O Peso da Determinação e da Força de Vontade: Yesudian Yamada

Segue uma entrevista um pouco diferente das normalmente feitas aqui no Transpirando.com. Desta vez falo com o Yesudian Yamada, ou  “Yam” para os conhecidos. Ele é treinador e fisiologista e se formou em Educação Física. Encontrei-o quando procurava uma pessoa para me orientar na musculação. Como ele também é vegetariano, as coisas ficaram muito mais fáceis! Já trabalhamos juntos a um mês e estou gostando do resultado; ele é super atencioso e está sempre pronto a responder as minhas dúvidas. Para quem estiver procurando um treinador sério e dedicado, eu recomendo!

Transpirando.com: Fale um pouco do seu envolvimento com os esportes em geral e sua opção pelo curso superior em Educação Física.

Yam: Muita gente busca este curso por praticar algum esporte, mas eu na verdade que busquei o curso de Educação Física para entender mais sobre a Fisiologia do Exercício, e usar isso para melhorar a força, saúde e forma física. Eu queria melhorar meu corpo e entender mais sobre nutrição também, e quase optei pelo curso de Nutrição. Sobre o envolvimento com esportes, já fiz natação por alguns anos, joguei bastante basquetebol, um tempo fiz corrida e ciclismo, mas nada muito sério.

Transpirando.com: Como foi a sua história na musculação? Quando começou a ter ganhos realmente significativos e viu que poderia evoluir no esporte? Qual era o seu peso no ínicio e agora?

Yam: Em 2005 eu era bem magro, mais do que hoje rs, pesava 67kg com 1,87m e tinha uns 11% gordura corporal e 29 de braço contraído. Eu lembro disso pq tenho minha primeira avaliação física rs. Comecei a treinar para ver se subia o peso, e consegui melhorar, porém nada de mais.. com o passar do tempo fui estudando mais e aos poucos melhorando. Mas em 2010 conheci o Flávio Cassiano, atleta de bodybuilding e ele me incentivou a treinar e me ensinou muito sobre dieta. Hoje ele é meu treinador, e desde então só venho a melhorar..hoje tenho 90kg, 1,87m 8% GC e uns 43braço, mas para entrar neste esporte é bem dificil e sofrido, e espero um dia conseguir participar de alguma competição pequena pelo menos como experiencia, já que faço mestrado e prentendo dar aulas, isso só iria me agregar mais conhecimento, assim podemos ter a prática e a teoria aliadas.

Transpirando.com: Você é vegetariano desde que nasceu. O que isso te influenciou na musculação? E a história da falta de proteínas, como fica?

Yam: Escuto sempre as pessoas dizerem que vai me faltar algum micronutriente ou proteínas, ou que sou louco por não experimentar uma picanha saborosa rs. No passado era mais, hoje em dia as pessoas pelo incrivel que pareca estão abrindo mais a cabeça e enxergando com outros olhos, e veêm uma pessoa que não come carne como uma pessoa mais saudavel. E a base de proteínas fica na clara do ovo, queijo branco, whey e caseína. Só proteínas de alto VB.

Transpirando.com: Vejo que quase todas as pessoas sonham em ter um corpo sarado, mas poucos conseguem atingir este objetivo. Quais são as causas do fracasso para a grande maioria das pessoas? Qual é o segredo para se manter focado e motivado até que os resultados comecem a chegar?

Yam: Olha, ainda não posso falar muito disso, porque ainda não atingi meu objetivo, mas acredito que estar focado no seu objetivo é o principal. A pessoa deve tentar desenvolver seu conhecimento intrapessoal para conseguir manter a disciplina e a determinação. Paciência é outra coisa que acho que falta nas pessoas, elas querem tudo pra ontem, e quando veêm um atleta grande, forte, definido, acham que ele ficou assim tomando uma pílula… e não veêm por quantos dias, meses, anos ele treinou duro, sentiu dores, comeu a clara sem gosto ou o frango seco..

Transpirando.com: As vezes me parece que a musculação é muito empírica ainda, que somente alguns afortunados conseguem atingir os seus objetivos. Isso tem alguma verdade ou é porque a maioria das pessoas não treina direito ou faz a dieta correta? É possível qualquer pessoa ter ganhos realmente significativos?

Yam: Qualquer pessoa pode melhorar a forma física, desde uma criança até um idoso. O problema da musculação é que ela tem muitas variaveis e isso torna dificil realizar uma metodologia onde a gente consiga avaliar o que fez realmente efeito, se foi a dose do suplemento, se foi a alteração na angulação do braço no movimento do supino, se foi as noites bem dormidas, se foi o alface que ele aumentou a ingestão etc, etc.. ou se foi tudo junto que promoveu os ganhos!?

Mas já existem diversas pesquisas que comprovam efeitos de suplementos, treinos, etc. Porém ainda precisamos evoluir muito como em qualquer outra área. A ciência nunca para!

Transpirando.com: O que é mais importante na musculação: dieta ou treino? Qual seria a proporção?

Yam: Dieta sem treino não funciona, e treino sem dieta também não! Tanto para saúde como para performance! Então já que vc pediu uma proporção 100% dieta e 100% treino.

Transpirando.com: Existe também a questão da suplementação, que muitos acham que é a solução para ficar bombado. O que realmente tem de ajuda nestes produtos e o que é marketing da indústria? Na sua preferência quais são os suplementos recomendados, em ordem de preferência, e por que?

Yam: Muitos suplementos são apenas marketing e não tem efeitos comprovados. Os que eu uso e já li a respeito que funcionam são: whey, maltodextrina, bcaa, glutamina, creatina, pré treinos, e alguma proteína de ação mais lenta (albumina, soja, caseína). O que a pessoa tem que entender é que o suplemento não faz milagre, na verdade nem “bomba” faz milagre, pois se fizesse encontrariamos na rua todos os dias um cara gigante, definido, ou um atleta quebrando um record.. O suplemento vai apenas facilitar sua vida em alguns momentos e complementar o que já tem na sua dieta. Então primeiro arrume sua dieta, depois que estiver 100%, ai sim a pessoa pode pensar em comprar um suplemento.

Transpirando.com: E com relação a genética? O quanto isso realmente atrapalha quem não foi “abençoado” com estas características no corpo?

Yam: A genética é importante, mas não é tudo. Para ser o melhor do mundo o cara além de ter a genética favorável para aquele esporte, deve ter muita disciplina e dedicação.

É importante dizer que não existe genética ruim, e sim uma genética favorável para cada esporte. Por exemplo, um cara que possui uma quantidade acima do normal de fibras vermelhas em seus músculos terá uma capacidade maior de se tornar um maratonista. E já um cara que possui mais fibras brancas terá maior capacidade de se tornar um corredor de 100m.

Mas nada impede de que eles migrem de uma modalidade para a outra, porém talves fora da modalidade para que eles “nasceram”, eles não atinjam uma performance para se tornar um campeão mundial por exemplo.

Transpirando.com: Este aqui é um blog de esportes de aventura e muitos dos leitores têm esta curiosidade: é possível participar de provas de endurance e ainda por cima ter um corpo sarado? Quais devem ser os cuidados?

Yam: Todos podem ter um corpo bonito, “sarado”, “malhado”! É só seguir um programa de treinamento e dieta adequados, e ao participar de provas de endurance, fazer a reposição energética corretamente e descansar o suficiente. PORÉM… ser um fisiculturista ou ter uma massa muscular acima da média e participar de provas de endurance, ai é complicado rsrs

Transpirando.com: Qual o recado que você gostaria de deixar para os leitores do Transpirando.com?

Yam: Nada nesta vida é fácil! Da mesma forma que uma pessoa se dedica para passar em um concurso público, aprender uma segunda língua, ou abrir seu próprio negócio, nós temos que nos dedicar aos treinamentos, dietas, etc. Qualquer esporte que seja, defina seus objetivos e foque neles até atingi-los.

E aproveitando o momento, convido vocês a conhecer meu blog.

Um abraço e até mais!

3 comentários ↓

#1 Luiz on 09.30.11 at 4:14 pm

É Rodrigão, vc definitivamente está pedalando pouco!

#2 Eduardo on 10.01.11 at 1:44 pm

Boa Yam!! ORgulho de vc brow! Parabéns!!!
(du do stella) hehehe

#3 Josey on 10.05.11 at 12:37 am

Boa Yam!! ORgulho de vc brow! Parabéns!!!
(du do stella) hehehe

+1

Deixe um comentário