Klunkerz: Um Documentário Sobre a História do Mountain Biking

Ontem vi Klunkerz, um documentário que conta as origens do Mountain Biking em uma pequena cidade perto de San Francisco. Já fazia uns dois anos que eu queria ver este filme e valeu a pena. As entrevistas com os precursores do esporte e toda a história envolvida é bem interessante. O documentário usa a fórmula clássica de filmes e imagens da época e entrevistas com as pessoas hoje em dia.

O nascimento do esporte aconteceu quando um grupo de amigos resolveu começar a descer uma montanha local com suas bicicletas. Eles gostaram da brincadeira e iniciaram a modificação de quadros antigos bem robustos e incluíram os pneus balões tão comuns hoje em dia. Assim eles conseguiam andar mais confortavelmente nas estradas e trilhas das montanhas da região.

Muitos dos pioneiros do mountain biking corriam de speed, mas a paixão pelas bicicletas de montanha falou mais alto. Pequenas competições surgiram e intercâmbio com um outro grupo de ciclistas que também estava iniciando a descoberta das montanhas, só que do outro lado do país. E isso tudo por volta de 1977!

Naquela época não existiam quadros próprios para mountain bike! Só depois de algum tempo que um dos pioneiros resolveu fazer e vender alguns quadros. O sucesso foi imediato e todos os 10 quadros que pretendia construir estavam vendidos antes mesmo de produzir um único modelo. Mais alguns construtores começaram a entrar no pequeno mercado e as coisas começaram a acontecer.

Quando aqueles malucos começaram a aparecer na TV, em programas de rede nacional, provocando a curiosidade e interesse de milhares de pessoas, alguns apostaram na profissionalização da indústria e no crescimento da nova modalidade. Gary Fischer era um deles, e o que eu já conhecia de muitos anos.

Gary, um dos melhores mountain bikers da época, mostrou que também poderia ser um campeão na indústria que acabara de se formar. Fez parcerias com gigantes produtores de componentes, como a Shimano, e num determinado ponto, moveu toda a produção para a Ásia. Já estávamos nos anos 1980 e o resto é história.

O filme vale muito a pena ver, ainda mais pelas imagens de época e das bikes. O que eles utilizavam no final dos anos 1970 eram bikes muito rudimentares, mas que serviram de base para toda a diversão que temos hoje. 🙂

Disponível nos melhores torrents do ramo.

5 comentários ↓

#1 julianolf on 04.16.10 at 9:18 am

parece muito legal, vou procurar para assistir também! 🙂

#2 Luiz on 04.16.10 at 9:32 am

Também ví o filme ontem. Muito interessante ver como tudo começou, sem freios dianteiros… Também recomendo!

#3 danielghiraldi on 04.16.10 at 9:40 am

Sempre tive curiosidade de ver esse filme mas nunca achava-o.
Agora que um carinha gente boa pacas me ensinou como mexe nesse tal de torrents, esse final de semana eu vejo. rs
aquele

#4 Billy Savage on 04.16.10 at 4:14 pm

Glad you guys like the film. I went broke making the film. I wish I could get paid for it, but with torrent sites, the filmmakers lose everything.
Ride on,
Billy Savage
writer/producer/director
KLUNKERZ
http://www.klunkerz.com

#5 Osmar on 04.19.10 at 11:46 am

uma pena que não existe legenda para o filme (ou existe?) meu inglês é péssimo!

Deixe um comentário