Na França é Obrigatório a Inclusão do Percentual de Concentração, na Lista de Ingredientes de Produtos Industrializados

Já falei aqui no blog sobre como ler a lista de ingredientes dos produtos industrializados e algo que sempre achei que faltava na nossa legislação a respeito era a obrigação do fabricante mostrar o percentual que compõe cada ingrediente de determinado produto.

Da maneira que é hoje, é obrigatório que os componentes sejam listados da ordem do maior para o menor, ou seja, do ingrediente que tem mais concentração para o que tem menos, mas mesmo assim não sabemos o quanto do componente 1 existe, e nem se ele tem o dobro da concentração do componente 2.

Num exemplo prático em que um suco de laranja tenha como os dois primeiros ingredientes suco de laranja e água, não sabemos se é na proporção de 90/10 ou 70/30, 60/40 ou ainda 55/45. Imagine a diferença de um suco que possui 90% de suco de laranja e outro que tenha somente 55%! O problema é que os dois sucos terão a lista de ingredientes da mesma forma: suco de laranja e água.

Por isso que sempre defendi que deveria ser incluído o percentual de concentração de cada componente do produto, mas não sabia que em outros países isso era obrigatório. Na nossa viagem para Paris descobri que lá funciona exatamente deste jeito: cada ingrediente deve ter o seu percentual listado. Assim fica muito mais fácil você saber exatamente o que está comprando e poder comparar dois produtos diferentes.

Veja o exemplo da foto acima (cópia da que abre este artigo), que é o rótulo de uma mistura de suco de legumes (mélange de jus de légumes): ele possui 56,4% de suco de tomates, 31% de suco de cenoura, 5,6% de suco de beterraba, 5% de suco de rabanetes, 1% de suco de salsa e 0,48% de sal marinho refinado.

Desta maneira eu sei que vou tomar algo que tem mais da metade de sua composição de suco de tomates, uma grande parte de suco de cenoura, e depois traços de beterraba, rabanetes e salsa. E eu sei exatamente o quanto de cada um está presente.

Não sei como propor este tipo de mudança para a Anvisa, mas se alguém souber, por favor avise. Acho que seria uma ótima contribuição para a população e nossa saúde.

0 comentários ↓

Não existem comentários ainda... Seja o primeiro, preechendo o formulário abaixo!

Deixe um comentário