Pasta de Amendoim Caseira

Desde que voltei para a musculação, tenho prestado mais atenção nos alimentos. Procuro as opções  mais naturais e saudáveis, sempre em busca de proteínas, já que sou vegetariano. Nesta busca soube que a pasta de amendoim (manteiga de amendoim ou peanut butter) era uma ótima opção.

O problema com as marcas industrializadas são o seguinte. Produtos nacionais, como o amendocrem possuem muito açucar em sua fórmula, e o gosto não é lá estas coisas. As marcas importadas são ótimas e têm inúmeras variações, como as “naturals” (sem nenhuma adição de açucar), mas os preços são proibitivos para um consumo regular.

Então estes dias achei uma receita caseira muito fácil de fazer! Como tinha amendoim cru em casa foi só torrá-lo e depois adicionar os ingredientes. Não segui a receita à risca, pois fui acertando o ponto pela quantidade de amendoim que tinha. Fiz dois potes, um adoçado e outro neutro e gostei do resultado. Ficou uma ótima opção de alimentação altamente proteíca para um lanche ou até aquela comidinha antes de dormir.

Segue a receita oficial:

  • 250g de amendoim torrado sem casca
  • Água para dar a liga (+- 200ml)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco (usei canola)
  • 2 colheres de sopa de adoçante culinário (usei a marca Tal e Qual)

Modo de Fazer

Pegue os amendoins sem casca e coloque-os em um processador ou liquidificador:

Em seguida triture-os até que fiquem na consistência desejada (no meu caso foi quase uma farinha):

Em seguida fui colocando água até o amendoim virar uma pasta, nem muito duro, nem muito mole. Em seguida coloquei o óleo de Canola. Ele serve exclusivamente para dar a liga, então é meio no olho mesmo, vendo a consistência. O adoçante culinário usei, mas antes separei um pouco da pasta e coloquei-a num outro pote, adoçando só ele. Desta maneira eu tenho dois potes: um adoçado e outro natural. Preferi assim pois o gosto do natural já ficou muito bom.

No final a sua pasta de amendoim vai ter um aspecto parecido com a foto abaixo e você pode usá-la como preferir, passando no pão ou comendo-a diretamente com uma colher, como eu prefiro. 🙂

Não fiz as contas aqui dos valores nutricionais da receita, mas acredito que ela tenha pelo menos 60% de proteínas. E os carboidratos e gorduras são de boas fontes. Então aproveite e se delicie, de forma saudável!

3 comentários ↓

#1 Leonardo "pés descalços" on 08.11.11 at 6:38 pm

Fiz ontem esta receita pela segunda vez. Fiz duas alterações nos ingredientes. Óleo de milho no lugar da canola e mel para adoçar. Na primeira vez, a consistência estava boa mas guardei na geladeira e, no dia seguinte, ficou dura. Nesta segunda já procurei fazer mais mole e acertei o ponto. Ficou boa mesmo após gelada. Estou guardando na geladeira mas acho que não deve ser necessário, já que nenhum dos ingredientes originais fica armazenado nela.
Obrigado pela ideia!

#2 Creme de Amendoim 100% Natural: Energia Saudável para os Atletas! — Transpirando.com on 11.14.11 at 3:55 pm

[…] cara, continha açúcar. O gosto era ótimo, mas o resto (preço e açúcar), não. Também fiz uma receita caseira. Ela até que ficou boa, mas além do trabalho, estragou […]

#3 Guilherme on 04.12.12 at 3:29 pm

Tutu, tem outra que fica do caralho tbm:
Torrar o amendoim, triturar e adicionar mel.
Fica bem natural e muito bom.
Beijos, Tourinho.

Deixe um comentário