Como Se Preparar para um Desafio nos Esportes de Aventura

Estes dias eu falava com um dos leitores do blog sobre o preparo necessário para enfrentar algum desafio nos esportes de aventura. Ele me perguntou como eu havia começado a pedalar para conseguir fazer coisas maiores, como os 85 km do Dia Mundial Sem Carro ou mesmo os 130 km do Cerne Fodax.

Na verdade eu quase nem me lembro mais como comecei a treinar de bike, pois isso já faz muito tempo. 🙂 A minha primeira Mountain Bike comprei em 1992, a quase 17 anos atrás! O que me lembro é que achei que iria fazer uns passeios legais. Na verdade a bike tomou proporções muito maiores… e pirei. Entrei tão de cabeça na brincadeira que pedalava sempre que podia. Mas não seguia nenhum treinamento específico. Eu só sabia que a cada final de semana tentava ir cada vez mais longe.

A questão de se preparar para algum tipo de desafio, mesmo que seja para pedalar ou correr os seus primeiros 10 quilômetros, tem muito de uma construção gradual de condicionamento físico. Cada dia um pouquinho mais, cada dia um pouco mais longe. Tudo é uma questão de tempo.

Mas ainda continuo achando que o maior condicionamento necessário não está no corpo, mas sim na cabeça. Quanto mais você se preparar psicologicamente para alguma coisa, mais facilmente o desafio será alcançado.

Para não ficar só na teoria, gostaria de colocar um exemplo prático nesta história. No vídeo do pedal do Cerne, o Rodrigo Fonseca conseguiu resumir a situação. Quando estávamos num boteco em Abapã, depois de encarar uma subida de oito quilômetros e ter completado até ali 100km, entrevistei cada um do grupo, perguntando o que estava achando da viagem. O Rodrigo falou o seguinte lá pelo minuto 04:15:

Tem que ter perna e determinação. Não dá para  baixar a bola para o trajeto.

E acho que aquilo foi a melhor definição para o Cerne. Uma estrada de terra, com 130km, cheia de subidas e descidas e que exigiu bastante de todos. A questão ali era que cada um tinha que se impor ao trajeto, não podia baixar a bola, não podia perder o entusiasmo. Se fizesse isso era fracasso na certa. Tinha que encarar a situação e girar as pernas, uma pedalada por vez.

Por isso que digo que praticamente não existem subidas impossíveis de se pedalar. Pelo menos posso garantir que se um carro consegue, você vai conseguir também de bike. É só uma questão de treino e de uma atitude positiva e determinada. E neste tempo você acaba descobrindo técnicas para melhorar o seu desempenho, como Pedalar de Maneira mais Eficaz numa Subida.

O treino vai te ajudar a sofrer menos, pois todos sofrem de um jeito ou de outro. Mas será a atitude positiva que irá fazer você chegar no final de uma subida de 8km pedalando, depois de já ter andado mais de 98km.

Ok, mas como eu consigo esta atitude positiva?

Primeiro você tem que querer encarar o desafio. De nada adianta achar bonito e ter vontade de pedalar 100km se só pensar nisso te deixa desanimado. Para começar não pense em pedalar 100km. Pense em pedalar 10, depois 20, e assim por diante. Divida o desafio maior em vários sub-desafios. Assim você não perderá a motivação e cada conquista te colocará em um outro patamar, seja físico ou psicológico.

Hoje em dia pode ser fácil para a minha turma da bike encarar um pedal de 80 ou 100km. Mas isso só aconteceu depois de muitos pedais de 40.

A alguns meses atrás encasquetei que iria fazer uma caminhada de 100km em menos de 24 horas. Opa, isso eu nunca fiz. E agora? Bem, primeiro eu me convenci que era capaz de fazer. Sem isso, nada funcionaria. Depois comecei a envolver os meus amigos no sonho. E agora estou no momento de treinar. Já fizemos uns poucos treinos, mas isso garante que estamos no caminho certo e que o desafio está cada vez mais perto.

A mesma coisa posso dizer das Corridas de Aventura. Pelo menos três anos antes de fazer a primeira, eu já queria experimentar esta modalidade. Por várias razões nunca deu certo, mas eu já me via fazendo aquilo. Quando finalmente consegui, me diverti muito, mas não encarei a corrida maior. Ainda não havia me convencido que conseguiria fazer uma corrida de aventura de 80 ou 100km. Levei 7 corridas na categoria aventura para me convencer que era capaz de encarar a Expedição. Na verdade, fisicamente, eu poderia ter encarado antes, mas o psicológico me fez esperar um pouco mais.

Independente de qual é o seu desafio, faça a lição de casa e prepare o corpo. Mas o mais importante de tudo é você se convencer que é capaz, preparando sua cabeça!

4 comentários ↓

#1 Lex Blagus on 09.25.09 at 10:56 am

Excelente post, muito motivador. Ninguém começa detonando por aí, é mesmo um processo evolutivo. Adorei as fotos !

abraços

#2 du on 09.25.09 at 1:47 pm

Gosto de pensar no exemplo, só que pelo outro lado.
Tem gente que é forte pra caramba, bem treinado, porte físico, mas não desenvolveu ainda a competência desse controle “psicológico”, dividir em etapas, conquistar gradativamente, saber quando parar (e quanto tempo).

Por outro lado, tem outros que ainda que pouco treinados, já compreendem bem o que é determinação e sabem se planejar. Espere muito desses!

#3 Tuco on 09.25.09 at 6:40 pm

Olá Rodrigo, gostei muito do post, das fotos e também da homenagem á sua antiga bike, amor eterno… Quanto ao explanado aqui, realmente nada grande se cria de repente, temos que plantar a semente, adubar e regar… Nota 10 amigo. Um abração e uma hora dessas, se vc permitir o acompanharei em uma caminhada ou corrida. Sucesso e bons treinos!!

#4 Giuflávio Ferraz on 09.03.11 at 11:29 pm

Saudações amigos,

Sou Goianiense mas, moro em Araguaína – TO sou triatleta e a muito tempo algo que me chama a atenção são as corridas de aventura, trekkings, provas extremas. Peguei muitas dicas importantes nesse site. Bom como devem saber minha região tem só dois climas, chuva e sol, kkk. Bastante sol amigos, muiiiito calor.
Pretendo agora sair para a minha primeira aventura, um trekking de 100 km pelo asfalto mesmo em menos de 24 horas para testar meus limites e penso em fazer sozinho essa viagem.
Terá um tema, quero PAZ para o mundo, pode parece jargão e tal, mas sei que a cada dia que passa precisamos disso, perdi um irmão por uma bala deflagrada por um policial civil (sei que tem bons policiais) e ele deu o tiro com direção, enfim, depois de quase 8 anos, ele participando de um juri popular e de nunca ter comparecido a nem uma intimação da justiça foi absolvido. Mas vou alegre, bola pra frente e a favor da PAZ.

Deixe um comentário