Julio Camargo: Um Criador de Extremas Aventuras

Com a proximidade da Corrida de Aventura de Antonina, no próximo dia 05 de dezembro, resolvi conversar com o Julio Camargo, organizador do Circuito Extremaventura de Corridas de Aventura. Minha curiosidade era grande em saber como funcionavam os bastidores de uma Corrida de Aventura, de seu planejamento, organização e implementação.

O Julio é um cara extremamente competente, correto e mestre no que faz, incentivando todos, independente se forem iniciantes ou experientes. Com vocês, um criador de Extremas Aventuras!

Transpirando.com: Julio, como você tomou contato com as corridas de aventura?

Julio: O primeiro contato foi em 1995 assistindo o Eco Challenge no Canal Discovery. Senti naquele momento que eu participaria de alguma forma deste esporte. O segundo contato foi em 1998 quando busquei todas as informações do EMA. Em 1999 fui assistir esta prova, em 2000 comecei a correr as etapas do extinto Brasileiro e em 2001 passei a organizar provas.

Transpirando.com: E a ideia de fazer um circuito paranaense aconteceu nesta época?

Julio: A ideia surgiu em 1999. Montei um plano executivo com a idéia do evento e projeção de custos. Este plano só foi viabilizado em 2001.

Transpirando.com: Quando foi a primeira corrida de aventura que você organizou? Qual foi o formato e quantos atletas participaram?

Julio: Foi no dia 05 de maio de 2001 em Campina Grande do Sul. Foram apenas 9 equipes de 3 atletas, formato utilizado na época. As modalidades foram natação de corredeira, orientação, ride & run, técnicas verticais e ciclismo.

Transpirando.com: Em todo este tempo organizando corridas de aventura, qual foi a sua maior dificuldade?

Julio: Grana. Até hoje este tem sido o maior desafio.

Transpirando.com: De todas as provas que você já organizou, qual é a sua preferida? Por que?

Julio: Não tenho uma predileção por nenhuma em específico, mas a Etapa Balsa Nova 2003 me leva a uma nova fase da minha vida. Ela foi realizada dois dias após eu e minha esposa termos resolvido morar juntos.

Transpirando.com: Acabam sendo envolvidas muitas pessoas para a organização de uma prova de corridas de aventura. Como é composta hoje a sua equipe?

Julio: Existe uma equipe básica, formada por mim que monto roteiro e coordeno o evento e a Andréa que organiza toda a parte burocrática.

Edinei, Cláudio, Wellington, André, Elis e Jéferson trabalham no resgate (o André também é responsável pelo vertical quando há), Maurício cuida da montagem da sonorização e da iluminação e a AW Produções faz a cinegrafia.

Togumi é o fotógrafo, Marco Antonio cuida da entrega e recebimento de materiais dos fiscais e faz a apuração de resultados e o Marcelo que gerencia o staff 4×4. O  Pio que cuida da logística dos barcos, Luciano que cuida da logística das bikes e o Felipe que gerencia abertura e fechamento de Postos de Controle.

Para cada prova contamos com mais 20 fiscais que são do local do evento e estamos treinando mais 5 fiscais para se tornarem árbitros de Corridas de Aventura que são fixos.

Transpirando.com: Os atletas vêm a dificuldade de uma corrida de aventura durante a própria prova, você tem que antevê-las. Como é a etapa de levantamento de uma prova de corrida de aventuras?

Julio: Presencio tudo o que vai acontecer. Não há nada na prova que o atleta irá vivenciar que eu já não tenha testado antes. Hoje minha cabeça trabalha de forma automática, bato o olho na carta e sei o que pode dar certo ou errado na prova. Muitas vezes quero fazer algo que não incluo, pois sei que pode dar zica. Depois de levar tanta porrada nestes anos, hoje sou mais cauteloso com minhas decisões.

Outro aspecto importantíssimo é a integridade do atleta. Não coloco atleta em roubada, quero proporcionar momentos de desafio com segurança. Tenho um sistema que minimiza custos e funciona muito bem. Eu tenho todas as cartas da região e monto dois ou três roteiros antes de chegar no lugar, mesmo sem conhece-lo. Quando chego lá faço os ajustes necessários.

Transpirando.com: Nas modalidades envolvidas, qual é mais difícil de formatar, sob o ponto de vista da organização?

Julio: Depende, cada local apresenta uma particularidade. Na Serra do Mar é o trekking em mata fechada. O vertical e a canoagem em águas brancas (corredeiras) apresentam fatores de risco. O ciclismo merece um bom respeito, pois é nesta modalidade que grandes acidentes podem acontecer.

Transpirando.com: Cada organizador deve ter um estilo pessoal, que acaba sendo refletido no tipo de prova que organiza. Qual é o seu?

Julio: Gosto de lugar bonito, com trilha em mata fechada e em montanha, rio de corredeira e estradas abandonadas para bike. É claro que não vou encontrar estes ingredientes em toda parte, mas busco oferecer sempre beleza natural em primeiro lugar.

Transpirando.com: Como você procura distribuir as várias modalidades de esportes em uma corrida de aventura? Tem alguma fórmula básica ou depende muito de cada local do evento?

Julio: Cada local apresenta uma história diferente. O relevo é determinante. É você que deve se adequar ao local e não ao contrário, até porque seria impossível.

Transpirando.com: O que você recomenda para atletas que querem iniciar nas corridas de aventura?

Julio: Praticar esportes ao ar livre, sair da academia. Pedalar em estrada de chão, subir montanha, remar em águas paradas e em corredeira e treinar orientação a todo momento, não só na trilha. Você pode exercitar orientação inclusive em um trajeto de carro na cidade onde não conhece o ponto de destino e precisa se orientar por um croqui ou mapa municipal.

Transpirando.com: A próxima etapa do circuito paranaense de corridas de aventura deste ano vai ser no dia 05 de dezembro próximo, em Antonina. Como será a prova? No que os atletas devem focar mais?

Julio: A prova será muito técnica. Vai ser do jeito que eu gosto, uma prova montada para Corredor de Aventura, com montanha e muita orientação. Foquem orientação, caminhada em montanha e remo em águas paradas.

Transpirando.com: E quais as novidades para o ano de 2010? Você já tem alguma coisa fechada com calendário e patrocinadores?

Julio: Tenho, mas não posso para revelar ainda.

Transpirando.com: Julio, muito obrigado pela entrevista. Alguma mensagem final para os nossos leitores?

Julio: A Corrida de Aventura é uma modalidade apaixonante. Se você tem saúde, gosta de descobrir lugares novos, ter experiências marcantes, então não deixe esta oportunidade passar em branco. Coloque pelo menos uma Corrida de Aventura por ano no seu calendário. Tenho certeza que estas sensações te acompanharão para o resto da vida.

4 comentários ↓

#1 rogerio on 11.13.09 at 6:40 am

Parabens, otima entrevista. Parece até um reporter. . Nos vemos em antonina. valeu abraços…

#2 Rafael on 11.15.09 at 3:51 pm

Esse esporte é realmente enpolgante, fico alucinado só de pensar em participar. Nunca participei, até porque descobri esse esse esporte esse ano pelas telinhas, mas pode ter certeza vão ouvir falar muito de mim ainda. E não se esqueçam do estado de Goiás aqui é o paraíso, perfeito para a pratica do esporte. Abraços Rafael Borges Frugoni.

#3 Evandro on 11.20.09 at 11:20 am

Parabéns pela entrevista!
A corrida de aventura é um esporte apaixonante!!!

#4 Entrevista Sobre Filmagens de Eventos de Aventura — Transpirando.com on 07.02.10 at 10:02 am

[…] tem mais uma Corrida de Aventura, desta vez em Irati, resolvi desenterrar uma entrevista que o Julio, da Extremaventura, fez comigo antes da Corrida de Aventura de São José dos Pinhais. Ele queria […]

Deixe um comentário