Steve Speirs: Muito além das 100 Flexões

Non-portuguese speakers: please see the interview below (in english)

A algum tempo atrás conheci o programa de treinamento One Hundred Push Ups, onde o objetivo é conseguir fazer 100 flexões consecutivas, de uma só vez. A cerca de três meses atrás iniciei o programa e achei muito interessante. Acabei interrompendo-o no meio das festas de fim de ano, mas já o estou retomando. No começo não conseguia fazer 25 flexões consecutivas. Agora já faço 50!

A curiosidade me fez ir atrás de Steve Speirs, a pessoa que desenvolveu o treinamento. Segue abaixo a entrevista que ele me concedeu:

Transpirando.com: Oi Steve, por favor fale para nossos leitores sobre você e a sua vida nos esportes.

Steve Speirs: Eu comecei a correr quando era um adolescente no começo da década de 1980, inicialmente para me manter em forma para competir nos times de futebol e rugby da escola. Em 1982 o treinador de rugby me convenceu a entrar na minha primeira corrida de rua (a meia maratona de Barry). Eu terminei entre os primeiros 30% e daí por diante fui fisgado. Eu corro desde aquela época e não consigo imaginar a minha vida sem a corrida.

Transpirando.com: Quando (e como) você começou o Programa de 100 Flexões? Era um objetivo pessoal que virou um site ou algo que evoluiu com o passar do tempo?

Steve Speirs: A alguns anos atrás eu procurava por um treinamento básico de força para suplementar minha corrida. Eu encontrei vários artigos online, moldei eles em um plano de seis semanas e então criei o site. Inicialmente era somente para o meu uso pessoal, mas em um curto período de tempo ele evoluiu para algo que chamou a atenção de muita gente.

Transpirando.com: Quantas pessoas iniciaram o programa? E quantas atingiram o objetivo das 100 flexões?

Steve Speirs: Eu não tenho certeza sobre os números exatos. As pessoas me enviam emails todos os dias agradecendo pela criação do programa e para dizer que eles fizeram os 100, mas tenho certeza que existem milhares que seguiram o programa e atingiram o objetivo.

Transpirando.com: Você acha que qualquer pessoa pode começar (e completar) o desafio? O que você recomenda para as pessoas que gostariam de tentar o programa?

Steve Speirs: O desafio é certamente atingível para a maioria das pessoas, mesmo se ele levar mais do que as seis semanas propostas. O meu livro “Sete Semanas para 100 Flexões” pode até ser uma opção melhor para os iniciantes – ele inclui flexões específicas para iniciantes caso a pessoa não consiga fazer o modo tradicional, além de ter seis planos diferentes para níveis de condicionamentos variados.

Transpirando.com: Como lhe falei eu também estou fazendo o programa e atualmente estou na semana 5. Eu notei que o programa é um mix de adição de carga, séries e tempos de descanso. Como você desenvolveu o programa e qual foram os desafios para fazê-lo? Você teve que ajustar o programa ao longo do tempo, ao receber retorno das pessoas?

Steve Speirs: Existiu muita tentativa e erro no começo e, sim, eu mexi no programa algumas vezes baseado no retorno recebido pelas pessoas que seguiram o plano. O editor do livro também sugeriu que seria melhor se o programa fosse um pouco mais longo, fazendo-o mais gerenciável, incluindo-se uma semana a mais no plano.

Transpirando.com: Enquanto eu estava fazendo o programa notei que a respiração é um componente muito importante na execução das flexões. Estou certo? Você usa alguma técnica especial de respiração nas flexões?

Steve Speirs: Sim, respirar corretamente é muito importante. Inspirar nas ascenções e expirar quando descer*. Também é muito importante não segurar a respiração em nenhum momento do exercício.

* Nota do Transpirando.com: eu aprendi o contrário: inspirar ao descer e expirar ao subir. Não sei se esta diferença influencia alguma coisa.

Transpirando.com: E com relação ao seu livro “Sete Semanas para 100 Flexões“? Nos conte como ele foi publicado. Espero que ele esteja vendendo bem. Vi também que existe uma versão para o Kindle. Como ela está se saindo?

Steve Speirs: A Ulysses Press, uma editora baseada na California, me contatou sugerindo que transformasse o programa em um livro, isso alguns meses depois que o site foi lançado. Acho que eles viram uma oportunidade no mercado de livros de fitness. É claro que eu gostei da ideia e aceitei! Foi um projeto duro, mas também me diverti muito fazendo-o. Foi muito bom trabalhar com o pessoal da Ulysses; eles fizeram com que todo o processo foi quase indolor. Para ser honesto não me envolvi em nenhum momento com a versão do livro para o Kindle. Acho que isso deve ter acontecido depois de algum acordo entre a editora e o distribuidor.

Transpirando.com: Também vi que você tem um aplicativo no iPhone. Como ele está indo? Você vê um bom mercado para aplicativos esportivos em smartphones?

Steve Speirs: Novamente tive sorte ao ser contatado por um excelente desenvolvedor da Nova Zelândia. As vendas têm sido excelentes e já pensamos em lançar uma versão para o Android. A aplicação contém a mesma informação do site, mas faz com que o acompanhamento do programa seja mais interativo e mais divertido.

Transpirando.com: Me fale sobre seus outros desafios, como os 200 abdominais e os 200 agachamentos. O que fez você iniciar estes outros programas?

Steve Speirs: As pessoas adoraram o programa das 100 Flexões e começaram a pedir para fazer desafios similares para agachamentos e abdominais. Levou um tempo (e muita tentativa e erro), para criar estes novos planos, mas todos tiveram uma ótima recepção e são bem populares.

Transpirando.com: Como um fanático por esportes eu sempre tento achar o “Cálice Sagrado” do fitness. Algum programa que eu possa fazer durante a semana para ficar em forma para as aventuras dos finais de semana (trilhas de bike, corridas de aventura, etc). Você acha que os seus programas (100 Flexões, 200 abdominais, etc) são treinamentos completos deste gênero? Se não são, o que você acha que poderia ser o mais próximo de um treinamento completo para ficar em forma?

Steve Speirs: Esta é uma pergunta difícil de se responder. Pessoalmente eu tive o meu melhor ano de treinamento e corridas, em parte, por causa dos treinamentos de core e força fazendo os programas das 100 Flexões e 200 Abdominais. A consistência é a palavra chave, independente de qual programa você segue. E eu acredito que o melhor a se fazer é achar um programa que você se sinta bem fazendo-o.

Transpirando.com: Muito obrigado Steve! Você gostaria de dizer alguma coisa a mais para os leitores do Transpirando.com?

Steve Speirs: Muito obrigado! Gostaria de agradecer a entrevista, o retorno dos seus leitores e também para todos as pessoas do mundo que tentaram e gostam dos meus programas. Treine consciente, seja saudável e divirta-se!

Segue abaixo a entrevista original, em inglês / Original interview:

Steve Speirs: Beyond 100 Push-Ups!

Transpirando.com: Hi Steve, please give to our readers a little background of you and your sports life.

Steve Speirs: I started running as a teenager in the early 80?s, initially as a way of keeping fit for my High School football (soccer) & rugby teams. In 1982 my rugby coach persuaded me to enter my first road race – the Barry Half Marathon. I finished in the top 30% and from that point on was hooked. I’ve been a runner ever since, and can’t imagine life without it.

Transpirando.com: When (and how) did you start the One Hundred Push Ups Program? It was a personal goal that turned into a website or something that evolved as time passed?

Steve Speirs: A couple of years ago I was looking for a basic strength program to supplement my running. I found numerous articles online, molded them into a six week plan and then created the web site. Initially it was just for my own personal use, but over a short period of time it evolved into something that appealed to the masses.

Transpirando.com: Do you know how many people took the challenge? How many achieved the 100 goal?

Steve Speirs: Not sure of exact figures to be honest. People email me on a daily basis to thank me for the program and to let me know they’ve “done the hundred” but I’m sure there are thousands more who have followed the plan and been able to achieve their goal.

Transpirando.com: Do you think everyone could do the challenge? What do you recommend to people that want to try the program?

Steve Speirs: The challenge is certainly doable for most people, even if it takes longer than the prescribed six weeks. My “7 Weeks to 100 Push-Ups” book  may be a better option for beginners though – it includes specific push-ups exercises if you’r unable to perform a traditional push-up, and contains six different plans depending on your current fitness level.

Transpirando.com: As I said to you I’m doing the program and right now I’m at week 5. I saw that it is a mix of adding load, adding series and playing with rest times. How did you plan the program and what was the challenges to do that? Did you adjust the program over time when you receive feedback from people?

Steve Speirs: There was a lot of trial and error involved initially, and yes I’ve tweaked the program a couple of times based on feedback received from people following the plan. The book publisher thought it would be more appealing to have a slightly longer plan, hence the extra week to make the program more manageable.

Transpirando.com: When doing the program I realize that breathing is a very important component of the push-ups. Am I right? Do you have a special breathing technique in pushups?

Steve Speirs: Yes, correct breathing is very important. Breathe in during the ascent and out on the descent*. Also, make sure you are not holding your breath at any point in the exercise.

Transpirando.com note: I’ve learned the opposite: breathe in during descents and out in the ascents. I don’t know if this has some influence in the overall performance of the athlete.

Transpirando.com: What about your book Seven Weeks to 100 Push-ups? Tell us how did it get published. I hope it’s selling well! What about the Kindle edition?

Steve Speirs: Ulysses Press, a publisher bases in California, approached me about writing the book a few months after the web site was launched. I guess they saw an opportunity in the fitness books market, and naturally I jumped at the chance of becoming a published author. It was a tough project, but also a lot of fun. Ulysses were great to work with and made the whole process fairly painless. To be honest, I had nothing to do with the creation of the Kindle version of the book – I believe it was a joint effort with the publisher and the book distributor.

Transpirando.com: I also saw that you have an iPhone app. How it’s doing? Do you see a good marketplace to sports apps in smartphones?

Steve Speirs: Again, I was lucky enough to be approached by an excellent developer based in New Zealand iPhone app sales have been excellent, and we’re soon to launch a much-requested Android version. The app contains much of the same information as the web site, but makes following the program a more interactive and fun experience.

Transpirando.com: Tell us about your others challenges, like the 200 sit-ups and 200 squats. What drove you to design that other programs?

Steve Speirs: People loved the 100 push-ups program, and pretty soon I was receiving requests for similar programs such as squats and crunches/sit-ups. It took a little while, and a lot of trial and error, to create the plans, but both were welcomed with open arms and have been fairly successful too.

Transpirando.com: As an sports addict I try to find the “holy grail” of fitness. Something that I could do on a week basis to get fit to doing the weekends challenges (bike trails, adventure races, etc). Do you thing your programs (100 pushups, 200 situps, etc) are complete workouts to that path? If not, what do you thing could be a (as close as possible) “holy grail program” to be fitted?

Steve Speirs: Difficult question to answer. Personally, I’ve had my most successful year of training and racing as a runner, thanks in part to consistent core and strength work following the 100 push-ups and 200 sit-ups programs. Consistency is the key word regardless of what program you follow, and I believe you have to find something that is not a chore and that you actually enjoy doing.

Transpirando.com: Thank you very much Steve! There’s something else that you’d like to say to Transpirando.com readers?

Steve Speirs: Thank you! Just to say I appreciate all the support from your readers and to everyone else around the world who has tried and enjoyed my programs. Train smart, be healthy and have fun!

8 comentários ↓

#1 Luiz on 01.20.11 at 9:10 am

Boa entrevista! Eu baixei o aplicativo mas ainda não tive coragem de começar.

#2 Renato on 01.20.11 at 9:12 am

Transpirando agora com matérias bilíngues! Que ótimo.

#3 Xampa on 01.20.11 at 9:14 am

Grande entrevista. Bela ideia. Abs.

#4 Leonardo "pés descalços" on 01.20.11 at 11:18 am

Cool!!!
Não conhecia o programa, vou dar uma olhada e, quem sabe, tentar!

#5 Sérgio on 01.20.11 at 2:18 pm

Parabéns por ter conseguido esta excelente entrevista!

Estou na torcida para ser liberado o aplicativo para Android!

#6 Vinicius Ribeiro on 01.24.11 at 12:07 am

Transpirando internacional agora, hein? Muito bem… Mas o que eu achei mais interessante foi o cara ter tido a idéia, e depois transformado isso em negócio, a ponto de ficar na pira de criar outros desafios similares. Suando e fazendo business.

#7 100 flexões em 7 semanas « Rafão Treinos on 02.02.12 at 11:33 pm

[…] flexões, fiquei realmente empolgaEstou me baseando no livro 7 Weeks to 100 Push Ups do escritor Steve Speirs, um esportista e educardor que explica como conseguir fazer 100 flexões de uma única […]

#8 Aron Teixeira Rodrigues on 03.15.12 at 3:12 pm

Achei esse programa traduzido em português.
http://www.100flexoes.com.br/

Deixe um comentário