O Conjunto Marumbi: Um Pequeno Paraíso!

Neste final de semana fomos para o Marumbi, um conjunto de montanhas aqui perto de Curitiba, que é o berço do montanhismo Paranaense. Várias gerações de montanhistas se formaram lá, inclusive o Waldemar Niclevicz.

Fomos o Natan e eu junto com o Ruben e seu filho, o Raul. O Ruben é amigo de longa data; nos conhecemos no voo-livre e fizemos juntos as minhas primeiras corridas de aventura.

Saímos de Curitiba pelas 09:30h de um sábado ensolarado mas com bastante frio. Como já fazia muito tempo que eu não passava uma noite na montanha, levei muita roupa e comida. Ficamos na casa do Dalinho, amigo do Ruben, então seria uma estada mais confortável que o esquema normal de barracas. Além disso fomos de carro até a Estação de Engenheiro Lange, o que nos economizou mais de uma hora de caminhada por uma estrada largada, que só passam carros 4×4.

Com todas estas mordomias o fim de semana foi muito especial. Poder levar o seu filho conhecer a maravilha da natureza que é o Marumbi não tem preço, realmente!

Primeiro fizemos uma boa faxina na casa, passando álcool nas mesas e talheres e limpando o chão com água sanitária. Uma casa no meio do mato sempre tem visitantes indesejáveis, como ratos e seus dejetos.

Como já eram perto das 12:00h, fizemos um almoço com as coisas que levamos enquanto os meninos brincavam e corriam na estação toda vez que algum trem chegava.

Em seguida pegamos as mochilas leves, colocamos alguma comida dentro e fomos até o Rochedinho, pequena montanha perto onde se tem uma ótima visão da estação e do Conjunto Marumbi. Eu nunca havia subido ali e a caminhada é bem legal e descontraída. Para crianças não tem nada melhor para introduzir às caminhadas nas montanhas. Ficamos no Rochedinho por cerca de uma hora e voltamos quando o sol já estava baixando, encontrando o Waldemar na volta.

O tempo estava ótimo e ficamos de camiseta enquanto o sol estava por perto.

Depois fomos caminhar pelos trilhos e vimos mais de uma dezena de quatis que comiam pães jogados pelos funcionários da ALL. Bichos muito bonitos, grandes e dóceis. Os meninos se encantaram!

Voltamos para casa e fizemos a janta. Desta vez foi cachorro quente! Em seguida brincamos com um jogo bem divertido que o Ruben trouxe: Blokus.

Como a casa tem uma churrasqueira à céu aberto, recolhemos galhos secos para fazer uma fogueira. Esta foi mais uma aventura para os meninos, que estavam com lanternas de cabeça e puderam brincar bastante pegando a madeira.

 

O Ruben acendeu o fogo de primeira, como um bom chefe de escoteiros. Ficamos por ali, curtindo o fogo e tirando fotos diferentes.

Depois fomos na estação conversar com o pessoal do IAP e vimos como quebrar uma pedra grande com fogo. Ficamos mais um tempo por lá e fomos dormir.

Nos enchemos de roupa e pulamos dentro dos sacos de dormir, usando mais um cobertor por cima para garantir.

Na manhã seguinte tomamos café e nos arrumamos para a segunda aventura: a Cachoeira dos Marumbinistas, que fica no caminho da trilha branca, do Olimpo. Levamos uns trinta ou quarenta minutos no trajeto e o Natan se impressionou com a paisagem, comentando como era bonito os rios e trilhas do local.

Ficamos um tempo na cachoeira, tomando sol e comendo o que levamos. Voltamos para a estação e visitamos a Pedra Lascada, uma enorme pedra… lascada!

Voltamos para casa, fizemos o almoço e arrumamos tudo, pegando a trilha de volta para o carro. Ainda aproveitamos para tomar uns sorvetes em Porto de Cima, nos despedindo de um ótimo fim de semana nas montanhas!

 

4 comentários ↓

#1 Nivaldo Arruda on 07.12.11 at 7:23 pm

Muito legal o post!

O dia pareceu estar ótimo e as crianças felizonas =D

#2 Luiz on 07.12.11 at 11:01 pm

Tá na TODO list!

#3 Xampa on 07.13.11 at 8:07 am

Muito legal !!!
Isso fica pro resto da vida.
ABS !!!

#4 Mário Neto on 07.13.11 at 5:09 pm

Muito massa a aventura!

Garanto que teu filho se lembrará desses momentos pro resto da vida, e o elo que eles geram entre vocês será muito forte! Parabéns.

Um abraço,
Mário
http://aspiranteacorredor.blogspot.com

Deixe um comentário