XT-Wings: Um Ótimo Tênis para Aventuras

Gosto de fazer análises de equipamentos após usá-los por algum tempo. Então, depois de um ano, acho que é mais do que na hora de falar do XT-Wings. 🙂

Compre ele em setembro do ano passado, e já o castiguei em pelo menos três corridas de aventura, montanhas, corridas e caminhas no meio do mato. Até agora o único sinal de desgaste foi uma pequena parte da tela superior do cabedal (língua) arrebentada. No mais ele parece novo.

Quando resolvi comprar um tênis para ser usado em trilhas e montanhas, fui consultar a Vanessa Cabrini, minha treinadora. Sem titubear ela falou que eu deveria comprar algum tênis da Salomon. A sugestão clássica foi o XA-PRO, mas depois de pesquisar bastante acabei optando pelo XT-Wings, um modelo mais recente da linha de trail running da Salomon.

Se eu tivesse conhecido antes a teoria da corrida descalço e do amortecimento excessivo dos tênis atuais, teria escolhido o XA-PRO. Mesmo assim me sinto muito satisfeito com o XT-Wings. Na verdade a satisfação é a ausência de problemas. Nunca tive uma bolha sequer, o tênis sempre se comportou bem em todas as aventuras que o coloquei (mesmo numa caminhada de 50km), e continua praticamente igual a quando eu o comprei.

O sistema de amarração (Quicklace) também é muito bom, colocando uma cordinha no lugar do cadarço, que você puxa e trava, guardando o excesso num bolsinho que fica na parte superior da língua. Desta maneira não fica nada aparente, o que evita surpresas na trilha, diminuindo a chance de se enroscar em alguma coisa.

Minha análise aqui é puramente subjetiva e não tenho a intenção de me aprofundar mais. O que me interessa é que ele me atende bem e estou satisfeito! Para uma análise mais técnica dê uma olhada no blog do George Volpão. Lembro que ele já fez um artigo específico sobre o XT-Wings, mas não consegui achar onde está. George??

E você, usa algum tipo de tênis voltado para esportes outdoor?

3 comentários ↓

#1 george on 09.03.10 at 9:26 am

Buenas Rodrigo!

Ótimas observações. O tênis é bão mesmo. Não o utilizo mais por questões de adaptação ao meu pé. É muito bom mas por alguns detalhes , meus pés e ele nãos e entenderam nas corridas longas.

Segue o link:

http://www.georgevolpao.net/2009/09/review-salomon-xt-wings.html

Estava oculto, por algum motivo que ainda não sei =D

Abraços!

#2 Luiz on 09.03.10 at 11:29 am

Bicho, o meu XT está com 250km e já está bem deformado em função da minha pisada pronada. Tá certo que são 250km hardcore, mas achei que ele ia aguentar mais tempo. Da próxima vez vou escolher um outro modelo.

#3 Halmer on 09.05.10 at 4:03 pm

Com certeza os tenis da Salomon sao os melhores para trail running do mundo! Sempre usei o xa pro pras corridas de aventura e nunca tive uma bolha nem falta de aderencia e nenhum incomodo. Ja tentei mudar uma vez comprando um saucony para trail e ele durou apenas uma prova, soltando a sola.

Deixe um comentário