Dúvidas de um Iniciante em Corridas: Tênis e Amortecimento

Ultimamente recebo vários emails de pessoas perguntando sobre assuntos relacionados aos esportes. São questionamentos diversos de bicicletas, corrida, montanhismo, e por aí vai. Resolvi então colocar algumas mensagens por aqui para compartilhar com outras pessoas. Quem sabe elas tenham as mesmas dúvidas? Começa então uma nova categoria aqui no Transpirando.com: Perguntas e Respostas!

Caso você tenha uma dúvida, me encaminhe; eu sempre tento responder a todas. Se ela for do interesse de mais pessoas, publicarei aqui no blog, resguardando sempre os nomes dos envolvidos.

Então vamos lá para primeira da série! 🙂

Olá Rodrigo,

Buscando no google sobre como escolher um tênis para corrida encontrei seu blog.

Artigo muito bom e grata surpresa pois sou de Curitiba e encontrei muita coisa pra fazer na região que nem sabia que rolava.

Conto resumidamente minha história:

Tenho 27 anos e sou graduando em arquitetura e urbanismo.

Em 2008 fui a uma consulta médica de rotina e tomei uma bela bronca por não praticar esporte nenhum, e quando disse que adoraria fazer algo como escalada mas não fazia pois não tinha grana pra isso ouvi a pergunta que mudou meu ânimo pra esportes “pra caminhar ou correr você não paga nada!” hahaha

Depois disso comecei a correr no Parque São Lourenço com um amigo que se recupera de um problema respiratório.

Em 2009 ganhei uma bolsa e fui pra Argentina fazer um intercâmbio e relaxei outra vez, corria só de vez em quando.

Fiz muitas trilhas em uma viagem de mochileiro por 15 dias e comparando com companheiros de viagem que encontrava no caminho comecei a desconfiar que tenho uma certa resistência pra esportes de montanha e corrida.

Voltei agora em dezembro e comecei a correr pela ciclovia outra vez. Cheguei a fazer 8km em 40min o que não tenho idéia se é muita coisa, mas me pareceu promissor.

Agora parei outra vez quando descobri os riscos que estava correndo ao utilizar um tênis sem amortecimento algum.

Estou em busca de um tênis e já li muita coisa a respeito. Essa semana pretendo ir à World Tênis do Barigüi fazer o teste, mas queria te perguntar algumas coisas:

– Como grana ainda é um aspecto que pesa bastante, se você estiver atualizado quanto a isso, gostaria de saber se você me indica algumas lojas que não sejam muito careiras pra comprar um tênis de corrida. Pelo que li pela internet imagino que vou comprar algum da mizuno.

– Você poderia me indicar alguns links que sejam interessantes pra quem está começando com corrida (dicas pra treinos, séries etc) e querendo se envolver com montanhismo?

Desculpe incomodar com o email grande.

Um abraço!

Obrigado pelo email! Gosto muito de responder quem se interessa e gosta de praticar esportes!

Oito quilômetros em 40 minutos é um ótimo tempo! A base é fazer 10km em menos de 1 hora. É claro que o pessoal de ponta (profissionais) fazem 10km em 30 minutos, mas isso não conta para nós amadores 😉

O meu Mizuno eu comprei lá na World Tennis mesmo, do Barigui. A dica é tentar comprar a coleção anterior, que as lojas sempre querem liquidar quando entram os novos modelos. Comigo foi assim. Paguei em torno de 200 um tênis que custava 400. Veja também lojas na Internet, e se for procurar tênis de montanha, vá em lojas especializadas, que te apresentarão produtos mais específicos.

Tem muita coisa de corrida na Internet, mas eu te recomendaria começar a comprar estas revistas de corrida que tem em qualquer banca, como a Runner’s World, Contra Relógio, O2, etc. Veja a que você mais gostar e continue a comprá-la, todos os meses. Acho mais fácil desta maneira pois ali está tudo mastigado. Deste jeito você sai do estágio da dúvida, e daí pode começar a consultar sites e blogs mais específicos.

Eu também te recomendo começar a participar de provas de rua. É bem legal e você se motiva a melhorar cada vez mais. Como você gosta de montanha, sugiro que participe do circuito de corridas de montanha, que o Kleber, da Naventura promove. É muito legal. Fiz alguns artigos no Transpirando.com a respeito: Corri 12km na Montanha – Campo Magro 2009Na Aventura de Kleber Pacheco.

Agora não acredite tanto assim no amortecimento dos tênis. Tem uma corrente muito forte que acha que as lesões são causadas por causa do amortecimento excessivo. Veja estes meus artigos e filmes:

Como Correr Descalço (Ou Quase): Vibram Five Fingers
Leonardo: O Homem que Corre Descalço!
Okean Maré: Um Calçado Minimalista
Livro: Born to Run – A Maior Corrida que o Mundo Nunca Viu
Correndo Descalço a Maratona de Curitiba

Acho que o importante é você se sentir bem. Só não acredite piamente em tudo o que falam. Leia bastante, se informe e tire as suas próprias conclusões.

Espero ter ajudado.

Grande abraço!

Rodrigo

3 comentários ↓

#1 Leandro Scholz on 03.06.10 at 12:45 pm

inicialmente, gostei muito do seu blog. parabéns pelo trabalho.. Escrevo há 1 ano e meu estilo se aproxima do seu: procuro falar sobre vários assuntos, porém meu trabalho ainda não permite falar tanto de ciclismo, aventura e coisas relacionadas à isso. (eu tenho que estudar demais hahah daí só nas férias)

com relação à corrida, eu costumava correr bastante com o mizuno também. Escolhi-o corretamente mas eu também corria descalço, pois adoro sentir o chão a areia, terra… foi quando em um dia entrou um caco de vidro no meu pé e parei de correr pra ficar descalço só na praia e coisas do gênero.

essas novas alternativas me agradaram muito. realmente acho muito melhor esses vibram do que um mizuno. haehhe

abraço

#2 Christian Lyra on 06.12.10 at 10:41 pm

Faltou citar um fator importante na compra do tênis (e por consequencia no amortecimento) que é o tipo de pisada. Olhando o solado de um tênis mais usado é fácil perceber de que lado o solado gasta mais, se na parte interna ou externa. Tem uma loja em Curitiba que até tem (tinha) um equipamento para descobrir que tipo de pisada vc tem e recomendar os modelos de tênis mais adequadas (se não me engano é a pró-correr).

#3 eliana on 12.08.10 at 8:11 am

estou iniciando corrida quero saber o tipo de tenis e a alimentaçao adequada, obrigada

Deixe um comentário