Neste domingo levei meus alunos do Curso de Introdução às Corridas de Aventura para fazermos a primeira aula prática. Fomos fazer a Clínica de Orientação, promovida pelo Clube de Orientação de Curitiba e ministrada pelo competentíssimo Luciano Oliveira. Nesta aula foram: Alceu, Fernando e Emanuel. Os outros alunos estavam viajando e não puderam comparecer.
Escolhi a Clínica de Orientação como aula prática para ajudar no desenvolvimento de navegação dos meus alunos. A base teórica do curso é bem aprofundada, mas sem uma vivência prática, complica. Apesar dos mapas de navegação das provas de aventura e de orientação serem parcialmente diferentes, a experiência adquirida neste clínica é muito boa.
Chegamos no Parque Aníbal Khury e a aula iniciou às 09:00h. A base foi a mesma da outra clínica: um pouco de teoria, uma explicação bem detalhada das legendas dos mapas e vários exemplos para os alunos treinarem a leitura.
Depois saímos para fazer três prismas, experimentando como é a navegação de uma forma bem reduzida e logo em seguida começou a parte individual, com um mapa para cada pessoa.
Ao todo eram 20 prismas e cada atleta largava com intervalo de um em um minuto. Isso serve para que um não copie a rota do outro. E mesmo que tentasse copiar não iria dar certo, pois os mapas são diferentes. Então é cada um por si, lendo o seu mapa e achando o melhor caminho para o próximo prisma.
Eu não iria fazer a trilha, mas como o Luciano disse que haviam mapas sobrando, resolvi participar também. Dei algumas instruções para os alunos e parti. Fiz o meu trajeto em torno de 56 minutos e gostei da navegação. Não errei nada e fui direto de um prisma para outro, emendando os pontos à medida em que progredia. Com certeza vou fazer algumas provas de orientação aqui no estado.
Depois de concluir o trajeto aguardei a chegada dos alunos. Primeiro chegou o Alceu, e mais tarde chegaram quase juntos o Emanuel e o Fernando. Pela cara de felicidade dos três e pela euforia deu para ver que eles gostaram da brincadeira. 🙂
A próxima aula agora deverá ser um trajeto com vários pontos de controle, para eles desenvolverem a navegação utilizando a bicicleta e um ciclocomputador. Espero reunir nesta aula todos os alunos, para ficar mais fácil para todo mundo.
3 comentários ↓
Parabéns Rodrigo!
Formando novos atletas!
Gostaria de fazer um curso de orientação. Como faço?
Att.
Augustinho Boscardin Junior
F.: 41-9628-4184
Tbm gostaria de participar dos cursos de orientação, abraços
Deixe um comentário