Meu Primo Lançou um Avião de Papel até a Áustria!

Não é todo mundo que tem um primo campeão de arremesso de aviões de papel. Eu tenho!!

Fiquei muito feliz quando recebi a notícia que o meu primo, João Antonio Dreveck foi o vencedor na categoria distância, nas classificatórias do campeonato mundial de aviões de papel promovido pela Red Bull, que será realizado na Áustria agora no mês de maio.

Veja abaixo uma pequena entrevista que fiz com ele depois que os jornais, TV e revistas deram uma trégua. 🙂

Transpirando.com: Como surgiu a ideia de entrar no concurso de aviões de papel da Red Bull?

João: A representante da Red Bull aqui em Florianópolis convidou o pessoal da equipe de Aerodesign, que eu participo, a expor os aviões no evento. Foi nesse momento que ficamos sabendo sobre o evento e também foi quando todos se animaram à participar.

Transpirando.com: Você já tinha alguma experiência com construção de aviões de papel antes?

João: Só como brincadeira de criança. Lembro que o pai me ensinou a fazer quando eu era pequeno, um estilo planador, diferente do que eu usei na competição.

Transpirando.com: E o trabalho na Equipe Aerodesign da UFSC ajudou de algum modo nesta classificação?

João: Na verdade eu não pensei muito nos princípios de voo. Eu tomei o cuidado de fazer o avião bem simétrico para que ele voasse em linha reta, e também comprido e fino para que o efeito do arrasto com o ar fosse menor.

Transpirando.com: O avião que você construiu foi um desenvolvimento próprio ou adaptou de algum projeto?

João: Foi um desenvolvimento próprio, não sei se inédito.

Transpirando.com: Pode nos indicar um link de algum vídeo ou instruções de como montar um avião igual ao seu?

João: O meu é bem semelhante ao do vídeo abaixo, apenas com uma dobra a mais na asa:

http://www.youtube.com/watch?v=iON1urz-l3E

Transpirando.com: Como você está se preparando para a competição na Áustria?

João: Joguei algumas vezes durante o feriado da páscoa o mesmo avião com o qual ganhei a competição. Não mudei o projeto, apenas treinei a técnica de lançamento. Pretendo fazer algumas variações no avião e ver como ele se comporta.

Transpirando.com: Você lançou o seu avião a 33,53 metros de distância. O melhor classificado para a competição, o americano Joe Ayoob conseguiu um lançamento de 69,14 metros. Qual é a diferença básica entre os dois lançamentos? O projeto do avião, a maneira de jogar ou outra coisa?

João: Provávelmente o Joe utilizou um avião com maior característica de planador para a atingir essa distância, o meu com uma asa mais fina plana menos e depende de força para ir longe. A direção de voo do planador é muito aleatoria, sendo influenciada facilmente por pequenas imperfeições de construção, já o estilo que usei voa reto facilmente, o que é bom, pois a distância é medida em linha reta a partir do ponto de lançamento.

O video abaixo mostra o recode mundial de distância:

Transpirando.com: João, como é se sentir com todo o Brasil torcendo por você para a competição na Austria?

João: Cara, é muito legal e motivador.

Transpirando.com: Parabéns pelo que alcançou até agora e muito sucesso na Áustria! Você tem alguma coisa a dizer para os leitores do Transpirando.com?

João: O que eu tenho a dizer é que eu participei sem muita seriedade e nem cogitava a idéia de ir para a Áustria, o que eu tinha esperanças de conseguir era o voo de parapente que o vencedor da etapa iria ganhar, mas como eu disse, sem muita seriedade. A lição que eu tirei disso é que você sempre deve aproveitar as chances, em todos ossentidos, que aparecem na sua frente mesmo que as chances de vencer pareçam pequenas, você pode se surpreender, e muito!

1 comentário até agora ↓

#1 Xampa on 04.16.12 at 8:42 am

Bem legal !!!
Andas sumido !!!!

Deixe um comentário