fácil.

Mas lembre-se que a responsabilidade de atingir o objetivo é sua, e não da assessoria. 🙂

No final não existe mágica, mas acho que a questão do objetivo é fundamental.

A Evolução

Recomendo que você compre um caderno (ou faça uma planilha), onde anotará os seus treinos e sua evolução. Tem que ser algo que também monitore o seu objetivo, então deve ter uma coluna do seu peso, que você anotará todos os dias. Daí você faz algum fórmula para ver o quanto precisa perder para atingir o objetivo daquele mês. Isso vai te incentivar.

Comece Hoje

Boa sorte e lembre-se: comece hoje mesmo, independente do que você fizer. Se a atividade que escolheu já te fez suar, já está valendo. Só não exagere nos primeiros dias, senão vai ficar muito doído e tenderá a querer matar o próximo.

Vai, comece agora mesmo. Tire a bunda da cadeira e faça 10 flexões. Se não puder porque está no trabalho, vá no banheiro e faça. Você vai ver como é legal sentir o seu corpo começar a reagir.

Espero ter ajudado. Abraços e me fale da sua evolução!

1 comentário até agora ↓

#1 danielghiraldi on 04.07.10 at 12:51 pm

fantastico post cara
Eu to tentando (re)começar desde aquele pedal da limeira, as vezes vou pedalando outras andando rs, mas nao to dando sequencia esse é o problema.
Quero ver como vou me virar no pedal de sabadao, paciencia.
aquele

Deixe um comentário