Corrida de Aventura Prudentópolis 2009

Neste sábado fiz mais uma corrida de aventura, a segunda deste ano. A novidade é que resolvi encarar a categoria expedição, que é o dobro de distância. Desta vez foram 100 quilômetros distribuídos entre mountain bike, trekking e canoagem. As técnicas verticais, que estariam presentes na prova, foram canceladas devido às chuvas dos últimos dias na região. A corrida foi organizada novamente pela Extremaventura, sob o comando sempre competente do Julio Camargo.

O Minduim foi que me deu todas as dicas das corridas de aventura quando comecei, e agora foi o meu companheiro para a minha estréia na categoria expedição. Acho que não teria companheiro melhor!

Esta foi a minha sétima participação em corridas de aventura e, como sempre, aprendi muito. Toda a dinâmica da categoria Expedição é bem mais complexa do que a Aventura. Tudo exige um pouco mais de preparação, ânimo e organização.

Se eu já acreditava que a alimentação era muito importante em corridas de aventura, agora tenho a mais absoluta certeza. A comida é a base da corrida; sem ela você não consegue se manter na prova, pois ficará sem energia rapidinho. Nos alimentávamos a cada 45 minutos ou quando a fome batia, o que acontecesse antes. A base foram géis de carboidrato, barras de proteína, batatas assadas, castanhas, nozes, uvas passa, malto-dextrina e mais um monte de outras coisinhas. Se tem uma coisa importante a fazer nas corridas de aventura é comer e beber bastante!

Nesta corrida foi possível deixar uma caixa de apoio no ginásio onde foi a largada/chegada e os PCs 4 e 7. Desta maneira passaríamos duas vezes neste ponto durante a prova, podendo reabastecer, trocar de roupas e fazer ajustes necessários no equipamento. Desta maneira só levávamos o necessário para os próximos PCs, o que já havíamos separado na noite anterior, no hotel.

A corrida foi muito legal e exigente e a melhor coisa que nos aconteceu foi a ausência da chuva, que era algo quase certo. Não sei se teria o pique necessário caso a chuva estivesse presente.

Não vou descrever aqui a corrida inteira porque o vídeo abaixo conta tudo por si mesmo. Correr e filmar, ao mesmo tempo, é uma tarefa que exige bastante. Há, além disso eu era o navegador oficial da nossa equipe. 🙂

Fizemos a corrida em torno de doze horas e meia, largando às 09:40h e chegando às 22:10h. Fiquei muito feliz em completar a prova e ver que tive o preparo físico necessário para aguentar 100 quilômetros de esforço constante e sem parar.

Vários amigos também fizeram esta corrida: Peda, na Expedição, e Markito, Antonello, Fozzy, Claro, Marcelo e Claudio, na Aventura. Valeu galera, podemos não ter corrido juntos, mas tenho certeza que todos aproveitaram e se divertiram!

As corridas de aventura são realmente transcedentais; você nunca sai igual entrou. Como sempre eu tenho cada vez mais certeza que a maior aptidão necessária para enfrentar estes desafios é o estado psicológico, e não o físico. É claro que quanto mais preparado fisicamente, menos você irá sofrer. Mas se não estiver bem psicologicamente, nunca vai conseguir a motivação necessária para colocar um pé atrás do outro, até a linha de chegada, 100 quilômetros à frente.

Resumo: Corrida de Aventura em Prudentópolis, organizada pela Extremaventura. 100 quilômetros de prova divididos entre mountain bike, trekking e canoagem; 12:30h de prova e 8.876 calorias queimadas.

Depois de ver o quanto de calorias queimei pensei em mudar o título deste artigo para “Como Queimar 9000 Calorias em 12 Horas. Queima Garantida ou o seu Dinheiro de Volta.” Acho que eu poderia virar trilhardário. 🙂

Filmagem e fotos: Minduim e Rodrigo

Agradecimento especial ao meu amigo Rodney por emprestar uma câmera à prova d’água, o que auxiliou as filmagens na canoagem.

Veja abaixo o vídeo da corrida:

Comments

  1. Marco Aurelio says:

    Valeu Rodrigo.
    Uma palavra – SUPERAÇÂO
    Somos macho pra caramba, rsss.
    Até a proxima.

  2. marco says:

    Parabens stulzer e minduim, vcs foram guerreiros. ano que vem eu to lá na expedição!!!! a nossa aventura também foi maravilhosa.

  3. rogerio says:

    show de bola esse video, muito bom, to louco para fazer uma dessa! parabens

  4. Henrique says:

    Rodrigo, que inveja! Essa meleca de gripe me fez ficar em casa 3 semanas, o suficiente pra me tirar desta prova! Mas que show! Parabéns por mais essa aventura… e parabéns pelo empenho de fazer essa prova filmando! Cê tá é doido que eu levo uma câmera pelo percurso rs…

  5. Rodrigo Stulzer says:

    Oi Henrique!

    Cara, foi muito bom! Não me importo em ter ficado em último na categoria; o importante é que completamos a prova. E como um dos objetivos era filmar, perdemos vários minutos nisso, nos atrasando ainda mais. Mas valeu pelo registro. 🙂

  6. du says:

    Atenção entre: 08:56 – 09:08
    A diferença do estado do cidadão com relação ao começo da prova.

    Não tava conseguindo manter o olho aberto, falando pausadamente, cor de pó…

    Parabéns, tudo isso é um processo de renovação engraçado e eficaz.

  7. Luiz says:

    Rodrigo, muito bom o vídeo. Parabéns! É no mínimo motivador…

  8. Mildo Jr says:

    cacete meu,, isso sim é BRUTAL SYSTEM,, me atiçou a lombrigas,, vou fazer um treco desses,, hahahah mas começar com o percursso menor!! parabens cara,,muito massa

  9. CLÁUDIO says:

    Rodrigo e Minduim,

    Parabéns pela primeira participação na categoria Expedição!

    O vídeo ficou BOM PRA CARAMBA!

    Abço!

  10. Ruben Wageck says:

    Rodrigo, muita coragem e determinaçao, parabéns. Queria estar junto nessa. Abrax Rubinho

  11. Maurício - Xingu says:

    Valeu pessoal!!! É muito bom ver videos das provas pois na maioria, demoramos meses para ver o da organização!
    Grande abraço e espero vocês nas provas de SP!

  12. Gian says:

    parabéns Rodrigo, muito show essa aventura, o video ficou espetacular!

  13. Parabéns pelo registro Rodrigo, cada dia mais as imagens fazem parte dos esportes de aventura e esse seu registro pode mostrar de perto como funciona e o que se passa em uma corrida de aventura!!!

    Ter ficado em ultimo na categoria é outra história o que vale é fazer parte da história e participar, e você conseguiu registrar tudo e mostrar pros amigos aqui…

    Bom trabalho, parabéns e continue sempre determinado

    Abraços
    Gui

  14. george - bh says:

    Como ja tive a oportunidade de dizer-lhe, repito: Q VONTADE de me atirar nessa p@#$%& de corrida de aventura 🙂

    suerte!

  15. Nazá says:

    Parabéns pelo excelente video. Você conseguiu mostrar a corrida da perspectiva do corredor.

  16. Gil says:

    Valeu Rodrigo e Minduin e parabéns pelas tomadas e vídeos, acho isto difícil de fazer. Tem que se ter muito controle e serenidade. O importante é ser feliz na prova.

    abraços

  17. […] prova principal (57,5km), achando que seria uma corrida curta. No final ela foi mais pesada que a prova de Prudentópolis, que teve […]

  18. […] Relato Original: Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009 […]

  19. […] estimando a distância entre o PC6 e a encruzilhada na parte de baixo da foto, no mapa da prova de Prudentópolis, em 2009. Esta parte era um trekking que ligava a ponte (PC6) até o PC7, onde pegamos o duck para descer o […]

  20. […] a Maratona de Curitiba, Corrida de Aventura de São José dos Pinhais, Castro Via Estrada do Cerne, Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009, e Corrida de Aventura Antonina […]

  21. […] Corrida de Aventura de Prudentópolis 2009 […]