Como Perder Peso de Forma Saudável e Definitiva

A obesidade é um mal que atinge cada vez mais a população mundial. Com a melhora geral da qualidade de vida as pessoas passam a comer mais. O que era para ser algo bom acaba virando um problema social; a alimentação não é saudável e balanceado, e existe um consumo excessível de carboidratos.

No final do mês que vem completo um ano na musculação e, durante este tempo, aprendi mais algumas coisas sobre como se alimentar corretamente e de forma saudável. Na verdade não existe segredo para se perder peso. O que falta na maioria das pessoas é determinação e foco.

O segredo é muito simples: você deve ingerir uma quantidade menor de calorias do que gasta. Se seguir uma dieta (seja ela qual for) onde o seu gasto energético for menor que o seu consumo, você irá emagrecer. Não existe mágica!

Note a gordura acumulada na barriga e laterais

Mas também atente para o fato que de nada adianta fazer uma dieta por uma semana e depois voltar a comer o que você comia antes. Desta maneira tudo que havia perdido irá voltar e daí a frustração volta com tudo.

Mas em vez de ficar só na teoria, gostaria de mostrar na prática como foi a minha dieta nos últimos dois meses…

Antes que me atirem pedras respondo já: nunca fui gordo! Mas todos temos gordura acumulada no corpo nos lugares que não gostaríamos, e era isso que eu queria perder.

Na minha avaliação de outubro eu estava com 16% de gordura corporal, acumulada principalmente na barriga. Este percentual não é alto para os padrões da população, mas se você gostaria de ter um corpo mais atlético, é bom perder alguns quilinhos de gordura. Para se ter uma ideia a desejável barriga de tanquinho aparece quando o percentual de gordura está abaixo dos 10%, lá pelos 9 ou 8%, dependendo da pessoa. É verdade, não adianta fazer milhares de abdominais, o resultado depende mesmo da dieta!

Bem mais seco, mas ainda com acúmulo na barriga

No início da dieta eu estava com 73kg onde 11,81kg eram de gordura (os 16%). A ideia era baixar para uns 11 ou 10%, o que equivaleria a perder em torno de 4 a 5 quilos de gordura.

A primeira coisa a fazer é descobrir a sua taxa metabólica basal. Esta taxa nada mais é do que o quanto de calorias que o seu corpo usa para sobreviver no estado atual em que ele se apresenta. No meu cálculo, a minha taxa era de 2.235kcal. Somando-se umas 600kcal que eu gasto por dia na musculação, eu precisava de 2.835kcal para manter o meu peso.

Então, para perder peso, eu deveria consumir uma quantidade menor que 2.835kcal. Existe um consenso geral que não é indicado baixar muito a quantidade calórica, pois o corpo pode entrar em alerta e baixar o seu metabolismo, complicando tudo. O ideal é baixar a ingestão calórica aos poucos, diminuindo a quantidade semana a semana, para que o corpo não note a alteração na dieta.

Note como a gordura abdominal diminuiu e compare com a primeira foto

Como eu estava antes numa dieta, de 3.300kcal, para ganhar peso (leia-se músculos), passei duas semanas com 2.800kcal. Depois baixei para 2.200, 1.800 e 1.500kcal por semana. Aqui o segredo é controlar o quanto de peso você está perdendo por semana. O ideal é não passar de 1kg/semana, para não perder músculos junto. Quando cheguei às 1.500kcal mantive esta dieta por mais umas três semanas, não baixando mais do que isso. Desta maneira perdi peso de forma constante no começo e mais suavemente no final.

O resumo é que acabei a dieta com 4 quilos a menos de gordura e com 11% de gordura corporal. Ainda não cheguei na barriga tanquinho, mas isso é só uma questão de tempo e da próxima dieta.

Aqui não comentei o que eu como e como foi a forma que controlei as calorias, mas como o artigo já está muito grande, vou deixar para uma próxima.

E obrigado ao meu treinador por me dar as dicas que ajudaram muito nesta caminhada até aqui! Valeu Yam!

Caso tenham dúvidas ou queiram saber mais, comentem abaixo!

 

8 comentários ↓

#1 Yesudian (YAM) on 01.15.12 at 10:59 pm

Parabéns Rodrigo, o merito é seu, pois tem muita disciplina, porém é só o começo vc ainda vai evoluir muito mais! Continue assim! Grande abraço!

#2 Daniel Ferro on 01.24.12 at 10:30 pm

Parabéns meu amigo!!!

Pelo sucesso na dieta… e especialmente pela qualidade e seriedade deste post!!!

Já estou usando!!
Abração!!!

#3 Dany on 02.10.12 at 3:37 pm

Rodrigo,
Retribuindo a visita!
Adoro seu blog, sempre dou uma passadinha por aqui, apesar de nunca comentar!
Muito obrigada pelas palavras lá no blog! 😉
Sucesso pra vc!

#4 Mariana K. on 02.29.12 at 10:57 am

Que legal encontrar outros vegetarianos que também treinam! 🙂 To seguindo o twitter. Abs!

#5 Vincius on 03.22.12 at 4:35 pm

Estou nesta caminhada… Estava com 25% de gordura… em 2 meses caí para 15% agora estou com 11%… Só que já possuo uma estrutura com músculos… Tenho 1,70 e estou com 71 kilos pretendo ir para 69 kilos na semana que vem… Mês que vem retorno a alimentação para ganha o de massa muscalar… devo voltar para 71 kilos só que com musculo… E vou indo assim 2 meses inchando 1 mês secando… vem dando resultado… Com 11% o meu abdomen já está parcialmente dividido… forçando ele trava… Não deixe para treina-los quando estiver sem barriga… Já dá para ir delineando antes, pois os músculos começam a saltar!!! Vamos que vamos!!!

#6 Daniel Mendes on 04.05.12 at 6:44 pm

Antes de qualquer comentário, parabéns pelo que consegiu.
Primeiro que tudo há que ter motivação e um objetivo, objetivo tenho, falta-me é motivação.
Quero perder 17kg e também, faço ciclismo desde muito novo, agora com 18 anos tenho 1,85m e 99kg.
Caso possa, mostre-me a sua dieta e como contou as calorias ganhas pela comida e perdidas pelo desporto.
Um forte abraço e tudo de bom 🙂

#7 Como Preparo a Minha Dieta — Transpirando.com on 05.10.12 at 12:02 pm

[…] meu artigo sobre Como Perder Peso de Forma Saudável e Definitiva algumas pessoas me perguntaram como era a minha dieta. Resolvi então fazer um vídeo mostra como […]

#8 A Dura e Gratificante Jornada de uma Dieta — Transpirando.com on 08.20.12 at 9:48 pm

[…] fiz a minha primeira dieta seguindo estes princípios entre outubro e dezembro do ano passado. Na época consegui baixar o meu percentual de gordura de 16% para 11%. Depois disso passei por uma […]

Deixe um comentário