Livro: As Montanhas do Marumbi

O livro “As Montanhas do Marumbi“, do Marumbinista Nelson Penteado faz juz ao Conjunto Marumbi: é imponente, cheio de detalhes e muito gostoso de se ler.

A primeira vez que ouvi falar deste livro foi através de histórias de amigos montanhistas que conheço já há anos, como o Gil e o Ruben. Alguém sempre comentava do tal “Livro do Farofa”, que algum dia iria ser lançado. Acho que quando ninguém mais esperava que ele aparecesse o rebento deu sinal de vida e surpreendeu a todos.

Todos que conhecem o Farofa (e no livro também fala isso), contam que ele começou a muito tempo guardar qualquer informação que conseguia do Marumbi. A intenção era de, algum dia, fazer um livro (algo que também fiz, em menor escala, no meu livro sobre a lista de parapente). E em 2008 ele finalmente publicou o tão aguardado “As Montanhas do Marumbi”.

O Marumbi, para quem não conhece, é a cadeia de montanhas mais importante do Paraná, e se situa muito perto de Curitiba. Por isso mesmo é praticamente o berço e a montanha mais querida de qualquer montanhista do estado.

Foi muito legal ver todas as histórias dos pioneiros do Marumbi contadas pelo Farofa. É uma viagem a um tempo não muito longínquo, mas que não possuía os materiais tecnológicos que temos hoje. Alguns dos protagonistas mais atuais do livro eu conheço pessoalmente; muitos conheço de nome. Eles são a elite do montanhismo do estado, pessoas que têm no montanhismo sua paixão e, por isso mesmo, dedicaram muitos anos de suas vidas nas trilhas do Marumbi.

Eu já subi o Marumbi algumas vezes, mas nunca tomei o montanhismo como meu esporte principal. Sempre foi mais um passatempo de fim de semana ou esporte de transição, como quando deixei o paraquedismo e parti para o parapente. Nunca me me dediquei ao Marumbi como as pessoas retratadas no livro. Na verdade nem posso falar em dedicação, pois só aproveitei o que outros já tinham construído. Pensando bem o livro é tanto a história do Conjunto Marumbi como a das pessoas que se apaixonaram por ele e o popularizaram.

O mais legal de tudo foi eu conhecer o Vitamina jovem, em fotos quando não tinha mais do que 30 anos. Quando comecei a voar de parapente ele também fazia o curso, mas neste época já contava com mais de 60 anos. Eu sabia de como ele havia sido um dos pioneiros do Marumbi, mas desta vez pude acompanhar as suas aventuras como desbravador da montanha.

Várias outros conhecidos figuram no livro: Ruben, Gil (até com um artigo sobre a geologia do local), Máfia (que conheci através da minha mãe), Odete Fukuda (que hoje é dentista do Natan), Lucio Flavio (que foi meu instrutor de parapente), e mais alguns que com certeza não lembro agora.

Não sei como foi a distribuição do livro para outros estados, mas é possível comprar ele online na Território.

Se você gosta de montanha te garanto que este livro é essencial para a sua biblioteca!

3 comentários ↓

#1 joka on 02.10.10 at 2:06 pm

Karacas, pensei que era as montanhas do Morumbi onde subo todos os dias…kkkk Brincadeiras a parte belo livro man…Bons treinos

#2 SILVIA MERLIN PLOTZ on 03.11.10 at 12:44 pm

ADOREI!!! JÁ LI E RELI ( VÁRIAS VEZES) CADA VEZ APRENDO MAIS SOBRE CADA PEDACINHO DESSE CONJUNTO QUE EU TANTO AMO… OBRIGADA FAROFA!!

#3 O Conjunto Marumbi: Um Pequeno Paraíso! — Transpirando.com on 07.12.11 at 7:09 pm

[…] de semana fomos para o Marumbi, um conjunto de montanhas aqui perto de Curitiba, que é o berço do montanhismo Paranaense. Várias gerações de montanhistas se formaram lá, inclusive o Waldemar […]

Deixe um comentário