Como Vencer uma Subida, de Bicicleta

Quando aprendi a pedalar uma montain bike, não existiam escolas ou instrutores. Na verdade, mesmo hoje em dia, não existem muitos cursos que ensinam as pessoas a andar direito de bicicleta. A principal razão deve ser porque todos (ou quase) aprendemos a andar de bicicleta quando crianças e daí achamos que não é necessário ter algum outro tipo de instrução ao passar para alguma coisa mais técnica.

Vejo isso como o mesmo problema com as corridas. Acha-se que correr é só sair por aí, sem supervisão, e pronto. E é aí que os problemas acontecem. Na bicicleta, felizmente, os índices de lesões são muito menores que no mundo das corridas.

Se os iniciantes procurassem alguém para aprender as técnicas básicas, aproveitariam muito mais as suas bicicletas. Já falei de umas e outras por aqui, e agora é hora de falar mais uma.

Muitos dos meus macetes podem parecer simples para os mais experientes. Até eu me questiono se deveria mesmo colocá-los aqui. Mas acredito que as pessoas que estão iniciando agora podem se beneficiar deles. Então vamos lá, porque a introdução já ficou muito grande! 🙂

Existem várias maneiras de se encarar uma subida quando se está de bicicleta: empurrando a bike, sentado no selim ou até mesmo pedalando de pé. Aqui vou cobrir o método que uso em várias situações, que é pedalando de pé.

Normalmente começo uma subida pedalando sentado no selim, mas chega uma hora em que acho melhor mudar de posição, seja por cansaço/fadiga ou para me ajudar a manter/aumentar a velocidade.

Nunca deixo a marcha mais leve já no início da subida, vou deixando à medida em que ela vai pesando. Assim ganho em velocidade e só troco a marcha quando necessário.

Ok, agora você está na subida, pedalando, e ela parece que não vai mais terminar. Seu pique diminuiu e você até pensa em descer da bike e empurrar. Calma, mude os grupos musculares que você está utilizando e vai descobrir que ainda terá gás para mais algumas centenas de metros!

Nesta hora eu começo a pedalar de pé, usando os braços como ajuda para impulsionar a bicicleta para a frente. Para que isso funcione você tem que fazer aquele gingado, inclinando a bicicleta ora para um lado, ora para outro.

Mas o grande macete para pedalar de pé é mudar para uma marcha mais pesada. Tentar pedalar de pé na mesma marcha não vai dar certo. A bicicleta fica muito leve e você perderá o ritmo.

Eu sempre aumento duas marchas no câmbio direito (o do cassete (catraca)). Desta maneira o peso da bike continua quase o mesmo e você consegue uma nova impulsão na subida, sem perder o ritmo. A mágica aqui é a junção de uma marcha mais pesada com a ajuda da força dos braços e a mudança do grupo muscular das pernas.

Pronto, na sua próxima subida tente usar esta técnica e depois me diga o que aconteceu!

10 comentários ↓

#1 du on 09.17.09 at 8:44 am

Taí um post que dá pra filosofar por décadas! Parece que para os mais experientes, isso é óbvio, mas se pegar um grupo iniciante (básico do básico), vai ver que muita gente nem sabia que existiam mais de 2 marchas na bicicleta (fato muito, muito comum). Por isso que muita gente fica até arrepiada quando ouve falar de subida.

Outra questão interessante é a variação de atitude quanto ao tamanho da subida. Uma coisa é encarar os morrinhos do Centro (Curitiba) ao Barigui, pela canaleta. Outra é ter em mente que algumas HORAS de subida vem por aí (Cerne Fodax, Serra do Mar 277…). Envolve muito controle / determinação / planejamento.

Esse assunto dá pano pra manga… Mas muito bom Stulzer Man, apreender técnicas é fundamental nessa brincadeira do cicloturismo!

#2 mildo jr on 09.20.09 at 2:33 pm

moooooooooooooooove

#3 Neto Goulart on 09.21.09 at 10:59 am

olha que curioso, neste final de semana sai do Juveve, meu trabalho e fui a caso do meu irmão Santa Felicidade de bike, peguei três subidas que tive que descer da bike. A primeira foi na rua Carlos Beneti, no Bosque Gutierrez, a outra na rua solimões e a ultima na rua Angelo Durigan já em Santa. \Nestas 3 ocasiões eu desci da bike, na próxima vez vamos tentar, mas essas 3 são morros mesmos.
abraços e ainda bem que voltou de férias
Neto

#4 zé álvaro on 10.07.09 at 11:27 am

as lesões de bike vão melhorar muito depois que você começar a usar sapatilha. vai por mim, usar pedaleira é suicídio.
abraço e parabéns pelo ótimo blog. favoritado.

#5 Tiê Granetto on 07.07.10 at 10:25 am

Valeu muito pela dica!
Colocarei em prática amanhã, rsrs.

Abs.

#6 soraya on 02.01.11 at 8:43 pm

Oi me chamo Soraya e tenho muita simpatia por bikes moro em Sao Paulo e sempre que posso vou andar de bike em parques…agora estou com planos para ir pra facul… e depois das aulas ir trabalhar e voltar pra casa de bike…so que tem um probleminha tem muitas subidas! Adorei as dicas e gostaria de outras..vc pode me ajudar1….Obrigada e por enquanto valeu!!!

#7 TONY on 02.16.11 at 7:25 pm

PARABENS PELA DICA , OBRIGADO

#8 Isolete pieri on 05.20.11 at 1:19 pm

Ainda bem que tem sempre alguem disposto a publicar suas técnicas , com isso facilita muito a vida de outros atletas ou aprendiz de mountain bike .
Fico muito agradecida com sua preciosas dicas , continue postando .
Abçs

#9 nilton on 01.01.12 at 11:35 pm

Boa noite meus amigos eu uso essas técnicas e realmente funciona. Tenho 37 anos e adoro pedalar viajar de bike valeu e tchau.

#10 Francisco Freitas on 03.29.12 at 12:21 pm

Qual relacao da marcha devemos comecar uma subida muito longa,

Deixe um comentário