A História da Maratona de Nova York: Um Sonho de Fred Lebow

Na sexta passada estava em casa, à noite, vendo a previsão do tempo e tentando descobrir se conseguiria fazer a caminhada Pais e Filhos no Anhangava. Como não podia fazer muita coisa, resolvi relaxar e ver mais um filme sobre esportes. Desta vez era o documentário Run For Your Life, que conta a história da Maratona de Nova York, a famosa New York City Marathon.

O documentário é bem feito, cheio de imagens da década de 1970, e conta como Fred Lebow, um imigrante da Romênia, transformou uma corrida de 127 participantes, em 1970, em mais de 40.000, em 2008!

Fred nunca foi um atleta de elite, mas adorava correr. No início da sua carreira atuava no setor de moda, transformando as roupas caras dos desfiles de elite, em peças baratas para que a indústria da moda pudesse vender em magazines espalhados pelos Estados Unidos.

O filme não deixa claro quando ele começou a correr, mas o esporte entrou com tanta força no seu sangue que anos depois ele largou o seu emprego para se dedicar integralmente à organização de corridas, especialmente em Nova York.

Depois de fazer pequenos eventos de corrida na cidade, através de um grupo de corredores, ele pensou grande, organizando a primeira maratona da cidade em 1970. Naquela época a corrida era feita dando-se várias voltas no Central Park. Na primeira edição inscreveram-se 127 participantes, dos quais 55 completaram a prova.

Para chamar mais atenção para a prova ele fez uma corrida para as mulheres, entitulada mini-maratona, com 10km de extensão. Conseguiu o patrocínio de uma empresa de produtos femininos e contratou algumas Playmates da Playboy para fazer dizer que iriam correr também. Pronto, conseguiu a cobertura da imprensa! 🙂

No decorrer do documentário dá para ver que Fred Lebow aprendeu na prática como trabalhar com a imprensa, conseguindo sempre uma grande cobertura de todos os eventos que fazia. Como a maratona era anual, começou a promover outras provas intermediárias, sempre com alguma surpresa que as diferenciasse: fogos de artifício na chegada, flores para as mulheres, corridas subindo as escadas do Empire State Building e assim por diante.

Para quem não se tocou ainda, Fred Lebow foi o grande responsável pela divulgação das maratonas pelo mundo. Se hoje temos provas de maratona nas grandes cidades do planeta é graças a Lebow, pela sua perseverança e força de vontade. As grandes cidades de outros países contraram-no para organizar as suas primeiras maratonas.

Apesar de organizar todas as maratonas de Nova York de 1970 até 1993, ele correu lá pouquíssimas vezes. Pelo filme só foram duas, uma na primeira edição de 1970, e a outra dois anos depois de ter sido diagnosticado com um câncer no cérebro, em 1992, aos 60 anos de idade.

Quando a imprensa e o público descobriram que ele iria correr a maratona que havia criado a mais de 20 anos atrás, entraram em polvorosa. Ele foi cumprimentado durante toda a prova, e se emocionou para valer ao cruzar a linha de chegada, cinco horas e meia depois.

Run For Your Life, não é um documentário sobre a Maratona de Nova York; é uma homenagem a Fred Lebow. Assim como os longos quilômetros da maratona, Fred percorreu, ano a ano, o duro caminho para construir a prova de rua mais conhecida e adorada da face da Terra.

3 comentários ↓

#1 xampa on 12.02.09 at 9:38 am

mais uma dica de filme. valeu !

#2 JOKA on 12.02.09 at 11:59 am

Viva Fred Lebow !!! Graças a ele, hj muita gente incia no mundo das corridas c/ provas pequenas, mas ao decorrer do tempo se deparam c/ a Maratona. Irado pela postagem, parabéns !!!!

#3 Tadeu Góes on 12.03.09 at 3:21 pm

Dica legal.Verei se acho por aqui.
Abs.

Deixe um comentário