Jorge, um (Ultra)Maratonista

A um tempo atrás conheci o Jorge. Nem lembro mais como foi, se ele chegou no meu blog ou fui eu que conheci o dele. Depois de algumas trocas de mensagens vi que ali estava um corredor de coração. Alguém simples, dedicado e com um carisma enorme, que superava a distância e o tempo.

O Jorge é muito querido por todos que o conhecem, e perde a piada mas não uma corrida. Estes dias resolvi entrevistá-lo, e o resultado vocês podem ver abaixo. Um cara simpático, determinado e de grande coração!

Transpirando.com: Conte um pouco sobre você, em qual cidade mora, idade e onde trabalha.

Jorge: Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, tenho 43 anos de idade e sou militar da Força Aérea.

Transpirando.com: Como a corrida entrou na sua vida?

Jorge: A corrida entrou na minha vida quando comecei no quartel. Mas correr sério mesmo, só a partir de 2001.

Transpirando.com: E qual foi o momento em que se tocou que a corrida era algo muito importante para você?

Jorge: Quando eu fiquei obeso, doente e chegando a pesar 100 kilos.

Transpirando.com: E como você concilia o trabalho com a corrida? Tem algum incentivo interno?

Jorge: Tem dias que acordo 4 ou 5 horas da manhã para treinar de acordo com a planilha. Quando é dia de semana eu treino até às 7:30, volto para casa, tomo banho rápido, me alimento e vou trabalhar. Depois do batente tem mais treinos, quando não é na rua, é na pista ou fazendo musculação.  E tem finais de semana que dá para prolongar o longão…

Incentivo eu só tenho de Deus e a mim mesmo, pois não possuo patrocinador. É um a pena, pois queria realizar mais corridas, principalmente Ultramaratonas;  sem patrocínio não dá.

Transpirando.com: Pelos relatos no seu blog, dá para ver que você está em quase todas as corridas. Qual é a sua média de corridas por mês, e como concilia isso com a sua vida pessoal?

Jorge: Pelo visto você notou que eu participo de muitas corridas. 🙂 Alguém pode perguntar: ué você não respondeu na pergunta acima que não tem patrocínios? E como corre tantas corridas? Corro sim, pois sou conhecido pela galera corredora e sempre estão me ligando e  dando alguma inscrição.

Daí não tem jeito, vou lá e corro. Quanto a média de corridas por mês, depende: tem mês que corro apenas duas ou três provas;  se eu ganhar a inscrição, corro mais.

Quanto a conciliar a vida pessoal com a corrida isso é um motivo muito sério! Todos os corredores tem que arrumar um tempo para sua família e o meu também é apertado. Às vezes eu sacrifico alguma corrida  para dar atenção à família. Aliás, primeiro temos que dar atenção a Deus, família e depois às corridas…

Certa vez uma senhora me mandou um e-mail perguntando porque eu era tão apaixonado por corridas.  Daí disse os motivos que falei lá em cima e ela me disse que odiava as corridas! Perguntei por que odiava? Ela respondeu que tinha um marido e acabou se separando por causa das corridas pois  ele dava mais atenção para elas do que para a sua família

Falei que se ela amasse o marido, que desse uma segunda chance, que deveria chamá-lo para uma conversa e, quem sabe, poderiam se acertar…

Transpirando.com: Você tem alguma assessoria esportiva? Utiliza planilhas?

Jorge: Eu corro pela Equipe A CORUJA e utilizo as planilhas do técnico de corridas do quartel.

Transpirando.com: Falando em blog, você é bastante popular na Internet. Como o blog começou, Qual foi o motivador?

Jorge: Em  2007, a amiga corredora e jornalista de São Paulo, Yara Achôa, entrou em contato comigo para fazer uma entrevista para a revista Contra Relógio, falando sobre blogs. Daí dei a entrevista e no mês de outubro saiu a entrevista de corredores que tinha blogs e a minha estava lá e  tinham várias dicas de como criar um blog.

Eu tive a necessidade de criar outro blog porque o meu antigo era limitado. Então em 24.10.2007 nascia o jmaratona.blogspot.com. Como eu conhecia muita gente, e vi que muitos me pediam dicas, criei este espaço.

Transpirando.com: No meu caso, o Transpirando.com me incentiva ainda mais à prática esportiva. Com você é a mesma coisa?

Jorge: Sim, com certeza tanto o meu blog e de vários amigo(a)s me incentiva sim à prática esportiva, pois também tenho aprendido muito.

Transpirando.com: E o nome do blog, Jorge Maratonista, veio da sua predileção por corridas de longa distância?

Jorge: Sim veio, pois como logo de cara eu corri uma Meia Maratona, pensei porque não correr uma Maratona também? Fui perseverando nas corridas e em 2003 estreava nas Maratonas.

Transpirando.com: Sei que agora você está treinando para participar de ultramaratonas. O que te despertou para as ultras?

Jorge: Quem me despertou a fazer ultras foi o Ultramaratonista Márcio Villar, meu vizinho e amigo e o próprio americano Dean Karnazes.

Transpirando.com: E qual é a prova de ultramaratona para a qual você está se preparando. Quais são os seus objetivos nesta primeira prova “oficial”?

Jorge: Bom estou me preparando para correr a 2ª Ultramaratona dos Fuzileiros Navais que será nos dias 28 e 29 Nov 2009, aqui no Rio na Escola Naval, pois esta será a minha primeira em pista de atletismo. Mas já fiz outras três ultras. O meu objetivo nessa ultra é testar os meus limites e correr mais de 200 Km na pista. Espero que com a ajuda de Deus e dos amigos eu consiga fazer uma boa prova.

Transpirando.com: Qual seria o seu conselho para quem está começando a correr agora?

Jorge: Que vá primeiro ao médico e procure um profissional de Educação Física. Muitos pensam que basta calçar um par de tênis e sair por aí correndo, pois a corrida ao mesmo tempo pode ser benéfica ou maléfica para os corredores. Segue abaixo duas mensagens para os corredores.

A vida é o nosso bem mais precioso, é tão forte; sendo capaz de mudar o mundo…. Mas ao mesmo tempo é tão frágil; capaz de terminar num segundo. Todos os momentos em nossas vidas são mágicos e cabe a cada um de nós, deixá-los mais marcantes.

Então seja feliz…

Não importa a posição que você chegue na corrida, o que importa é a sua saúde. O que importa é estar bem consigo mesmo e fazer novos amigos.

O que vale mesmo é sermos FELIZES….

Quero também dizer a todos que com disciplina e determinação consegue-se a SUPERAÇÃO. Eu consegui e, se todos tentarem, conseguem também.

Transpirando.com: Grande abraço Jorge, e obrigado pela sua extrema simpatia, que contagia a todos que lhe conhecem!

9 comentários ↓

#1 xampa on 11.27.09 at 7:56 am

O Jorge, realmente, é um cara sensacional. Uma simplicidade e energia revitalizadoras.
Domingo é dia de ver o cara dando as voltas na pista. Afinal de contas, eu sou um dos patrocinadores dessa loucura, hehehehehehe ..
http://umpacedemagica.blogspot.com/2009/07/ele-tem-um-sonho-o-que-fazer.html

#2 Gustavo Roberto on 11.27.09 at 8:08 am

Parabéns pelo post. O cara é um exemplo !

#3 Jorge Cerqueira on 11.27.09 at 8:24 am

Caro amigo Rodrigo, vc é um abençoado cara, muito obrigado pela oportunidade de divulgar a minha história de vida no atletismo aqui no seu espaço, a entrevista ficou nota 10, parabéns, ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas espero um dia conhecê-lo e quem sabe darmos um trotezinho juntos.
Viu como a internet faz aproximar pessoas, depois que criei o meu blog, tive a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas tanto virtualmente e pessoalmente.
Gostei muito, que Deus te abençoe meu amigo.
Lhe desejo um bom final de semana.

Um forte abraço.

#4 Fábio Namiuti on 11.27.09 at 8:59 am

Show de entrevista, parabéns! Além de amigo, sou fã incondicional desse grande atleta, bravo guerreiro e, mais que qualquer outra coisa, excepcional ser humano. Sigo na torcida para que ele faça uma excelente ultra de 24 horas, para a qual tanto se preparou.

Abraços!

Fábio Namiuti

#5 Diego da Costa on 11.27.09 at 11:26 am

Grande Jorge, o cara é show! Excelente entrevista, e ele é isso aí mesmo, super gente boa e motivador.

#6 JOKA on 11.27.09 at 2:23 pm

Meu amigo Rodrigo, seu link já está meu meu humilde blog visando a ampla divulgação. Quero te parabenizar pela ótima matéria. Ta show mesmo!!! O nosso amigo ultra Jorge, sem duvidas é um cara abençoado e determinado, cabra bom mesmo…rs Merece tal reconhecimento e tenho certeza que logo logo ele estará sendo patrocinado por uma marca bacana…Nessas 24hs ele vai apavorar!!! kkkkk Abraço Rodrigo e parabéns guerreiro…

#7 Tadeu Góes on 11.28.09 at 10:14 am

Também gostei da entrevista, tinha “medo” de entrar no blog dele por ser ultra, mas agora….
Abs.

#8 marcos aurelio on 11.28.09 at 8:30 pm

Sabe oque tenho aprendido com os blogs de corrida desde que comecei a correr e procurar me informar mais?
Que quem está atrás dos teclados elaborando blogs como o Transpirando, é gente, é ser humano, é alguém que nos mostra o bom do esporte: conhecer gente, fazer amigos.
E o Jorge também é uma dessas pessoas, tal qual o Rodrigo, que se empolga com a atividade e acaba por nos motivar à prática. Obrigado aos blogueiros de verdade.

#9 Leonardo "pes descalços" on 11.29.09 at 11:53 pm

“Encontrei” com o Jorge a primeira vez na seção Cartas da revista SuperAção de março/2007 e agora no Transpirando.com. rsrsrs
Depois dizem que sou corajoso por completar a Maratona de Curitiba descalço. Exemplo de coragem e determinação é o Jorge. Ele é que serve de inspiração para quando vc ficar com preguiça de treinar!
Já fiquei sabendo o resultado da Ultra 24h.
Parabéns duplamente, Jorge.

Deixe um comentário