Clínica de Orientação

Neste sábado fiz uma Clínica de Orientação, promovida pelo Clube de Orientação de Curitiba, através do instrutor Luciano Oliveira. O evento ocorreu no Parque Aníbal Khury, em Almirante Tamandaré na parte da manhã e da tarde.

Eu nunca havia feito um curso de orientação, e tudo que aprendi até agora foi na prática, fazendo as corridas de aventura. A clínica foi bem interessante, voltada para a disciplina de orientação, que é uma corrida que envolve a navegação, tudo ao mesmo tempo. O Markito e o Claro também estavam por lá e nos interessamos por participar de alguma etapa das provas de orientação no estado.

A parte inicial foi teórica, sempre com bons exemplos e o grande conhecimento do Luciano. Ao longo da aula ele foi nos dando exemplos e fazendo pequenos exercícios para fixar a nomenclatura dos mapas (que é diferente do que estou acostumado a usar nas corridas de aventura). Tanto os símbolos quanto a escala é diferente (1:10.000), mas o geral não muda muito.

Depois da aula teórica saímos para fazer a parte prática, que consistia em um circuito de cinco quilômetros pelo parque, com uns 19 pontos por onde você deveria passar. Fizemos todo o trajeto em torno de uma hora e a brincadeira exigiu um pouco de fôlego. Várias subidas, descidas e chão enlameado e com charco, em algumas partes.

A navegação foi tranquila, ainda mais com mapas tão detalhados como eles desenvolvem.

O saldo foi bem positivo e com certeza participarei de alguma prova aqui pela região. Recomendo!

2 comentários ↓

#1 Monica Demarchi/HotFire Adventure on 03.22.11 at 8:08 am

Tem 1ª Etapa do Circuito Metropolitano em Palmeira neste próximo domingo 27/03. Vou correr na D21A neste ano. Desenferrujando! Apareçam por lá pra treinar… Falow!

#2 simone on 08.16.12 at 5:05 pm

Boa tarde, gostaria de fazer um curso sobre corrida de orientação, enfim quero saber como faço para aprender, os locais das aulas, o custo, a duração e tudo o mais. Aguardo retorno.
Att.
Simone Hanczuruk

Deixe um comentário