Neste sábado fomos finalmente ao Pico Paraná. A mais de um mês atrás o Claro havia me mandado um email pedindo uma ajuda para fazer esta escalada. Eu já fui no PP umas 5 ou 6 vezes, e a primeira deve ter sido lá por volta de 1990, junto com o Máfia, escalador das antigas aqui de Curitiba. Na hora lembrei do Vini, do blog A Montanha. Amigo “”virtual” de longa data, mas que nunca havia tido a oportunidade de encontrar ao vivo. Convidei-o e formamos a trupe. 🙂
O Pico Paraná é a montanha mais alta do sul do Brasil, com 1.877 metros de altitude e uma boa pernada de 14 quilômetros (ida e volta).
Estava tudo marcado para irmos na semana passada, mas o tempo não ajudou e desistimos por causa da chuva que não parava. Na quinta desta semana vi que o tempo estava muito bom. Na hora entrei em contato com o Claro, pois era uma oportunidade única. Falei com o Vini e fechamos a barca.
Peguei o Vini e o Claro e as 08:00h da manhã já estávamos na fazenda onde é a entrada para a trilha do PP. O proprietário cobra R$10 por pessoa e não tem conversa. Acho que esta foi a primeira vez que paguei para entrar lá pois minha última visita ao PP havia sido a quase oito anos atrás.
Começamos a caminhar as 08:30h com um céu azul e o sol começando a aparecer. Havia pouco orvalho na trilha, o que foi muito bom. No outro relato que tenho da ida ao PP fiquei com um resfriado enorme em função da umidade. O nosso ritmo estava bom e passamos várias pessoas que subiam com mochilas cargueiras. Como a gente estava só com mochilas pequenas, de ataque, conseguíamos nos mover com mais rapidez.
Paramos um pouco no morro do Getulio para ver a paisagem e seguimos adiante, para ultrapassar a “sela”, que fica entre o Caratuva e o Itapiroca. Gosto muito mais de ir ao Pico Paraná do que ao Marumbi. A caminhada é mais longa e a montanha mais alta, não tendo tanta inclinação como no Marumbi. Além disso a vegetação muda várias vezes, tendo campos de altitude onde só se desenvolve vegetação baixa.
Como já havia falado o tempo estava ótimo, com sol durante todo o trajeto de ida, até o cume. Chegamos lá às 12:30h, como quatro horas de caminhada. Ficamos por lá comendo algumas coisas, curtindo a paisagem e tirando fotos e fazendo alguns filmes. As 13:30h saímos, já com as nuvens tomando conta do cume e nublando todo o céu.
A volta foi mais rápida: 03:45h. Poderíamos até ter feito em 03:30h, mas as várias paradas acabaram nos atrasando um pouco. Agora a vista do morro do Getulio não tinha o mar de nuvens da manhã, mostrando a BR-116 e a represa. Na última parte da trilha demos uma corridinha bem legal, chegando até a fazenda ofegantes e suando bastante.
Coroamos a caminhada com uma boa cerveja na fazenda e um sorriso enorme no rosto. Voltamos a Curitiba empolgados com a caminhada. Foi um dia muito legal ao lado de ótimos amigos!
Resumo: caminhada ao Pico Paraná, com o Claro e o Vini. Fomos em 04:00h, ficamos no cume 01:00h e voltamos em 03:45h.
12 comentários ↓
Muito legal Rodrigo,
parabéns pela subida, muito visual o lugar.
Isso revigora as energias!
Abraço e boa semana!
Fala piazito! Boa a pernada, a companhia e o visual. Fazer o PP de ataque é um treino e tanto, e na volta pra casa passei no dogão da esquina e matei dois especiais com calabresa 🙂 Isso aí, vamos agilizar outra dessa pro futuro. Abraços pra você e pro Claro. E não me vá dar fim a jaqueta que ficou no carro 😀
Belo relato, pico parana é maravilhoso ;ainda mais com o clima assim. Abraços
Boas emoções… pena não poder ter ido, mas valeu. Abraços.
Legal, Rodrigo.
Parabéns por mais esta aventura.
Um abraço, Fábio.
Fotos muito bonitas, profissional.
Abraço
Muito legal rodrigo
principalmente porque foi a minha primeira vez em uma montanha. E se o preço que ela cobra é essa baita dor nas pernas, tá valendo…e muito.
um abraço a até a próxima.
Claro
[…] ← Pico Paraná, Amigos e Um Dia de Sol. Quer Coisa Melhor? […]
[…] foto que ilustra o post é do Rodrigo Stulzer. Outras imagens da pernada + videozinho bacana podem ser vistos no site dele. No cume do Pico Paraná: Claro, eu e […]
[…] mãe. Não havia tido a oportunidade de experimentá-los até o final de semana passado, quando escalamos o Pico Paraná. Eu até havia levado eles para usar no Trekking de 50km, mas acabei esquecendo-os no carro. […]
ja subi e foi muito 10 alem do frio que passei
valeu apena o topo e fantastico
[…] matéria usou dados dos artigos do Pico Paraná com Amigos, Esportes e Frio: Como se Proteger, Para Enfrentar o Frio Use Roupas em Camadas e Pedal Pela […]
Deixe um comentário