DVD Le Tour de France – A História Oficial (1903 – 2006)

Neste feriado assisti o DVD Le Tour de France – The Official History (1903 – 1006), emprestado do meu amigo Peterson. Nunca acompanhei o tour e este vídeo serviu para ter uma boa ideia do mais tradicional circuito de corrida de bicicletas do mundo.

O documentário tem perto de duas horas de duração e abrange toda a história do Tour, desde o seu início amador até a profissionalização, com equipes enormes e muito dinheiro envolvido. É interessante notar que o Tour foi criado para aumentar a circulação de um jornal de Paris, já que corridas de bicicleta tornavam-se populares naquele época.

O Tour sempre foi palco de escândalos por doping. Até os anos 80-90 a organização fazia vistas grossas mas a partir daí começou a fazer testes em quase todos os atletas devido a pressão da mídia.

Os grandes ídolos do tour são mostrados e detalhes: Lucien Petir Breton, Philippe Thijs, Eddy Merckx, Bernard Hinault, Miguel Indurain e Lance Armstrong, dentre muitos outros.

Finais surpreendentes e batidas assustadoras também aparecem em vários capítulos do DVD, tirando a pequena monotonia de algumas partes.

De todos os heróis do Tour eu só conhecia melhor o Indurain, que era o maioral no início dos anos 90, quando comecei a andar de bike, e mais atualmente Lance Armstrong, pelas suas incríveis vitórias e por ter vencido um câncer devastador.

O documentário é bem interessante e vale a pena assistir para conhecer melhor a maior e mais glamourosa corrida de bicicletas da face da Terra.

1 comentário até agora ↓

#1 joka on 09.18.10 at 11:43 am

Irado guerreiro !!!!!

Deixe um comentário