Neste sábado fiz mais uma corrida de aventura, a segunda deste ano. A novidade é que resolvi encarar a categoria expedição, que é o dobro de distância. Desta vez foram 100 quilômetros distribuídos entre mountain bike, trekking e canoagem. As técnicas verticais, que estariam presentes na prova, foram canceladas devido às chuvas dos últimos dias na região. A corrida foi organizada novamente pela Extremaventura, sob o comando sempre competente do Julio Camargo.
O Minduim foi que me deu todas as dicas das corridas de aventura quando comecei, e agora foi o meu companheiro para a minha estréia na categoria expedição. Acho que não teria companheiro melhor!
Esta foi a minha sétima participação em corridas de aventura e, como sempre, aprendi muito. Toda a dinâmica da categoria Expedição é bem mais complexa do que a Aventura. Tudo exige um pouco mais de preparação, ânimo e organização.
Se eu já acreditava que a alimentação era muito importante em corridas de aventura, agora tenho a mais absoluta certeza. A comida é a base da corrida; sem ela você não consegue se manter na prova, pois ficará sem energia rapidinho. Nos alimentávamos a cada 45 minutos ou quando a fome batia, o que acontecesse antes. A base foram géis de carboidrato, barras de proteína, batatas assadas, castanhas, nozes, uvas passa, malto-dextrina e mais um monte de outras coisinhas. Se tem uma coisa importante a fazer nas corridas de aventura é comer e beber bastante!
Nesta corrida foi possível deixar uma caixa de apoio no ginásio onde foi a largada/chegada e os PCs 4 e 7. Desta maneira passaríamos duas vezes neste ponto durante a prova, podendo reabastecer, trocar de roupas e fazer ajustes necessários no equipamento. Desta maneira só levávamos o necessário para os próximos PCs, o que já havíamos separado na noite anterior, no hotel.
A corrida foi muito legal e exigente e a melhor coisa que nos aconteceu foi a ausência da chuva, que era algo quase certo. Não sei se teria o pique necessário caso a chuva estivesse presente.
Não vou descrever aqui a corrida inteira porque o vídeo abaixo conta tudo por si mesmo. Correr e filmar, ao mesmo tempo, é uma tarefa que exige bastante. Há, além disso eu era o navegador oficial da nossa equipe. 🙂
Fizemos a corrida em torno de doze horas e meia, largando às 09:40h e chegando às 22:10h. Fiquei muito feliz em completar a prova e ver que tive o preparo físico necessário para aguentar 100 quilômetros de esforço constante e sem parar.
Vários amigos também fizeram esta corrida: Peda, na Expedição, e Markito, Antonello, Fozzy, Claro, Marcelo e Claudio, na Aventura. Valeu galera, podemos não ter corrido juntos, mas tenho certeza que todos aproveitaram e se divertiram!
As corridas de aventura são realmente transcedentais; você nunca sai igual entrou. Como sempre eu tenho cada vez mais certeza que a maior aptidão necessária para enfrentar estes desafios é o estado psicológico, e não o físico. É claro que quanto mais preparado fisicamente, menos você irá sofrer. Mas se não estiver bem psicologicamente, nunca vai conseguir a motivação necessária para colocar um pé atrás do outro, até a linha de chegada, 100 quilômetros à frente.
Resumo: Corrida de Aventura em Prudentópolis, organizada pela Extremaventura. 100 quilômetros de prova divididos entre mountain bike, trekking e canoagem; 12:30h de prova e 8.876 calorias queimadas.
Depois de ver o quanto de calorias queimei pensei em mudar o título deste artigo para “Como Queimar 9000 Calorias em 12 Horas. Queima Garantida ou o seu Dinheiro de Volta.” Acho que eu poderia virar trilhardário. 🙂
Filmagem e fotos: Minduim e Rodrigo
Agradecimento especial ao meu amigo Rodney por emprestar uma câmera à prova d’água, o que auxiliou as filmagens na canoagem.
Veja abaixo o vídeo da corrida:
21 comentários ↓
Valeu Rodrigo.
Uma palavra – SUPERAÇÂO
Somos macho pra caramba, rsss.
Até a proxima.
Parabens stulzer e minduim, vcs foram guerreiros. ano que vem eu to lá na expedição!!!! a nossa aventura também foi maravilhosa.
show de bola esse video, muito bom, to louco para fazer uma dessa! parabens
Rodrigo, que inveja! Essa meleca de gripe me fez ficar em casa 3 semanas, o suficiente pra me tirar desta prova! Mas que show! Parabéns por mais essa aventura… e parabéns pelo empenho de fazer essa prova filmando! Cê tá é doido que eu levo uma câmera pelo percurso rs…
Oi Henrique!
Cara, foi muito bom! Não me importo em ter ficado em último na categoria; o importante é que completamos a prova. E como um dos objetivos era filmar, perdemos vários minutos nisso, nos atrasando ainda mais. Mas valeu pelo registro. 🙂
Atenção entre: 08:56 – 09:08
A diferença do estado do cidadão com relação ao começo da prova.
Não tava conseguindo manter o olho aberto, falando pausadamente, cor de pó…
Parabéns, tudo isso é um processo de renovação engraçado e eficaz.
Rodrigo, muito bom o vídeo. Parabéns! É no mínimo motivador…
cacete meu,, isso sim é BRUTAL SYSTEM,, me atiçou a lombrigas,, vou fazer um treco desses,, hahahah mas começar com o percursso menor!! parabens cara,,muito massa
Rodrigo e Minduim,
Parabéns pela primeira participação na categoria Expedição!
O vídeo ficou BOM PRA CARAMBA!
Abço!
Rodrigo, muita coragem e determinaçao, parabéns. Queria estar junto nessa. Abrax Rubinho
Valeu pessoal!!! É muito bom ver videos das provas pois na maioria, demoramos meses para ver o da organização!
Grande abraço e espero vocês nas provas de SP!
parabéns Rodrigo, muito show essa aventura, o video ficou espetacular!
Parabéns pelo registro Rodrigo, cada dia mais as imagens fazem parte dos esportes de aventura e esse seu registro pode mostrar de perto como funciona e o que se passa em uma corrida de aventura!!!
Ter ficado em ultimo na categoria é outra história o que vale é fazer parte da história e participar, e você conseguiu registrar tudo e mostrar pros amigos aqui…
Bom trabalho, parabéns e continue sempre determinado
Abraços
Gui
Como ja tive a oportunidade de dizer-lhe, repito: Q VONTADE de me atirar nessa p@#$%& de corrida de aventura 🙂
suerte!
Parabéns pelo excelente video. Você conseguiu mostrar a corrida da perspectiva do corredor.
Valeu Rodrigo e Minduin e parabéns pelas tomadas e vídeos, acho isto difícil de fazer. Tem que se ter muito controle e serenidade. O importante é ser feliz na prova.
abraços
[…] prova principal (57,5km), achando que seria uma corrida curta. No final ela foi mais pesada que a prova de Prudentópolis, que teve […]
[…] Relato Original: Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009 […]
[…] estimando a distância entre o PC6 e a encruzilhada na parte de baixo da foto, no mapa da prova de Prudentópolis, em 2009. Esta parte era um trekking que ligava a ponte (PC6) até o PC7, onde pegamos o duck para descer o […]
[…] a Maratona de Curitiba, Corrida de Aventura de São José dos Pinhais, Castro Via Estrada do Cerne, Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009, e Corrida de Aventura Antonina […]
[…] Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009 […]
Deixe um comentário