Vanessa Cabrini: Guerreira de Verdade!

A Vanessa Cabrini foi campeã paranaense de Triathlon por quatro anos seguidos, além de vice-campeã brasileira. Já participou de X-Terras e Corridas de Aventura brabas, sempre ficando nas primeiras colocações. Em novembro ganhou o primeiro lugar geral feminino no Triathlon Cabra da Peste / Mulher Guerreira, além de ser sócia proprietária da BPM Assessoria Esportiva.

Conheci a Vanessa quando iniciava minhas corridas pelo parque Barigui. Várias assessorias haviam se instalado por lá e a BPM era mais uma delas. A logomarca verde no guarda-sol preto era diferente, mas o que mais me chamou a atenção foi a própria Vanessa. Uma pessoa forte, tanto no físico quanto na cabeça. Parei para conversar e fui muito bem atendido. Naquela época eu não era aluno e nem parceiro, mas sempre tive minhas dúvidas respondidas.

Tenho uma mania de chamar de “macha” as mulheres que praticam esportes para valer, com força, garra e determinação. Não é nenhuma conotação negativa, mas sim um respeito profundo para aquelas que se superam e mostram que não têm medo de encarar desafios, por maiores que sejam. A Vanessa é uma pessoa assim: forte e determinada, com um grande carisma, simpatia e atenção para com seus alunos.

Veja abaixo a conversa que tive com ela entre um treino e outro.

Transpirando.com: De onde surgiu a ideia de se montar uma assessoria esportiva?

Vanessa Cabrini: Na verdade foi um convite do Marcelo Vieira. Em 2005 ele possuía uma loja de assessórios para Triathlon, e tinha a idéia de oferecer um serviço dentro da loja, ligado a treinamento.

Na época eu era técnica auxiliar de outra assessoria, e tinha uns atletas de endurance em particular. Confesso que fiquei em dúvida com o convite, pois era um momento em que eu tinha parado de competir em provas de Triathlon, estava mais ligada à corrida de aventura, e sabia que se topasse teria que retornar ao Triathlon!

E foi o que fiz!

Transpirando.com: A BPM atua em modalidades esportivas específicas? Atendem áreas diferentes também?

Vanessa: A BPM hoje atua com treinamento de Triathlon e em mais 2 modalidades individuais que o envolvem, como:

  • natação para travessias
  • corrida para iniciantes e avançados.

Como tenho uma vida esportiva extensa desde minha adolescência, onde pratiquei, natação competitiva – travessias, triathlon e corrida de aventura, a BPM também atua com corredores de aventura que desejam condicionamento.

Transpirando.com: Como é formada a equipe da BPM? Existe uma divisão de tarefas entre seus membros?

Vanessa: Temos hoje um diretor técnico responsável por todas as planilhas e programas de treinos, dois técnicos auxiliares para treinos práticos e um diretor administrativo  que cuida de toda a parte burocrática da empresa como uniformes, contabilidade, eventos, etc…

Transpirando.com: Como é o dia-a-dia de uma assessoria esportiva?

Vanessa: Bem, para começar, profissionais que possuem ou trabalham em uma assessoria esportiva  não tem fins de semana livres. Isso é raro, pois os alunos têm disponibilidade maior para treinos nos fins de semana.

Trabalhamos sempre nos horários extremos; de manhã cedo (6:00h),  horário de almoço (12:00h) e noite (18:30h até 21:00h) após expediente de trabalho dos alunos!

É complicado porque também dependemos do clima, pois todos os treinos são ao ar livre. Então já viu né? Curitiba chove e faz sol 4 x no dia. 🙂

Transpirando.com: E como é o trabalho individual com cada atleta?

Vanessa: Para atletas que vão competir, ou participar de uma prova grande de endurance como o Ironman temos um treinamento específico. Montamos um programa geral de carga de treinos; depois, esse programa é adaptado pra realidade de cada um. Os indivíduos são diferentes em questão de profissão, horários, e qualidades esportivas. Procuramos elaborar treinos coletivos para que esse grupo em especial, em alguns dias, tenham companhia.

Já com atletas iniciantes é feito um programa inicial pra cada um, inserindo-o ao grupo lentamente conforme sua evolução e dedicação!

Transpirando.com: Em diversos eventos, como as corridas da Prefeitura de Curitiba, vocês estão presentes com uma barraca de apoio. Como isso funciona?

Vanessa: O apoio em algumas provas funciona para assessorar os atletas no dia do evento, com dicas de tática para cada um, fotos e ajuda com equipamentos.

A tenda é montada no inicio do evento e ficamos até que todos os atletas da equipe cheguem!

Transpirando.com: Como os novos alunos normalmente chegam até vocês? E como funciona o primeiro contato com o atleta e a identificação de objetivos?

Vanessa: A mentalidade da população tem mudado muito, as pessoas estão mais conscientes; a mídia tem ajudado os profissionais e as empresas que cuidam da saúde.

Hoje recebemos alunos por indicação ou por pessoas que procuram um atendimento especializado que já estão inseridas no meio.

Quando o atleta nos procura é feita uma entrevista procurando saber de todo seu histórico esportivo, se tem ou não, e o que pretende praticando a atividade (objetivos).

Transpirando.com: Vocês treinam junto com os atletas?

Vanessa: Treinamos junto com a equipe algumas vezes na semana. Não dá pra fazer isso em todos os treinos, pois em alguns horários tem alunos de vários níveis.

Transpirando.com: Existem casos de pessoas que eram sedentárias e começaram a treinar com a BPM? E eles se mantêm ativos, mesmo depois de algum tempo?

Vanessa: Mas é claro, existe sim! Mas são poucos pois o que prevalece é a determinação deles mesmos.

Alguns iniciam e param e posso dizer que é a maioria. Os que ficam são os mais frequentes, que se dedicam.

Transpirando.com: No último ano ocorreu uma rápida expansão das corridas de rua, com muitas pessoas começando a correr sem acompanhamento. O que você poderia sugerir para elas?

Vanessa: Pois é, isso realmente é muito bom! As pessoas procurando movimento, melhor qualidade de vida. E junto com a saúde física vem a mental , com um novo circulo de amizades.

A melhor coisa a se fazer é procurar um profissional habilitado e, ressalto, especialista na área que deseja a atividade. Não adianta recorrer a um professor que atua em musculação para fazer uma planilha de corrida , ainda mais se deseja fazer provas específicas, como maratona , ironman ou ultramaratona.

Falo isso, pois o treino não se resume à planilha. Envolve outros aspectos que o atleta precisa para executar os treinos!

Transpirando.com: Já que estamos falando de corridas qual é a média de tempo, para uma pessoa que nunca correu, participar de uma prova de 10km?

Vanessa: Isso é complicado dizer, pois os indivíduos são diferentes, e cada um evolui em um ritmo. Tenho alunos que levaram quase 1 ano para correr 10km , mas tenho outros que com 3 meses de treino já participaram de uma prova.

Transpirando.com: Considero que o maior desafio, em qualquer atividade esportiva, é o psicológico; e que o físico vem em segundo lugar. O que você acha disso?

Vanessa: Com certeza o psicológico é o fator principal! É natural, pois o corpo, sob estress na atividade, começa a mandar sinais para parar. E é nessa hora que a força de vontade é comandada pelo corredor. Quando falamos de atividade de longa duração esse fator é muito mais acentuado.

Transpirando.com: Quem tiver interesse em conhecer mais sobre assessoria esportiva e a BPM, deve fazer o que? Quais os seus contatos?

Vanessa: Aqueles que desejam obter um programa de treino para Triathlon, corrida e natação (travessias) atuamos em parques e com parceria em algumas academias. Venham conversar e participar de um treino coletivo, assim conhecerão melhor nosso trabalho!

Transpirando.com: Obrigado Vanessa por compartilhar sua determinação e conhecimentos com os leitores do Transpirando.com!

13 comentários ↓

#1 Rafael Laynes Bassil on 12.18.09 at 9:50 am

Muito bacana esta matéria! Sou aluno da Vanessa há mais de dois anos em corridas de endurance, e ela manda bem no que faz.

#2 Marco Aurelio on 12.18.09 at 10:36 pm

Parabéns Vanessa, pelo sucesso no esporte e agora também nos negócios.
Abraços Marco Aurelio

#3 Hugo De Ferrante on 12.19.09 at 12:47 pm

conheço Vanessa desde seu primeiro dia de existência – guerreira desde pequena, iniciou a carreira desportiva muito cedo e muito cedo subiu ao podium pela primeira vez… virou um hábito saudável… tempos depois foi minha aluna no Curso de Educação Física… nunca deixou de participar de grandes desafios, sua garra, luta e conquistas são marcantes, muita coisa ainda vai vir por ai, podem certeza que serão muitas as vitorias e conquistas.
PARABENS VANESSA.

#4 Ângela on 12.19.09 at 5:44 pm

Sou tia da Vanessa por isso posso falar da dedicação que ela tem para com o esporte e sua BPM.
Vá firme, Va, estou com voce e torço sempre pelo seu sucesso!!!
Um bj
T. Ângela (dinda)

#5 Daninha on 12.21.09 at 2:22 pm

Nossaaaaaaa….falar da Vanessa acho que preciso falar desde sempre….desde que nos conhecemos por gente!!! Sou amiga, irmã de coração e admiradora. Quantas vezes ( lá na nossa adolescência) ela deixava de ir nas nossas festinhas de garagem por causa dos “tais” treinos da madrugada!!! Eu já cansava só de pensar!!!
Amiga querida: te admiro como mulher, amiga, parceira, filha, irmã, atleta e guerreira que és!!
Bjooooooooo da Daninha…

#6 maria ines on 12.22.09 at 6:26 pm

Nossa, Quanto orgulho! Guerreira desde sempre, te conheço antes de todos… te amo antes de todos… Nunca houve um dia em que voce desistisse dos teus sonhos.

Que seja assim sempre; com muito sucesso pois onde se põe o coração… as coisas, um dia, acontecem!

Sempre torcendo para o teu sucesso, e querendo estar ao teu lado…

bjks… mammy

#7 Dulcinea on 12.22.09 at 7:49 pm

Oi minha linda, filha de minha amiga/irmã , toda minha admiração por tudo o que voce conquistou e vai continuar conquistando: o termo guerreirA é FANTÁSTICO…..beijos

#8 kaká arantes on 12.22.09 at 11:08 pm

Tenho orgulho de ser primo dessa guerreira… Parabéns a todos, e quem tem a ganhar é o Brasil por ter atletas de ponta nesse esporte.

#9 Marcus Michelotto on 12.23.09 at 1:46 am

Oi Vanessa. Parabéns e sucesso. Aqui em casa vc sempre é referência como atleta da familia. Sucesso na empresa.

#10 SILVIA SANTOS on 12.23.09 at 11:51 am

QUERIDA VANESSA, EU TAMBEM COMO AMIGA ESTOU
MUITO ORGULHOSA COM TODAS SUAS VITORIAS
PARABENS!!!!VC É UMA GUERREIRA DE VERDADE.
BEIJOS DA AMIGA DIRETO DO RIO DE JANEIRO SILVIA.

#11 Marúcia on 12.31.09 at 8:14 pm

Vanessaaaaa… aprendi contigo a curtir corridas!!! Valeu!! Em 2010 estarei com a BPM!!

#12 Marcos Apene do Amaral on 01.16.10 at 12:21 am

Parabéns pelo site e pela entrevista! Mande beijos e incentivos para a Vanessa falando que é o Marcos (de Santos) da pousada de Ilhabela no primeiro XTerra Brasil!
E quando der, acompanhe e siga o blog deste também aficcionado atleta virtual, assim como você!
Abraço, MAA

#13 XT-Wings: Um Ótimo Tênis para Aventuras — Transpirando.com on 09.03.10 at 7:04 am

[…] resolvi comprar um tênis para ser usado em trilhas e montanhas, fui consultar a Vanessa Cabrini, minha treinadora. Sem titubear ela falou que eu deveria comprar algum tênis da Salomon. A […]

Deixe um comentário