Juntando a Corrida com Flexões de Braço

A corrida é um ótimo exercício, ainda mais se você pretende aumentar o seu condicionamento físico. Apesar de parecer simples, é um esporte que tem suas manhas, dicas, problemas e superações.

Em 2005 resolvi aprender a correr e utilizei a técnica do Steve Pavlina chamada de 30 dias para o sucesso. A técnica consiste em executar o seu objetivo por 30 dias ininterruptos. Hmm, só isso? É, só isso, mas funciona! E se depois dos 30 dias você não quiser continuar, tudo bem, pelo menos atingiu seu objetivo!

Naquela época acabei aprendendo a correr assimilando o macete mais básico que existe: sincronize a sua respiração com o ritmo que está correndo. A partir do momento em que você consegue fazer isso a corrida se transforma, deixando de ser aquele negócio que só te deixa cansado e sem fôlego, para começar a te dar prazer.

Em outubro do ano passado voltei a correr regularmente para melhorar o meu condicionamento físico para as corridas de aventura. Neste meio tempo conheci o ótimo podcast Zen and the Art of Triatlhon. Brett, o responsável pelo podcast, faz o seu programa enquanto treina, dando dicas de corrida, ciclismo, natação, nutrição e o que mais lhe vier na cabeça. Ainda vou fazer o meu podcast assim também. 🙂

Eu um de seus programas ele explicou uma técnica que havia começado a usar em seus treinamentos de corrida. A cada milha ele parava e fazia 10 flexões de braço. A idéia por trás disso era que ele precisa de fortalecimento na parte superior do corpo e somente com a corrida e o ciclismo ele não conseguiria isso. É claro que a natação provê este tipo de desenvolvimento, mas não são todos os corredores ou ciclistas que também nadam.

Gostei da idéia e resolvi testar!

Comecei adaptando-a para quilômetros em vez de milhas e fiz o primeiro treinamento com uma corrida de 8 quilômetros a partir da minha casa. A cada quilômetro eu parava e imediatamente fazia 10 flexões. Tão logo acabasse levantava e continuava a corrida, sem descanso.

No final da corrida eu havia feito 80 flexões e sentia meus braços cansados, mas tonificados.

Gostei!

No início é meio pesado fazer as 10 flexões a cada quilômetro. Se você não conseguir completar todas, baixe para 8, ou até mesmo para 5. O importante é fazer um número fixo e constante de flexões a cada quilômetro de corrida.

Hoje em dia eu poderia fazer em torno de 20 flexões a cada quilômetro, mas resolvi não abusar e faço de 12 a 15 por vez.

Faça também o teste e me diga se depois de umas duas semanas você não começou a sentir uma diferença no tamanho do seu peitoral.

E depois disso você pode fazer o treinamento para atingir a marca de 100 flexões de uma vez só, isso é o que promete o site One Hundred Push ups! Não custa nada tentar, acho que vou fazer também! 🙂

Crédito das fotos: corrida e flexão.

8 comentários ↓

#1 Marco Aurelio on 03.12.09 at 4:06 pm

Achei interessante o método, não sou nenhum especialista na área, mas acredito que além do fortalecimento dos membros superiores, também a alteração na frequencia cardiaca que ocorre nesta alteração de execicíos (corrida, flexão) também traga bons resultados para a corrida. Vou experimentar. abraços.

#2 Juntando Flexões com Abdominais: Vinte e Um! — Transpirando.com on 06.05.09 at 10:07 am

[…] do corpo que só com a outra atividade não conseguiria. Já publiquei aqui um artigo falando da junção de corridas com flexão de braço, que também é um ótimo treino para desenvolver a parte de cima do corpo, enquanto você […]

#3 josé luis godoy on 06.06.09 at 10:59 pm

já a um tempo pratico esta modalidade;correr-flexões.. e afirmo que é ótimo, para resistencia e peitoral;corro 20min, e começo com as flexões 15 ou 20 a cada 60 passadas repito 3 ou 6 vezes ;respeitando o ritmo cardiaco….e isto na praia tudo de bom!!

#4 Dorilaine Silva on 06.09.09 at 9:32 pm

Achei interessante. Gosto de correr e gosto de flexões. Vou tentar cumprir o programa!!

#5 Diniz on 01.07.10 at 4:56 am

Obrigado pela dica, vou passar a treinar assim. Gracias. Diniz!

#6 paulo on 08.09.10 at 6:27 pm

É, gostei muito do resultado; adorei, muito bom!

#7 JOVANDRO on 03.07.11 at 2:42 pm

ADOREI ISTO VOU COMEÇAR AMANHA MESMO E TENHO CERTEZA QUE VOU ME DAR BEM.

#8 Luiz Henrique on 01.17.12 at 1:42 pm

eu pratico a corrida ja faz 2 meses, junto com nataçao, ciclismo, flexoês, abidominais e barras ‘ nesses 2 meses minha estrutura fisica e meu folego almentarao muito.
mais agora porem comecei a fazer o seguinte eu corro 5 km e faço umas 20 flexão e mais 20 de cada outro exercicio abidominais barras agaxamentos. e isso melhorou muito mais minha condiçao fisica

Deixe um comentário