Pedal de 110km pela Serra dos Veados e Estrada do Tamanduá

Neste sábado fizemos um pedal muito legal, saindo de Curitiba e indo até a Estrada do Tamanduá. Fazia algum tempo que não andava uma distância grande, e desta vez foi de 110km! Pedal de gente grande!

Eu estava com preguiça na sexta à noite. A previsão não ajudava muito (frio e possibilidade de chuva), mas depois que eu vi a galera que ia, me animei. O pessoal sairia as 07:00h da matina e resolvi deixar para decidir na hora, isto se eu acordasse e se o tempo estivesse bom.

Fomos dormir tarde, perto das 00:30h, mas as 06:15h já havia acordado naturamente. Levantei e o olhei para o céu, azul, e com um bonito sol. Não tinha jeito, a aventura me chamava. 🙂 Arrumei as coisas e saí pedalando até encontrar o pessoal no viaduto da Orleans. Estávamos em 8: Leandro, Du, Lyra, Luiz, Daniel, Glaucio e Ademir.

Da saída de Curitiba seguimos pela estrada em direção a Campo Magro. Um pouco depois do posto da polícia rodoviária meu pneu furou. Paramos eu e o Du para trocar e a câmera (nova) que coloquei também estava com problemas, vazando pelo bico. No final peguei uma câmera do Du e seguimos viagem.

Perto de Campo Magro encontramos o Luiz e o Lyra. Passamos pela cidade e entramos à esquerda em direção ao Bugre, passando por um mesmo trajeto que o Markito e eu já havíamos feito a um tempo atrás.

Do Bugre iniciamos a subida para o Segundo Planalto pela Serra dos Veados (que não vi). Quando chegamos no topo achei que faltava mais um bom tanto, mas estava enganado. Legal! A subida foi muito menos puxada do que eu achava.

De lá passamos pela Estrada do Tamandua, muito conhecida de outros pedais. O Rio das Mortes, que era muito legal, agora tem uma ponte, que tirou todo o seu charme. Uma pena 🙁

Seguimos pela estrada e chegamos em São Luiz do Purunã, bem no posto na entrada da cidade. Paramos para um almoço merecido e bem servido. No meio do almoço um cara apareceu para contar a sua história de 18 anos de pedal para pagar uma promessa.

Depois de um bom almoço seguimos em direção ao pedágio e São Luiz e nos dividimos. Um pessoal resolveu voltar dali mesmo e o Leandro, Du, Daniel e eu seguimos até o Cristo do Purunã. Eu nunca tinha ido até lá e gostei bastante. O visual é fantástico, dando para ver Curitiba e, em dias bem abertos, até a Serra do Mar. No Cristo me pareceu possível decolar de Parapente. Tenho que falar com o pessoal do voo.

Do Cristo seguimos por uma estradinha secundária, caindo mais para frente na BR. Dali até Curitiba foram mais uns 35 quilômetros em um bom ritmo, ainda mais que já havíamos pedalado mais de 80km. Minha suspensão estava travada e não pude aproveitar nenhuma descida nas estradas de terra. Já tinha esquecido como é duro descer estradinhas assim sem uma suspensão. 🙁

Nos despedimos na entrada de Santa Felicidade, onde segui para a minha casa. O pedal foi longo, cansativo, mas muito legal. Fazia tempo que não fazia uma centúria (mais de 100km em um único pedal). Acho que senti mais de madrugada, durante o sono, do que no final do pedal. Poderia pedalar mais uns 30km sem problemas.

Resumo: pedal de Curitiba até São Luiz do Purunã, passando por Campo Largo, Bugre, Serra dos Veados, Rio das Mortes, Estrada do Tamanduá, São Luiz, Cristo, com volta por Campo Magro. Meu ciclocomputador marcou 110km e a velocidade média foi de 19km, muito boa para um pedal longo assim. Saímos as 07:30h e voltamos pelas 16:00h.

Outros relatos: Leandro e Luiz.

8 comentários ↓

#1 danielghiraldi on 03.01.10 at 9:48 am

Cara show de bola esse pedal.
Engraçado eu indo embora tive a mesma sensação sua, de poder pedalar mais, so que chegando em casa, dopo do banho e de comer algo, ficava fritando de um lado ao outro sem conseguir descansar, acho que estava com muita adrenalina ainda rs
Depois de umas 2h e meia que consegui tirar uma bela pestana…
Até o proximo a limeira

#2 Renato on 03.01.10 at 9:49 am

Lendo o relato fiquei triste por não ter ido. Mas, logo estarei aí, fazendo número!

#3 du on 03.01.10 at 10:15 am

Boa! Muito bom o pedal galera, altamente recomendável.
A foto aérea do Viaduto do Orleans ficou inovadora! heheh. Abraços!

#4 Luiz on 03.01.10 at 6:02 pm

Eu também achei essa subida da Serra dos Veados bem tranquila. Como é tranquila, na próxima vez a gente pode subir por ali, ir até o pedágio pelo Thalia e descer pela Faxina. Pedalzão esse!

#5 Paulinha Beck on 03.02.10 at 12:15 am

Parabéns Ro e tchurma!! Fazia tempo q não entrava por aqui e fiquei impressionada com os muitos rolés de bikes de vocês!! Parabéns!!
eu to dando os meus de leve aqui em floripa também… e me lembrei do site hj. quem sabe daqui um tempo eu não ganho um preparo??

serve de inspiração!

#6 george on 03.02.10 at 10:41 am

Nessas horas sinto uma puta falta da minha bike… Bela trip, belas imagens!

#7 Ana Bellé on 03.02.10 at 10:30 pm

Ai, ai, ai….. Que delícia! Pra encarar só treinando…… Quem sabe na próxima.

#8 Christian on 07.18.12 at 3:06 pm

Olá pessoal, muito bacana o pedal de vocês e fiquei interessado no trajeto. Estou querendo sair até Porto Amazonas neste sábado daqui de Curitiba, minha ideia principal era ir pela BR, mas acho muito perigoso, até São Luiz do Purunã poderia pegar esse caminhos que vocês fizeram, se tiver como poderiam me passar a rota ou alguns pontos para eu poder me localizar ? Ficaria muito grato e se alguém quiser ir junto, vambora. A volta eu garanto de caminhonete, pelo menos 3 passageiros e varias bikes podem vir, pois voltarei de Ranger ! Um abraço, Christian

Deixe um comentário