Filme: O Escocês Voador

Quando publiquei o relato do filme American Flyers, o Binho falou nos comentários sobre filme O Escocês Voador (The Flying Scotsman). Procurei e resolvi conferir a dica! 🙂

Ao contrário do American Flyers, O Escocês Voador é um filme atual, de 2006. Saem os modelitos dos anos 80 e entram as paisagens e o modo de vida da Escócia. É lá que vive Graeme Obree, um ciclista que tem uma loja decadente de bicicletas e participa de competições nos finais de semana.

Graeme não é muito certo da cabeça, tem uma depressão constante e uma determinação de igual tamanho. De uma hora para outra resolve tentar bater o recorde de distância em uma hora. E para isso ele constrói uma bicicleta conforme suas próprias hipóteses e especificações.

Durante uma das fases em que ele não consegue fazer o projeto ir para a frente, têm um insight olhando a máquina de lavar roupas de sua casa. Ao ver todo aquele mecanismo girar a um alta velocidade, resolve desmontar a máquina e ver como funcionava. Ele vê os rolamentos do motor de centrifugação e não tem dúvidas: pega-os para colocar na sua bicicleta! 🙂

Depois de um bom tempo trabalhando na bicicleta ele mostra o “Velho Fiel”, como havia chamado a sua criação, para seus amigos e esposa. A primeira impressão é horrível! Bike estranha, posição de pilotagem mais ainda e toda feia, por causa das soldas e da pintura, que não existia.

A bicicleta tinha várias inovações, mas a mais importante era a posição de pilotagem, copiando a dos esquiadores de neve. Desta maneira ele acreditava que a sua aerodinâmica seria muito melhor. O resto das modificações eram quadro mais fino e leve, posição diferente de coroa e cassete e guidão reto.

Após conseguir bater o recorde da hora ele começou a ter muitos problemas com a Comissão Internacional de Ciclismo. No filme não fica muito claro, mas é óbvio que eles não gostam das soluções de Obree e fazem de tudo para barrar a sua participação em outras competições.

A quebra do recorde da hora se dá perto do meio do filme, e daí fiquei me indagando o que ele faria depois. 🙂 Mas o roteiro é bem escrito e desenvolvido, levando você até o final, interessado na história (real) deste escocês meio maluco.

Como sempre, recomendo! Procure no seu site favorito e tenha diversão garantida por umas duas horas! 🙂

3 comentários ↓

#1 xampa on 11.11.09 at 9:38 am

que historia. show de bola!!! parabens!

#2 daniel ghiraldi on 11.11.09 at 11:55 am

e ai figura?
vi esses dias esse filme no telecine, muito bom…
ate minha esposa que nao curte muito pedal, assistiu comigo e com meu guri.
show de bola mesmo.
aquele

#3 Guilherme on 09.23.11 at 2:45 pm

precisa apenas deixar comentado, que o filme na verdade e a historia real do obree ….

Deixe um comentário