Arthur e Chiquinho: A Superação Através da Dedicação de Dois Irmãos

Quando filmei o Leonardo correndo descalço a Maratona de Curitiba, encontrei muitas pessoas superando seus próprios desafios. Pessoas sofrendo visivelmente, andando, cadeirantes e até cegos. Mas quem me chamou muita atenção foi uma dupla onde um corria e empurrava o outro numa cadeira de rodas especial, adaptada. Conversei com eles e filmei-os nos primeiros quilômetros da maratona. Perto do final nos encontramos novamente.

Depois de um tempo recebi um comentário do Chiquinho e trocamos alguns emails. A poucos meses atrás retomamos o contato e pedi uma entrevista, para mostrar a força e a dedicação destes dois queridos irmãos: Arthur e Chiquinho, uma lição de vida!

Transpirando.com: Contem um pouco sobre vocês, idade, onde trabalham, tempo de esporte e o que praticam.

Arthur: Nascimento: 26/05/63, formado e pós-graduado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em desenvolvimento humano pela UDESC-CEFID (acesse no site da UDESC: “exercício físico de longa duração melhora a qualidade de vida), dissertação de mestrado”. Leciono em um curso pré-vestibular de Florianópolis e no ensino médio. Meu relacionamento com o esporte de rendimento vem da adolescência, até 2003 me dediquei ao iatismo e a partir de  2004 iniciei no triatlon de longa de distância. Participei dos últimos 7 ironmans de Florianópolis, tendo como melhor tempo 10h22min.

Chiquinho: nasci em Florianópolis em 02/06/1967 e sou portador de necessidades especiais (escoliose acentuada, isto é, severa deformidade da coluna vertebral), para-atleta da modalidade da vela (iatismo) e integrante da equipe catarinense paraolímpica; pratico a vela desde 1978. Sou professor de História de curso pré-vestibular e Coordenador de Paradesporto da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis. Acompanho meu  irmão Arthur no Triatlon (Iron Man) desde 2004.

Transpirando.com: O que os motivou a fazerem provas de longa duração? Quem teve a ideia?

Arthur: Em 2003, assisti pela primeira vez uma prova de ironman em Florianópolis e despertei para a possibilidade de participar. Foi o que fiz no ano seguinte, por puro desafio e superação. Nesse ano, meu tempo foi 12h08min.

Chiquinho: A motivação pelo Triatlon veio  ao ver meu irmão competindo.

Transpirando.com: A história de vocês guarda uma grande semelhança com o Team Hoyt. Tiveram alguma influência deles?

Arthur: Logo no início quando passei a treinar para o ironman, meu treinador indicou o vídeo dos Hoyt que sem dúvida sempre me serviu de bom exemplo a seguir.

Chiquinho: Como professor de pré-vestibular uso as imagens da dupla americana em aula de motivação dos alunos e me senti entusiasmado em realizar o mesmo feito (minha lesão física é muito inferior ao de Hoyt). Encontrei no Arthur total cumplicidade quando ele aceitou em me levar para fazer junto a ele a etapa brasileira do Iron Man.

Transpirando.com: Como é o esquema de treinos de vocês? Sempre treinam juntos ou só de vez em quando? Existe algum treinamento específico?

Arthur: O meu treinamento de triatlon de longa distância sempre foi orientado por Roberto Lemos (Ironmind) e o de natação especificamente por Gustavo Pinto (Diretor técnico da FETRISC). Natação: 5 vezes por semana, corrida: 3 vezes por semana sendo 1 rodando, o outro dando tiro e o outro longo, ciclismo: 3 vezes por semana sendo 1 girando 70 km, o outro girando e dando tiro 80 km e 1 longo de 110 km. Aos sábados, treino de transição geralmente 2km nadando, 60km pedalando e 10km correndo. Eu adapto um dos treinos de cada modalidade para treinar junto com Hudson (Chiquinho, como gosta de ser chamado).

Chiquinho: Procuro na verdade me adaptar aos treinamentos do Arthur uma vez que o MOTOR dessa história toda é ele. Contribuo na orientação dele ao longo da prova e na criação e melhorias dos equipamentos que usamos.

Transpirando.com: De que provas participaram até agora? Qual foi a mais difícil? Por que?

Arthur: Maratona 2009 em Curitiba com tempo de 3h28min (conferir),  meia maratona de Florianópolis em 2010 com tempo de 1h31min, Track e Field série Run Florianópolis 10 km com tempo de 39min, natação: travessia Lagoa do Peri 3 km (travessias.com) com tempo de 56min, revezamento  da volta da Ilha de Anhatomirim – Florianópolis 1,3 km (travessias.com/reveza10) com tempo de 26min. Obs: os treinos longos de bike, temos como objetivo manter uma média de 30km/h, dessa forma fechamos geralmente 90km com o tempo de 3h24min (média 29 km/h). Dia 21/11, faremos a maratona de Curitiba e o objetivo é correr a 4,40 min/km.

Chiquinho: As mesmas já citadas pelo Arthur.

Transpirando.com: Durante as provas que vocês participam como é a interação entre vocês dois? Existe algum líder? O que vocês conversam?

Arthur: Planejamos antes da competição as estratégias a serem usadas durante o percurso, por isso na natação trocamos olhares e gestos. Durante a corrida, dialogamos para ajustar a posição do Hudson no sentido de acelerar ou aliviar a cadeira. O mesmo acontece no ciclismo. Aqui cabe ao Hudson, inclusive a cada 30 min, passar a alimentação na forma de gel, barra ou as garrafinhas com líquido. No entanto, a maior parte do tempo estamos tão integrados que acredito que predomina sempre muito mais a concentração.

Chiquinho: A troca de informações é constante. Não me sinto um mero acompanhante e procuro motivar o Arthur a todo o momento. Acredito que é durante uma prova que chegamos a plenitude do que é ser IRMÃO. Completamo-nos, nos esforçamos, nos emocionamos, enfim, mesmo sendo dois corpos, vivemos numa mesma alma.

Transpirando.com: Eu soube que vocês pretendem participar no Iron Man de 2011. Como está a preparação e as expectativas para esta prova. O que vocês consideram que vai ser mais difícil?

Arthur: Mais do que expectativa , temos determinação para executarmos nosso objetivo que é concluir em 12h o Ironman 2011.  Pra isso, mais do que treinar diariamente e manter permanentemente a motivação, ainda precisamos convencer as instituições envolvidas que não somos aventureiros e a justificativa está nas minhas 7 participações em ironman. Mais do que isso, no meu estudo de mestrado, 2007-2010, sobre Qualidade de Vida de Triatletas de Longa Distância, usando o protocolo WHOQOL-100-OMS, acesse : UDESC-CEFID,  “exercício físico de longa duração melhora a qualidade de vida”. O “desafio ironman em dupla” surgiu na minha chegada do Ironman 2009, quando meu irmão argumentou que gostaria de um dia fazer a prova, porém sua deficiência (escoleose acentuada) sempre seria uma limitação, o que me sensibilizou e despertou dentro de mim a possibilidade de contribuir para que ele realizasse o seu grande sonho.

Chiquinho: Nossos equipamentos e treinamentos já nos deram a certeza de que nosso sonho é plenamente realizável. Não é uma aventura de dois irmãos loucos. Por incrível que pareça nosso maior desafio é conseguir a permissão de realizar o Iron Man 2011 e provar que é possível transformar sonhos em realidade.

Transpirando.com: Todos precisamos de objetivos, seja na vida pessoal ou profissional. Quais são os seus?

Arthur: Meu objetivo de vida é sempre ser feliz, vivendo e promovendo o bem estar e profissionalmente espero ter lucidez para continuar lecionando e convivendo harmoniosamente com os jovens.

Chiquinho: Através dessa prova de longa duração quero mostrar que independente da forma é possível um portador de necessidades especiais, realizar um Iron Man. Alguns inclusive o realizam com suas próprias forças. Quero como educador, resgatar um valor social que vem com o tempo se perdendo que é a cumplicidade, a união entre irmãos. Mostrar que a união, o respeito, a cumplicidade é a mola mestra para a superação de desafios.

Transpirando.com: Vocês têm algum patrocínio? Aproveitem este espaço e façam a sua propaganda!

Arthur: Não contamos com nenhum tipo de apoio para desenvolver esse projeto denominado “Desafio Ironman em Dupla“. Até agora todo o investimento em saúde, treinamento, equipamento, nutrição, inscrições, são particulares.

Chiquinho: Até esse momento não. Acredito que foi até bom, pois nos tornamos os únicos responsáveis por sua execução e resultado. Futuramente se alguma empresa ou órgão estatal entender a mensagem que queremos passar (união, respeito, superação…) poderá agregar sua marca ao nosso projeto.

Transpirando.com: Algum comentário final para os leitores do Transpirando.com?

Arthur: Amigo, através do esporte nos encontramos na maratona de Curitiba. O esporte  propicia sempre algo de bom para nossas vidas, como, por exemplo, estar contando desde já com seu apoio, por isso devo antecipadamente lhe agradecer pelo interesse de divulgar o projeto Ironman em dupla. Grande abraço e saúde!
Chiquinho: Ao desenvolver o Projeto Iron Man em dupla, pude perceber que nossos sonhos e desejos são realizáveis. Se for preciso, podemos efetuar algumas adaptações como foi o nosso caso. Abrir mão de realizá-los, jamais. E foi assim ao longo de minha vida que percebi o quanto o músico Gonzaguinha foi feliz ao afirmar: “viver é não ter a vergonha de ser feliz”.

Comments

  1. Grande entrevista! Parabéns, Guerreiros! Muita sorte neste novo desafio do Ironman!

  2. Chiquinho says:

    Obrigado pela divulgação de nosso projeto.
    Atitudes como essa nos enche de força para continuar realizando nossos objetivos.
    Até o próximo encontro.

  3. Patricia says:

    Entrevista muito boa! Essa dupla tem garra, atitude e não vai desistir fácil. Eu acredito muito neles!
    Parabéns ao entrevistador e aos atletas.
    Um abraço a todos.

  4. Pessoal, muito legal a entrevista. Parabéns pela iniciativa. Quanto aos dois, Arthur e chiquinho, nossos queridos amigos: obrigada pelo bom exemplo!
    Espero que vocês inspirem muitas pessoas! Vamos torcer para que o projeto dê certo, mas é muito bom curtir o processo! E por isso, já está valendo a pena!
    Grande abraço, estamos torcendo muito por vocês!

  5. Gabriel Viana Moreira says:

    é isso ai professores
    já tive o prazer de ter aula com os dois professores
    agora tenho com apenas um, muito bons no que fazem!
    exemplos de vida

  6. Osmar says:

    Simplesmente fantástica a entrevista e a força de vontade do Arthur e do Chiquinho.
    Força, desistir nunca.
    Forte abraço

  7. Parabéns, ótima entrevista..

    Só de ler já da uma baita motivação para treinar!!!
    Parabéns pelo site, muito bom!

    abraço

  8. Xampa says:

    Que historia !!! Muito legal.
    Esses são brothers de verdade.
    Parabens a dupla.

  9. Celinho says:

    Meus amigos Arthur e Chiquinho, parabéns pela dedicação !!!

  10. Gustavo says:

    Parabéns, não só pela entrevista mas pelo que fazem.
    É isso ai atitude.
    Ironman de 2011 é de vocês!

  11. felipe says:

    Parabens Arthur e Chiquiinho.
    Arthur, fui seu aluno em 1993. Hoje sou cirurgiao vascular e faco provas mais curtas de TT.
    Encontro vcs no IM 2012!!!

  12. Ana Tuyama says:

    Parabéns ao Transpirando.com por mostrar esse exemplo de vida dos professores. Parabéns ao Authur e Chiquinho pela luta e lição de vida!
    Vou ver o video e divulgar aos meus contatos.

  13. […] os dois irmãos Arthur e Chiquinho de Florianópolis que correm juntos nas maratonas pelo Brasil. Um exemplo de companheirismo e dedicação. Sem […]

  14. Patricia says:

    Muito obrigado pelo apoio, sua divulgação tem sido muito importante para o projeto Ironman em Dupla (Arthur e Chiquinho).

  15. Anderson Ulbrich says:

    Grande Arthur, a sua iniciativa é grandiosa e não tem nada que pague neste mundo.
    Isto é um grande incentivo para os demais atletas reaizarem no dia a dia, a superação maior que é fazer um irmão ou ente querido.
    Do seu grande amigo e doutorando da UDESC (para voce lembrar)
    Anderson

  16. Simplesmente D+ e emocionante, hoje quando estava fotografando o IronMan 2011 não havia reconhecido o Arthur e, agora arquivando as fotos é que vi que era o Grande Professor e Mestre Arthur. Fiquei ainda mais emocionado e contente com esta superação. Parabéns Arthur e Chiquinho, vocês são GRANDES VENCEDORES!!

  17. Jose says:

    Enche-me de orgulho enxergar dois brasileiros tão nobres, com a mais bela de todas as cumplicidades : a fraternal!
    APlausos de pé!

  18. izabella Crepaldi says:

    ADOREI, mt bom. Já tive aula contigo mais nunca participei desses teus projetos, estão de parabéns!! *-*

  19. Philipe says:

    Grandes professores. O Arthur um homem de aço, o Chiquinho um teimoso exemplar, com mais amor pela vida que a maioria de nós.

  20. […] 10 encontrei o Arthur e o Chiquinho. Chiquinho é um cadeirante, e Arthur um atleta de larga data. http://transpirando.com/2010/10/22/arthur-e-chiquinho-a-superacao-atraves-da-dedicacao-de-dois-irmao… . Eles são irmãos e participam juntos da prova. Arthur leva Chiquinho pras corridas, e não […]

  21. […] em Floripa temos um caso igual, os irmão Arthur e Chiquinho (ler matéria) que completaram inúmeras provas e em 2011 fizeram o […]

  22. Q interesante! Eu olhe el artigo este e seu de um caso en Estados Unidos que un pai compite con su filho con cerebral pulsy, cuadriparexia espástica.
    Sigue adelante Arthur e Chiquinho ! E este teamhoyt.com