Como se Orientar e Descobrir os Pontos Cardeais sem o Auxílio de Bússola ou GPS

Depois de ótimas mini-férias, os posts do Transpirando.com voltam ao normal. As aventuras também voltam, é só eu me curar de um resfriado bem chatinho que peguei na volta. Falando em viagem, nada melhor do que saber onde você está, sem para isso precisar de qualquer aparelho tecnológico.

Você sabe como descobrir os pontos cardeais sem ter uma bússola ou GPS? Bem, se você tiver um relógio de ponteiros (ou pelo menos imaginar um) e o sol estiver presente, é fácil. Nestes tempos onde se depende cada vez mais da tecnologia, é bom saber que, através da natureza, pode-se fazer muitas coisas.

Primeiro aponte a marca das doze horas para o sol e depois veja o ângulo que ele faz com o ponteiro das horas.  Em seguida trace a bissetriz do ângulo entre a hora atual e a marca das doze horas. Veja a imagem abaixo para ficar mais fácil:

Se for quatro horas da tarde, aponte a marca das doze para o sol e veja que esta forma um ângulo com o ponteiro das horas. Agora é só traçar a bissetriz deste ângulo, que será a direção do Norte. Lembre-se que isto deve ser feito com o horário solar. Se você estiver em horário de verão, desconte uma hora quando for ver o ângulo.

Esta dica funciona para o hemisfério sul. Se você estiver no hemisfério norte ela varia um pouco, e você deve apontar o ponteiro das horas para o sol.

Este macete eu aprendi com uma apostila de vôo livre antiga, de um pessoal de São Paulo. Ela era muito divertida, gostosa de ler e com diversas dicas.

– Tudo bem, e se estiver de noite, o que eu faço?

Se o céu estiver limpo também é fácil, basta achar o cruzeiro do sul e seguir alguns passos, como o da imagem abaixo:

Localize o cruzeiro do sul e depois estenda o braço maior quatro vezes e meia. Deste ponto desça uma linha reta até o horizonte. Este ponto será o Sul.

Pronto, agora é fácil se localizar, sem precisar de nenhuma parafernália tecnológica!

6 comentários ↓

#1 Luiz on 09.14.09 at 10:37 am

Muito bom relembrar esse tipo de coisa. Como o advento do GPS barato a tendência é ir esqueçendo das coisas básicas (ou nunca aprender)!

#2 du on 09.14.09 at 1:13 pm

Seja bem vindo novamente!
Ótimo post!

#3 bia on 04.22.10 at 2:01 pm

É Muito bom aprender

#4 Claudio on 10.05.11 at 2:35 pm

Só para tirar uma dúvida…esse Norte achado com a bissetriz seria o norte magnético, certo?

Valeu pelo post.

#5 Rodrigo Stulzer on 10.05.11 at 2:46 pm

Teoricamente é o Norte Verdadeiro. Mas isso não faz diferença para orientação básicas. A mudança entre o norte verdadeiro e o magnético é tão pequena para localização que não precisa de precisão que pode ser descartada, neste caso.

Abraços!

#6 Marco Andrade on 05.20.12 at 3:13 pm

Parabens!…Bem…Criativo! Valeu!!!

Deixe um comentário