Alimentação Saúdavel em Ciclos de 3 em 3 Horas

Para quem vive em cidades grandes, almoçar em casa, durante a semana, é frase quase desconhecida. Deste jeito é fácil comer porcarias e extrapolar, ganhando alguns quilinhos a mais que só com grande esforço são perdidos.

Eu não tenho problemas com ganho de peso. Na verdade tenho, mas de uma forma diferente. Sempre fui magro e, enquanto a maioria das pessoas luta para perder alguns quilos, eu luto para ganhar.

Por isso é que no ano passado eu comecei a fazer musculação. Em uns cinco meses havia ganho 6 quilos de massa magra e estava super feliz. O trabalho que me fez ganhar este peso foi a academia associada a uma alimentação de 3 em 3 horas junto com uma suplementação de proteínas.

Lá por outubro eu já estava de saco cheio da musculação e da suplementação. A musculação porque não consigo encarar ela como um fim, mas sim como um meio para melhorar a minha estrutura muscular para os outros esportes que gosto de fazer. E a questão da suplementação é o dinheiro gasto e a quantidade cavalar de proteínas que têm que ser consumidas para tudo funcionar.

Daí resolvi dar um tempo nisto tudo, ficando só com a alimentação de 3 em 3 horas. Desta maneira consegui manter um peso acima da minha média histórica, mas sem precisar recorrer a artifícios, digamos, não naturais.

A minha alimentação fora dos horários normais das refeições consiste em pão integral com queijo cottage e algumas frutas, como maçã e banana. De manhã cedo, além do pão integral, bebo um copão de leite desnatado com aveia e praticamente eliminei o açúcar da minha dieta.

Alimentos integrais levam mais tempo para serem digeridos, aumentando a sensação de saciedade e liberando energia de forma controlada. Por isso é que eles têm baixo índice glicêmico, mantendo a taxa de açúcar no sangue controlada. O resumo disso é que os alimentos integrais dificilmente virarão gordura.

Antes tomava nescau de manhã, mas o leite com aveia foi um ótimo substituto. Para quem quer tentar em casa use a farinha de aveia, que é mais fácil para misturar.

Tá, mas é gostoso pão integral com queijo cottage e leite com aveia? 🙂

Gostoso não é, mas também não é ruim. Você se acostuma e depois acaba achando as outras coisas muito fracas (de nutrição) ou muito fortes (de gosto).

Eu me acostumei e acho que é uma alternativa mais saudável do que outros produtos industrializados que poderia usar nos lanches de 3 em 3 horas.

Acredito que este tipo de dieta pode funcionar também para quem quer perder peso. A alimentação fracionada ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gorduras. E optando por alimentos mais saudáveis você também ajuda o seu corpinho. 🙂

E você, como é a sua alimentação no dia-a-dia?

7 comentários ↓

#1 Sivuca on 04.09.09 at 7:17 pm

alo Rodrigo

Tenho comer algo nos intervalos das refeições (lá pelas 10h e também as 16h), mas confesso que acabo me esquecendo muitas vezes.
No almoço comia muito e consegui reduzir e o que mais me impressionou é que a sensação de saciedade não mudou, ou seja, menos comida sem sofrimento.

#2 Giovanna on 04.27.09 at 6:28 pm

HEEEI Pão integral com queijo cottage é muito gostoso, eu acho

#3 Neto Goulart on 10.09.09 at 4:22 pm

Me alimento muito bem, sou comilão, sempre estava lutando com a balança, mas depois que comecei a andar de bike faço 10 km de segunda a sabado, nunca mais tive problema com ele, reduzi meu peso e por incrivel que pareça ainda deu uma instabilizada nele.

#4 xampa on 10.16.09 at 8:58 am

Opa, mais um post interessante.
No começo do ano fiz o periódico no trabalho e o resultado foi um valor de 270 de triglicerídeos. Mas, como?
Ingestão de farinha branca e gordura hidrogenada. De onde?
Biscoitos e pães.
O que a nutricionista pediu?
Para comer de 3 em 3 hrs e trocar farinha branca por integral. Agora, como tudo assim. As vezes, como uma farinha branca, até pq não se encontra em todos os lugares, mas prefiro as integrais. Ah, uso farinha branca depois dos longões, qdo o corpo precisa de alimentos com maior curva glicêmica.
Ah, eu não uso cotage, uso queijo de minas ou ricota.
Misturo a ricota com iogurte desnatado e tempero com sal marinho e especiarias. O gosto fica bom.
Em relação ao iogurte, existe uma receita para fazer muito. Ferva meio litro de leite, misture com iogurte desnatado e com meio litro de leito em temperatura ambiente. Deixe descansado por 4 hrs no microondas (desligado) e depois leve para a geladeira. Pronto !! Vc terá iogurte para uma semana.
abs.

#5 Leite Proteinado — Transpirando.com on 01.29.10 at 9:30 am

[…] algum tempo atrás falei sobre o meu café da manhã, mostrando como me alimento. Ultimamente fiz uma modificação nesta dieta e quero compartilhar com vocês, até porque no […]

#6 pedalero on 02.18.10 at 4:31 am

Opção pra comer com pão: Misture tofu com o queijo que voce prefere (pode ser no liquidificador ou batendo com um garfo) e manda bala!
Voce diminui a quantidade de gordura sem abrir mão do sabor e ainda ganha em proteínas.

Grão de bico batido também é ótimo. Melhor só se for com tahine e azeite!

#7 Marcella on 05.04.11 at 2:48 pm

Adoroooo pao integral pela manha, fico satisfeita até o almoço
beijos!!!!!!

Deixe um comentário