Oito Meses Usando Sapatilha e Clip

Já se passaram oito meses desde que comecei a usar a dupla sapatilha/clip. Hoje é até comum o pessoal iniciar pedalando direto com clip, mas quando comecei a base era na pedaleira mesmo. Acabei ficando nela e meio que perdi o bonde do clip, pois nesta época fazia outros esportes.

Depois da minha volta à bicicleta, a alguns anos atrás, continuei com a pedaleira. Só que a turma que comecei a andar já era adepta do clip. Conversei com um e outro e me convenci que era hora de mudar. Comprei a sapatilha em setembro do ano passado, em uma viagem, e o clip em dezembro, inaugurando a dupla no início de 2010.

Já caí umas três ou quatro vezes (todas parado), mas fora isso não tive nenhum outro incidente. No começo senti a diferença na perna, pois o quadríceps era muito mais usado. Depois fui me acostumando e as dores na parte anterior da perna passaram. Depois de umas três ou quatro semanas usando a sapatilha/clip posso dizer que já estava bem acostumado com a dupla.

Tive certeza que não voltaria mais para a pedaleira quando a usei na Corrida de Aventura de São José dos Pinhais. Como estava a pouco tempo usando o clip, preferi ir de pedaleira para me garantir. A surpresa foi nas primeiras pedaladas; nossa, como a pedaleira era ineficiente na hora de puxar o pé. Parecia que eu estava pedalando no vazio! 🙂 Felizmente na Corrida de Aventura de Irati usamos sapatilha/clip em conjunto com o tênis e tudo ocorreu bem.

A grande vantagem da sapatilha/clip é a eficiência na pedalada, e não o aumento de velocidade. A sapatilha/clip te leva mais longe, não mais rápido. Com ela você se adapta naturalmente na maneira de pedalar, fazendo com que todo o movimento da perna seja convertido em energia. Agora, enquanto um pé empurra o pedal, o outro puxa-o, distribuindo o esforço de uma maneira mais uniforme. Até a minha maneira de pedalar em pé nas subidas mudou: agora uso muito mais a puxada do pé para impulsionar a bike do que a pedalada para baixo.

Posso até dizer que é melhor um novato começar direto com a sapatilha/clip do que usar a pedaleira (ou nada). É claro que a pessoa terá que treinar bastante em terreno plano e sem obstáculos, de preferência perto de um gramado. Acho que em pouco tempo ele já estará acostumado e poderá se aventurar em terrenos mais acidentados.

No final das contas vale a máxima: nunca é tarde para se aprender alguns truques novos, só é preciso ter a cabeça aberta para isso. 🙂

E você? Usa clip, pedaleira ou só o pedal normal? E se usa clip, tem alguma dica para compartilhar com os leitores do blog?

14 comentários ↓

#1 Xampa on 09.01.10 at 8:34 am

Heheheheh, eu uso. Comprei pra speed, que acabei vendendo e estou usando na hibrida. Acho muito bom e ontem tive a primeira queda com a sapatilha. Todo mundo dizia que isso ia acontecer, mas eu já estava me sentindo super-confiante na hora de tirar o pé do clip. Só que a confiança foi prejudiclal. Me preocupei com as marchas e bum chão. hahahahahaha.

#2 mildão on 09.01.10 at 10:15 am

pedalo sempre com sapatilha,,

o bom é que com sapatilha vc pedala “certo”

moooooooooove

#3 Gustavo Niemeyer on 09.01.10 at 10:52 am

Uso clip quando vou pra montanha, terrenos mais acidentados, ou longas distâncias.

Pra brincar pela cidade (saltos, etc), melhor usar um pedal plataforma. Nesses casos, o clip não só não ajuda muito como dificulta a aprendizagem do movimento correto, e torna o brinquedo muito perigoso.

#4 Daniel Nunes on 09.01.10 at 11:29 am

Sou novo no MTB e ainda não aderi o clip, sempre que penso ou leio algo sobre o mesmo, me imagino caindo feio com o pé preso no pedal por conta do clip, sei que é noia mas é a realidade! é fato! tentarei aderi quando tiver mais segurança na bike ou não!

#5 eros on 09.01.10 at 1:51 pm

Eu também tenho clip numa MTB. É sem dúvida nenhuma melhor de pedalar, principalmente em trechos mais longos, onde não precisa ficar parando para atravessar as ruas. Em trechos curtos a dica é: antes de parar, pense no seu pé. Só assim, não se esquece de desencaixar. Abraço.

#6 Xampa on 09.02.10 at 9:27 am

Isso aí, antes de parar pense no pé. E foi justamente o que não fiz na terça …, hehehehehe

#7 Leonardo Saraiva on 09.02.10 at 7:00 pm

Com o tempo o ato de tirar o pé “pro lado” fica automático e o trabalho não é tanto. Só cai em trilhas que passava por terreno arenoso, e sempre em baixa velocidade… (:

#8 Anderson on 09.02.10 at 9:41 pm

Muito legal o blog, parabéns, vou começar a acessar mais.

#9 Victor Gollnick on 09.08.10 at 9:12 pm

Firma pé com ponte dupla e double straps, ogrisse master.
Mas em breve vou pro clip também.
Brasil!

#10 Claudio on 10.25.10 at 9:23 am

Uso o clip faz mais de 10 anos. Não tem muito segredo, o único alerta fica para aqueles que gostam de aumentar a pressão da mola. Em terreno seco não há problemas, mas dependendo da sapatilha, em terreno molhado ela gira quando vc tenta desencaixar e seu pé continua preso. Então use a pressão padrão se pedalar na lama ou tomar chuva.

#11 Fabiano Petrillo on 02.06.11 at 9:28 am

Sou praticante de cicloturismo e tenho apenas uma bicicleta Caloi Elite 2.7.

Atualmente uso esta bike para ir ao trabalho (25 km total) e estava pensando em trocar o pedal comum pelo clip.

Acho que em estradas é blz, mas minha dúvida está em usar na cidade como Floripa, onde definitivamente não há espaço para ciclistas.

Acredito que na cidade o pedal normal seja bom, mas pretendo fazer um viagem de 300km total em estrada de chão e acho que o clip seria ótimo nesta situação.

Mas como só tenho uma bike, não quero ficar trocando o pedal toda hora.

Você aconselham usar clip na cidade onde tem muitos obstáculos (carros, acostamentos com grandes buracos, ciclista na contra mão o tempo todo, etc)?

#12 Rodrigo Stulzer on 02.06.11 at 10:33 am

Oi Fabiano!

Sim, dá para usar o clip na cidade também, sem problemas. No início você deve levar uns tombinhos, mas é até se acostumar.

Uma boa opção seria pegar um que é clip de um lado e pedal normal do outro.

Abraços!

#13 david on 03.10.12 at 11:51 pm

não deu tempo de tirar o ´pé do clip, tomei um chão e trinquei o radio. fazendo trilha a noite a bike ficou na areia e eu comi areia. o pior é fica sem pedalar.

#14 Emerson Silva on 04.10.12 at 3:58 pm

Depois de “velho” (36 anos) resolvi pedalar (mtb). Nada de competições, só por lazer nos fins de semana. Nos primeiros seis meses usei pedal normal, depois mudei para o Clip. Confesso que tomei apenas um tombo (por causa do Clip), mas pedal comum nunca mais.
No início é preciso ter muita atenção, depois é automático.
Quanto ao uso do pedal Clip na cidade, dá para usar numa boa. Tudo bem que é um pouco repetitivo você ter que desclipar muitas vezes durante um percurso (para atravessar a rua, sinal fechado, pedestre na sua frente, etc), mas como descrevi acima, depois que acostuma liga o piloto automático e pronto, você desclipa até sem perceber.

Deixe um comentário