10 Coisas que Você Precisa Saber para Perder Peso

Estes dias vi um ótimo programa da BBC com dicas sobre perda de peso. Para quem cuida da saúde elas podem parecer meio básicas, mas são grandes aliadas para quem sempre tenta perder peso mas não consegue. O que mais gostei foi a abordagem realizada, bem didática, e acompanhada de testes científicos.

1 – Não Pule Refeições

Quando você deixa de comer, o seu cérebro envia um comando de alerta para o resto do corpo, dizendo que é hora de estocar toda a energia. E normalmente isso vira gordura. Então faça mais refeições durante o dia, com porções menores!

2 – Use Pratos Menores

Quanto maior o seu prato, maior é a quantidade de comida que você coloca nele! Troque seus pratos grandes por pratos pequenos, ou pegue porções menores.

3 – Conte as Suas Calorias

Anote tudo o que você come. É impressionante como esquecemos (ou queremos esquecer) o quanto ingerimos durante o dia. Tenha consciência do que você come e naturalmente já estará comendo melhor.

4 – Não Culpe o seu Metabolismo

Segundo os médicos, não existe metabolismo lento ou rápido. O que existe são pessoas que ingerem mais calorias do que gastam!

5 – Ingerir mais Proteínas Ajuda na Diminuição da Sensação de Fome

Basicamente a proteína serve para a construção muscular e o carboidrato para gerar energia para o corpo. Então coma mais proteínas e já estará transformando menos alimento em gordura. Mas além disso descobriram que a proteína te mantém saciado por mais tempo.

6 – Sopas te Mantém mais Tempo Saciado

O estudo feito nesta parte do programa foi muito interessante. Separaram dois grupos e deram exatamente a mesma quantidade de comida para os dois. A diferença é que o primeiro ingeriu a comida normal e bebeu um copo de água. O segundo grupo recebeu a mesma refeição, só que transformada em sopa. A conclusão foi de que o segundo grupo se manteve saciado por mais tempo, pois a digestão da sopa foi mais longa.

7 – Quanto Mais Opções, Mais Você Come

Este é óbvio. Tenha 10 pratos disponíveis e você comerá um pouco de cada. O problema aqui não é a variedade, mas abusar e acabar estourando as calorias.

8 – Laticínios Ajudam a Excretar Mais Gorduras

Outro estudo muito interessante foi o do consumo de laticínios. Deram a mesma dieta para um voluntário, contendo exatamente a mesma quantidade de calorias/proteínas e gorduras. A diferença é que na segunda semana foi introduzido laticínios no mix. Ele fazia exames controlando o quanto era excretado de gordura nas fezes. Resultado? Ingerindo laticínios ele eliminou o dobro de gordura, contra uma dieta sem eles. Muito bom!

9 – Exercícios Continuam Queimando Gorduram Mesmo Enquanto Você Dorme

Aqui vai um ótimo incentivo para os que não gostam de exercícios. Estudos comprovaram que seu corpo continua queimando calorias mesmo depois de horas da atividade ter terminado. Resumo? Faça exercícios por uma hora e continue queimando calorias o dia inteiro!

10 – Mexa-se e Perca Peso

Mais uma dica básica, mas se seguida pode ajuda a perder muitos quilos durante o ano. Não é necessário ir numa academia para tirar proveito dos exercícios, você pode se mexer de várias maneiras. Parar um ponto antes do metrô ou ônibus, descer um andar abaixo no prédio, andar mais no escritório e qualquer outra coisa que te deixe mais ativo do que o normal. Há, só não vale daí resolver comer mais para compensar 🙂

Que quiser ver o programa é só baixá-lo aqui.

1 comentário até agora ↓

#1 Xampa on 08.09.11 at 9:46 am

Belo post Rodrigo, como sempre.
Cara, me dá uma ajuda? Já me deu tantas, hehehehe
Vc tira altas fotos das seus passeios e aventuras.
Que máquina vc indica para uso pessoal?
Comprei uma sony nos States, pagamos 130 dolares. Mas, a máquina é muito ruim.
O que procurar?
ABS !!!

Deixe um comentário