A Dura e Gratificante Jornada de uma Dieta

Nos últimos dois meses passei por uma das provas mais duras que já realizei, mais ainda que as várias corridas de aventura que já fiz: segui uma dieta que a maioria da população provavelmente não conseguiria fazer. Mas uma coisa eu garanto, ela funciona! 🙂

Esta dieta é baseada nos princípios básicos do bodybuilding (musculação): em um período você ingere mais calorias para ganhar massa muscular (bulking) e em outros as calorias são diminuídas (cutting) para se perder a gordura extra acumulada no período de bulking. Ganhar massa e perder gordura, ao mesmo tempo, até é possível, mas normalmente isso só acontece para quem está começando. A partir de um determinado nível do atleta as estratégias de bulking/cutting são as que realmente funcionam.

Eu fiz a minha primeira dieta seguindo estes princípios entre outubro e dezembro do ano passado. Na época consegui baixar o meu percentual de gordura de 16% para 11%. Depois disso passei por uma fase para ganhar massa, subi para 12% e em seguida cheguei a 15% de gordura. Havia chegado a hora de fazer outra dieta.

Como eu já havia passado por isso uma vez, o meu treinador resolveu apertar as coisas um pouco mais e deixou a minha dieta mais restrita.

A Dieta

Esta é uma dieta de restrição de calorias, de oito semanas. Em cada semana baixa-se um pouco as calorias provenientes dos carboidratos e mantém-se a quantidade de proteínas.

Só para você ter uma ideia a minha ingestão calórica antes da dieta era de cerca de 3.000 calorias. E ela foi baixando semana à semana da seguinte forma:

  • 1a semana – 2.200 calorias
  • 2a e 3a semana – 1.944 calorias
  • 4a e 5a semana – 1.600 calorias
  • 6a semana – 1.478 calorias
  • 7a semana – 1.228 calorias
  • 8a semana – 1.047 calorias

A minha base de ingestão de proteínas se manteve em +- 2g/proteína por quilo de peso durante toda a dieta. Como falei os carboidratos foram baixando até zerarem na 8a semana. O carbo iniciou com 5g por kg de peso.

Toda esta estratégia é feita com a diminuição de calorias aos poucos para “enganar” o corpo. Se elas fossem cortadas abruptamente, ele tentaria se proteger diminuindo o melabolismo e daí não adiantaria quase nada ter cortado as calorias.

No final ainda fiz uma supercompensação de carboidratos (o chamado carbup) para repor o glicogênio muscular, junto com uma restrição hídrica para desidratar. De longe esta foi a pior parte para mim.

O Psicológico

Seguir uma dieta restrita, comendo os mesmos alimentos todos os dias, não é uma coisa fácil e requer muito foco e determinação. Neste período de oito semanas saí da dieta em duas ocasiões: um final de semana que em que viajamos e no almoço do dia dos pais. Todo o resto do tempo segui o programa dia após dia, refeição após refeição, comendo seis vezes por dia, a cada três horas.

É uma dieta difícil de seguir? É!

É uma dieta impossível de seguir? Não!

E posso te garantir que se seguida direitinho, dá resultado. É só olhar as minhas fotos de antes e depois para comprovar.

O Treino

Durante este período de dieta continuei treinando na academia cinco vezes na semana. A única coisa que mudou é que aumentamos o número de repetições em cada exercício. Acreditem, mas não fiz nenhum tipo de aeróbico. Tudo foi baseado no corte de calorias mesmo.

Resultado

A melhor maneira de ver o resultado é através das fotos, mas para quem gosta de um pouco de números lá vai:

  • Início da dieta: 72kg com +-15% de gordura corporal
  • Fim da dieta: 67kg com 5,78% de gordura corporal

A próxima etapa agora é começar uma nova fase para ganho de peso, depois fazer outra dieta e assim por diante. Meu objetivo é ganhar uns 8 kg de massa magra com um percentual de gordura em torno deste que estou agora. Mas isso é algo a longo prazo, e sei que tenho um longo caminho pela frente.

Como sempre gostaria de agradecer primeiramente ao meu grande treinador, o Yam. Sem a orientação e o incentivo dele, não conseguiria nem 10% dos resultados que alcancei até agora.

E um agradecimento muito especial a toda a minha família, que me apoiou muito nestes dois meses. Obrigado pessoal, vocês moram no meu coração!!

E vamos em frente, que o caminho é longo!

 

13 comentários ↓

#1 Yam on 08.20.12 at 11:27 pm

Parabens Rodrigao!!
Vc foi duro! Poucos chegam lá! Continue firme! Grande abraco!!

#2 Xampa on 08.21.12 at 11:19 am

Caramba !!!
PArabens !!!
O mais complicado para mim nas dietas é o lado social. A minha esposa me enche o saco. Inton-se sigo pançudo, risos. Agora, vou correr a maratona de curitiba e a atenção a alimentação vai voltar, nada como um foco, e os longos naturalmente vão queimar as calorias.
Vamos ver para quantos quilos vou. Mas, estou achando que chego aos 85. Vamos ver.
Parabens mais uma vez.

#3 Joyce Mundim on 08.21.12 at 9:47 pm

Nossa, tô chocada! Parabéns! Não deve ter sido fácil. Como te disse no twitter, eu vi você pesando os alimentos e separando tudo. Uma coisa que acho que dá trabalho é isso, pque além de ter que conviver com a dieta e malhação ainda tem que separar as coisas pra comer. Uma pergunta, teve suplemento? Obrigada e parabéns!

#4 Rodrigo Stulzer on 08.22.12 at 6:07 am

Obrigado pelo apoio pessoal!

Joyce,
Sim, uso suplementos também: whey, BCAA e glutamina.

Abraços!

#5 Dany Castro on 08.22.12 at 12:54 pm

Woowwww Rodrigo!
Parabéns!!
Prova de que quando a gente tem um objetivo, e se esforça para alcançá-lo, ele acontece!!
Show de bola sua evolução, parabéns pela disciplina e pelos resultados!!
E vamo que vamo, criando sempre novos objetivos!! 🙂
Bjoo!

#6 Nivaldo Arruda on 08.23.12 at 1:49 pm

Caramba, dieta super extrema. Esse resultado só se consegue com muita dedicação mesmo, meus parabéns.

Por hora preciso tomar vergonha na cara e voltar a me exercitar =/

Boa sorte na sua meta! abraços.

#7 Rafael Slonik on 08.24.12 at 4:55 pm

Caraca que foco e dedicação cara, impressionante!

#8 Adolfo Neto on 08.25.12 at 3:10 pm

Olá,

Como você mede seu percentual de gordura? Segundo o Tim Ferriss não existe nenhum método 100% confiável…

#9 Rodrigo Stulzer on 08.26.12 at 12:11 am

Obrigado Dany, Nivaldo e Rafael!!

Oi Adolfo,
Existem vários métodos, mas o mais usado é através do adipômetro e ele é relativamente preciso. Na verdade o importante não é a medição em si, mas a tendência de queda entre uma medição e outra.

#10 Mariana on 08.26.12 at 7:35 am

Olá rodrigo, li que vc utiliza claras pasteurizadas na sua dieta. Tb sou de Curitiba e gostaria de comprá-las, vc poderia me passar o endereço? muito obrigada e parabéns pelo esforço e dedicação. SUCESSO!

#11 Rodrigo Stulzer on 08.26.12 at 8:21 am

Olá Mariana!

Anote o endereço:
Coferpan – (41) 3376-8275
Rua Anne Frank, 2314 Curitiba PR

Obrigado pelo incentivo!

#12 Andre Felipe on 08.27.12 at 6:23 am

Parabéns pelos resultados e pela determinação, tem de ter muita disciplina e força de vontade mesmo pra seguir ela à risca.

Só tenho dúvida de como você foi cortando os carboidratos, afinal todos os alimentos tem uma boa quantidade deles…E não passou mal ficando sem os carbos?Não deu tontura e fraqueza?

#13 Rodrigo Stulzer on 08.27.12 at 9:13 am

Olá André!

Como falei acima, a minha dieta tem bastante proteína (por volta de uns 20%) no início dela. Enquanto o carbo vai diminuindo, a proteína se mantém constante, e por isso a sua proporção aumenta. No final da dieta sobra só a proteína.

Senti fome a partir de um ponto da dieta, mas não passei mal. O que fiz para diminuir a fome foi incluir bastante salada, o que era liberado.

Abraços!

Deixe um comentário