Esportes e Frio: Como se Proteger

Mais um leitor do blog, o Ricardo,  entrou em contato comigo para tirar uma dúvida, desta vez em relação a que tipo de roupas vestir com o frio que chegou repentinamente aqui no Sul. No final da conversa vi que o assunto poderia ajudar mais pessoas e resolvi colocar na seção Perguntas e Respostas do blog.

Ricardo: Oi Rodrigo, sou de Campinas e gosto muito dos seus posts no Transpirando.com. Leio todos! Adoro esportes, principalmente bike. Minha modalidade preferida na bike é o cicloturismo, mas também pedalo bastante pela cidade. Gostaria de tirar uma dúvida com você.

Com a chegada do inverno fica bem mais difícil pedalar, e essa semana peguei uma gripe por causa disso. Fui para a faculdade de bike e voltei à noite, deveria estar uns 8 ou 10 graus. Eu sinto bastante frio, então pensei se você poderia me sugerir alguma roupa que aguentasse as baixas temperaturas, na hora de pedalar.

Rodrigo: Não acho o inverno um problema, acho que o pior é a chuva. O esquema no frio é usar roupas de lycra/suplex, voltadas para esportes, e que tem vários fabricantes por aí. Eu tenho uma calça da Curtlo que é muito boa; uso para pedalar, nas corridas de aventura, montanha e outros lugares. Na foto inicial do artigo sobre os Bastões de Caminhada dá para ver a calça e uma das camisetas que uso.

Ricardo: E capas de chuva? Você acha que elas ajudariam com a chuva e com o frio?

Rodrigo: Além das capas de chuva tem os anoraks. As duas opções são boas. Os anoraks simples não deixam a sua transpiração sair e você fica suado dentro deles. Em compensação os que transpiram são bem caros. Como acabo usando pouco eu tenho um simples mesmo. Mas na chuva não tem muito jeito, você vai se molhar de qualquer jeito.

Agora para o frio acho que uma combinação de calças de lycra + segunda pele + corta vento + alguma outra coisa funcionam muito bem.

Ricardo: Então entre se proteger da chuva e do frio, você sugere se proteger do frio, ou entendi errado? O meu receio é carregar muito equipamento em meus ciclopasseios.

Rodrigo: Mas nao tem muito o que carregar, você já vai vestido! 🙂 Eu disse que se proteger do frio é fácil; da chuva, nem tanto. Então se você evitar pedalar na chuva, seus problemas estão  “quase” resolvidos. O meio termo é levar um anorak para se proteger um pouco quando chover.

Ricardo: E daí junto com o anorak usar essas roupa próprias para o frio, com lycra?

Rodrigo: Sim, por aí. Mas o anorak você só vai usar se chover (ou se estiver muito frio e não tiver mais roupas), pois como disse, ele faz você suar, pois não transpira. O segredo das roupas no frio é usar várias em camadas, e não uma só, grande e grossa.

Ricardo: Entendi… qual a diferença de um anorak e uma capa de chuva?

Rodrigo: Um anorak é uma blusa impermeável (tipo uma jaqueta), a capa é uma capa. E não use roupas de algodão. Elas quase não esquentam e, quando molham, complica tudo. O mais correto é você procurar este tipo de material em  lojas de bike ou de montanha.

Daí, bem agasalhado, é só se divertir e se exercitar por aí!

E você, tem alguma dúvida esportiva e acha que eu poderia ajudar? Aproveite e me mande um email. Terei prazer em responder!

5 comentários ↓

#1 Gustavo Krause on 06.11.10 at 10:49 am

Legal, tbm acho que o problema seja a chuva, quando se molha é muito ruim, eu tenho pavor de molhar o pé, dá muita raiva ir em uma caminhada e molhar o pé (tênis e meia).

Se molhar e dia frio e pedir pra se ferrar…

Eu tbm sou de Curitiba vou acampar amanhã, estou levando 3 blusas, uma jaqueta e uma capa de chuva, tudo esta em sacos plásticos, não tem como molhar. Também tenho outra muda de roupa reserva, no caso de molhar a que estou…

Mesmo com o frio acredito que não terá problema…

mas é isso legal o post!

#2 Fábio Tomio on 06.11.10 at 2:11 pm

Muito bom seu post, pedalo aqui em Curitiba todas as noites, e esses últimos dias estão um pouco complicados.
Um método que aprendi essa semana, é colocar pedacinhos de algodão nos ouvidos para evitar dores causada pelo vento frio.

Abraço

#3 Moisés Marcus Retka on 06.11.10 at 2:25 pm

Ola, uma sugestão que eu deixo para o caso de pedalar nos dias de chuva e colocar sacolas no pé, por cima das meias, a sacola evita de molhar os pés. Outra dica é usar luva cirurgica nas mãos, também evitam molhar as mãos e ficar com aquele aspecto de mão murcha. Use a luva cirurgica por baixo da luva de ciclismo. No mais, força no pedal. Um grande abraço. Moisés M. Retka

#4 Matheus on 06.11.10 at 6:13 pm

Chuva, frio, calor, vento… Para quem tem vontade nada disso atrapalha, é isso aí, o importante é correr atrás de informação e se divertir. Confesso que muitas vezes me deixo abater com algumas situações climáticas, mas esses relatos nos servem de exemplos.
Ótimo post. Abraços.

#5 Esportes e Frio: Reportagem do Transpirando.com no Jornal Qualidade — Transpirando.com on 05.10.11 at 2:08 pm

[…] matéria usou dados dos artigos do Pico Paraná com Amigos, Esportes e Frio: Como se Proteger, Para Enfrentar o Frio Use Roupas em Camadas e Pedal Pela Região de Campo Magro e Almirante […]

Deixe um comentário