Gamaia: A Concretização de um Sonho Esportivo e Empresarial

Quem já não pensou em largar tudo e tentar viver só de esportes? Quem nunca imaginou chutar o escritório, as papeladas e as reuniões e tentar unir a paixão pelos esportes com um negócio próprio? Pois é, algumas pessoas tentam e conseguem chegar lá! Abaixo você vai conhecer um pouquinho da história do Anderson e da Roberta, que criaram a Gamaia, loja de esportes do interior de São Paulo, que cresce e consegue se diferenciar neste mercado competitivo com conhecimento e qualidade no atendimento.

Transpirando.com:  Como começou a vida de vocês nos esportes de aventura? Foi algo desde a infância ou isso se expandiu com o tempo?

Roberta: Esporte sempre fez parte de nossas vidas desde a infância. Anderson sempre apaixonado por bike ganhou independência sobre duas rodas, eu adepta a todos as praticas que a idade permitia (balé, jazz, natação etc..). Aos 16 anos fiz meu primeiro curso de Mergulho Scuba e aos 19 meu primeiro salto de pára-quedas. A Adrenalina nesse fez parte de nossa essência como pessoas.

Transpirando.com:  Fizeram alguma aventura memorável ou viagem de bike mais longa? Qual foi?

Roberta: Temos em nossa história como casal muitas aventuras juntos, levei Anderson a seu 1º salto de pára-quedas e ele nos meus maiores downhill, juntos aprendemos wakeboard, rafting e iniciamos no mundo das corridas de aventura.

Porém em abril de 2010 conseguimos conciliar nossa agenda para uma viagem ao paraíso dos amantes por esportes; Nova Zelândia.

Uma vez no paraíso dos esporte, desfrutamos que tudo esse incrível pais podia nos oferecer: Hiking nos Glaciers, Heli-Bike (Deixados por um helicóptero no topo de uma montanha fizemos um downhill de quatro horas ate o ponto de encontro) Rafting, Bungy Jump em um dos maiores do mundo (137m), intervalo para as paisagens lindas e um rapel de 35m para dentro de uma caverna percorrendo por rafting por algumas horas e terminado com um bolder pela parede com água a 11C sobre nós. Foi simplemente demais.

Transpirando.com:  Muitas pessoas fazem esportes para ter uma vida mais saudável, outros fazem pelo prazer da aventura. Qual é o objetivo de vocês?

Roberta: Absolutamente ambos os motivos.

Transpirando.com:  E quando deu o clique em que vocês poderiam juntar a paixão com os esportes com um negócio? De quem foi a ideia?

Roberta: Em 2001, Anderson abandonou sua carreia em laboratório farmacêutico para montar seu próprio negócio, uma loja de bike. Dois anos após me mudei para São José dos Campos e o conheci quando fui comprar minha bike.

Junto com o amor a primeira vista os mesmos interesses cada dia nos unia mais e dois anos após nos conhecermos nos casamos e resolvemos desenvolver um projeto que atendesse pessoas como nós, amantes por esportes, novidades, variedade e atendimento; surge então a Gamaia.

Transpirando.com:  De onde veio o nome Gamaia?

Roberta: O nome Gamaia foi uma idéia do Anderson, é a junção dos nossos sobrenomes, Garcia e Maia.

Transpirando.com:  Quais foram as dificuldades iniciais para começar a Gamaia e qual é o maior desafio hoje?

Roberta: As duas maiores dificuldades foram a burocracia da prefeitura local e convencer os fornecedores que nosso projeto era idôneo e tinha futuro, algo vanguardista, arrojado e localizado no interior gerava certa desconfiança inicial por parte das marcas.

Transpirando.com:  Conte um pouco da estrutura das lojas, e como ela funciona. Sinto que nas grandes lojas de esporte faltam pessoas que vivem os esportes que vendem. Como isso funciona na Gamaia e como é o atendimento ao cliente?

Roberta: O nosso conceito é justamente esse, nós dizemos que não temos vendedores e sim consultores esportivos, pois quando um cliente visita nossa loja, um de nossos consultores irá orientá-lo sobre qual o melhor equipamento para cada situação justamente porque ele também é um praticante de tal esporte, inclusive, muitos de nossos colaboradores se unem para praticar juntos é isso é muito bom tanto para eles quando para a loja e os clientes, pois não temos apenas colaboradores e sim pessoas apaixonadas por esporte.

Transpirando.com:  Quais os planos futuros que tem para a Gamaia? Com todas estas lojas físicas e também venda pela Internet, acham que chegaram no topo? O que procuram ainda para o empreendimento?

Roberta: Acreditamos que não existe um topo, porém, sabemos que ainda estamos apenas no início e nosso objetivo é que a marca seja conhecida nacionalmente, nosso site é a porta de entrada para outras regiões.

Transpirando.com:  Como vocês veem o mercado de esportes, especialmente os de aventura, para os próximos anos?

Roberta: O mercado de esportes de aventura é de certa maneira delicado e depende de dois fatores muito importantes, que é a situação econômica do país, pois geralmente esportes do tipo costumam ter um valor elevado comparado a outros e também a estrutura que o governo pode proporcionar. Geralmente eventos de esportes de aventura carecem de estrutura e este é um dos principais pontos que nosso país pode melhorar.

Transpirando.com:  Gostariam de falar e compartilhar mais alguma coisa com os leitores do Transpirando.com?

Roberta: Agradecemos a todos por lerem nossa entrevista e pedimos para que, por mais que enfrentem dificuldades, não importam quais são, continuem praticando e apoiando o esporte que vocês mais gostam. O Brasil tem um futuro promissor tanto na área de esportes de aventura quanto em outros e só tende a crescer. Nós ainda estamos engatinhando perto do que podemos chegar. Em países desenvolvidos existe um mercado gigantesco e muito apoio do governo para que tudo aconteça. Para chegarmos neste nível precisamos de toda ajuda que pudermos, pois desta maneira, conseguiremos mais apoio das empresas, atrair mais patrocinadores e fazer com que nossos atletas brilhem mais e dêem o seu sangue tanto nas provas nacionais quanto de nível mundial.

1 comentário até agora ↓

#1 Aline on 08.07.11 at 6:33 pm

É um grande prazer e uma emocionante aventura trabalhar na Gamaia ! Estou a 4 anos na empresa e cada dia que passa sinto meu coração bater mais forte toda vez que vou trabalhar ! Obrigada por acreditarem neste projeto ! Muito sucesso ! BJS

Deixe um comentário