Correndo Descalço a Maratona de Curitiba

Você já pensou em correr uma maratona?

E se fosse para correr descalço?

Pois é, meu amigo Leonardo Liporati, que eu já entrevistei por aqui, resolveu correr a sua primeira maratona, descalço, aqui em Curitiba. E eu tive a honra de filmar todo o seu desafio!

A coisa toda ocorreu meio que às pressas, pois eu não havia me programado. Na sexta à noite recebi um email do Leonardo dizendo que viria correr a maratona aqui na cidade. No sábado nos encontramos e aproveitei para ter uma aulinha de corrida descalço. Ele corre a mais de quatro anos e tinha muito a ensinar.

Durante a corrida tive a ideia de filmá-lo na maratona. Como a previsão era chuva, não dei certeza e levei-o para o hotel. De noite consultei a previsão do tempo várias vezes e decidi que iria. Sabia que iria me arrepender muito se não fosse! 🙂

Acordei as 06:00h da matina, peguei a bike e parti para o Centro Cívico, local da largada. Lá encontrei vários amigos, como o Minduim, Billy, o pessoal da BPM, Xupisco (que iria fazer a sua primeira) e até o Gregory, amigo das antigas que não via a anos! Há, também via a Ana Eliza, o Mauro (Waikiki) e mais uma porção de outros que agora não me recordo. Esta família dos esportes é realmente grande! 🙂

E quem tem curiosidade para ver como ficou o pé dele depois da prova, é só olhar a foto abaixo. Notem que ele está vermelho, e só. Nada de cortes, nada de machucados ou bolhas. Só um pé que correu 42 quilômetros. 🙂

Correr descalço é realmente uma coisa fantástica, que exige um treinamento de vários anos para quem se habilitar. Mas esta não foi a única superação que vi na maratona de Curitiba. Tinha muitos de cadeira de rodas, pessoas cegas e várias outras de idade avançada.

Veja abaixo um pequeno depoimento do Leonardo:

Nunca corri uma maratona com tênis para comparar se é melhor ou pior mas vamos a dificuldades do descalço. O mais difícil foram as solas que ficaram bastante sensíveis na última hora de prova, talvez pelo calor talvez pelo grande número de ruas com aquele asfalto “choquito”, talvez pela combinação dos dois.

No início o asfalto grosso não foi um problema mas no final tive que reduzir o tamanho e a velocidade das passadas para aguentar. Talvez o uso de uma Vibram Five Fingers do Km 30 em diante, pudesse melhorar meu tempo de prova. É algo a tentar. Do ponto de vista físico teve o cansaço que imagino todos os maratonistas sentem.

Quanto ao dia seguinte, é comum os maratonistas ficarem todos “duros”, “travados” por 2 dias. Estou com algumas dores musculares mas não estou “travado”. Não sei se só pelo descalço ou pela massagem. Após o banho no hotel me massageei bastante procurando os pontos doloridos. Estava “duro” ao chegar ao hotel mas à tarde já havia melhorado inclusive fiz uma visita ao Museu do Olho. Me massageei ontem noite novamente e hoje pela manhã.

Acho que correr uma maratona é sofrido seja descalço, seja calçado. Já tinha notado nos treinos que lá pelo Km 25 o corpo diz pro cerébro: chega, já cansei, mas como você é quem manda eu continuo mas vamos acabar todo doídos.

Alguns dados da corrida do Leonardo:

  • Tempo total – 3:48:40
  • Pace – 5:25 min/km – 8:44 min/milha
  • Faixa etária 40 a 44 anos – 93 de 277
  • Geral masculino – 556 de 1634
  • descalço! 🙂

Na maratona correu tudo bem e acho que consegui fazer uma boa filmagem. O grande problema é chegar em casa e ter que editar todo o material bruto. Este vídeo demorou mais de seis horas para ficar legal. Então pelo menos vejam ele com muito carinho! Ainda mais que está em HD (720p)!!

Gostou deste vídeo? Veja também os outros que já produzi.

Gostou do vídeo? Ajude a divulgá-lo, passando o endereço do blog para os seus conhecidos!!

Gostaria de ter filmada a sua maratona ou evento esportivo deste mesmo jeito? Entre em contato!

Que o vídeo lhe sirva de incentivo quando ficar com preguiça de treinar.

38 comentários ↓

#1 Fabrício Souza on 11.23.09 at 7:30 pm

Só tenho uma coisa a dizer… isto não é pra qualquer um, correr 42 km descalços.

#2 randy on 11.23.09 at 7:34 pm

Parabéns pelo post e disposição em documentar mais esse evento. Não vi o video ainda, pois aqui no serviço não deixo. Chegando em casa, olharei com o devido carinho! Acho que voltarei a correr.

[]’s

randy

#3 Jorge Cequeira on 11.23.09 at 7:48 pm

Caracas Rodrigo vc deu um show de maestria apoiando o Leornado na Maratona de Curitiba. Vc me fez lembrar esta maratona quando eu corri em 2004, pois é nela que eu detenho o meu recorde em maratonas, showww de bola também vc entrevistando os outros atletas, ahhh logo quando é dada a largada e vc filma o Leonardo tem um corredor correndo ao lado dele de camiseta branca e laranja que corre comigo aqui no Rio na Equipe Acoruja, Parabéns cara!!!
Pois os atletas que correram a Maratona de Curitiba naõ tem o que reclamar do tempo pois vi que vc filmou e estava marcando no termômetro 28º, pois ontem eu fiz um treino longo de 45k com a temperatura de 34º muito quente. Quanto a correr descalço este Leonardo é fera mesmo, parabéns também a ele.

Boa semana camarada.

Um abraço.

#4 Leonardo "pes descalços" on 11.23.09 at 8:15 pm

Eu é quem tive a honra de ser filmado pelo Rodrigo!
Como diria a Mastercard, ser filmado na maratona pelo Rodrigo “não tem preço”. Completar uma maratona assim fica fácil.

Muitíssimo obrigado pela recepção VIP e tudo mais!!!

#5 Luiz on 11.23.09 at 8:24 pm

Parabéns Rodrigo pelo video e parabéns Leonardo! 3h48′ descalço é realmente um feito.

Luiz

#6 Felipe on 11.23.09 at 10:13 pm

Ficou muito bom o vídeo! Que bom que você conseguiu hospedar! Correr mais de 40km descalço deve exigir mesmo muito preparo.

Tinha um pessoal dos nossos amigos nerds que queriam se inscrever para a caminhada, mas acabou não dando certo. Quem sabe no ano que vem. 🙂

#7 Correndo Descalço a Maratona de Curitiba | Alessandrolândia on 11.23.09 at 10:55 pm

[…] Correndo Descalço a Maratona de Curitiba – Um exemplo de auto-superação documentado por uma amigo meu Tags: auto-superação, corrida, curitiba, descalço, esportes, fotos, maratona, vídeos 23/11/09 | 18:00 | (0) Comente! […]

#8 Ryan on 11.23.09 at 11:59 pm

Me permite poner mis pensamientos in Espanol? No se como hablar Portugues, y Espanol es mas similar que Ingles.

Felicitades grandes en su exito de correr esta Maratona descalso. Yo tambien corro descalso, pero todavia no he corrido una Maratona. Quiero hacerlo un dia. Tu eres inspiracion para mi! Buena suerte en sus futuras adventuras.

#9 Lia Campos on 11.24.09 at 7:07 am

Muito bom o vídeo! Parabéns!
Legal rever as ruas, as pessoas, o trajeto por onde corri minha 1a. maratona.
E o Leonardo passou por mim!

#10 Paulo on 11.24.09 at 7:40 am

Parabéns Leonardo e Rodrigo, o Leonardo me passou bem no final ele foi muito bem, valeu ver a filmagem (está muito legal) é muito bom rever a prova assim.
Deu até vontade de correr descalço!

#11 xampa on 11.24.09 at 8:19 am

mandou bem !!!! muito legal esse encontro e a corrida.

#12 Yara Achôa on 11.24.09 at 8:58 am

Muito, mas muito legal o vídeo, a coragem de correr descalço, a ideia de gravar, a parceria de acompanhar o amigo. Parabéns a vocês! Corri a Maratona e sei o quanto foi difícil.
Beijo
Yara Achôa

#13 julio cesar on 11.24.09 at 9:08 am

Parabéns a todos que participaram da maratona, é bom saber que esse tipo de esporte, mostra que qualquer pessoa pode superar seus limites!

#14 Marildo Nascimento on 11.24.09 at 9:25 am

Cara é muito bacana ver esse pessoal todo correndo e dizendo que corre por que isso faz bem e traz benefícios. Legal ficar sabendo que o pessoal está preocupado com saúde, num país em que isso não é levado muito a sério pelas autoridades.
Quanto aos amigos Leonardo e Rodrigo é muito bonito ver o que a amizade faz…é isso que traz importância a nossa vida.
Bem quanto a correr descalço… acho que é coisa de doido…risos mas respeito o amigo que com certeza já faz isso há algum tempo e deve treinar muito para acostumar a sola do pé a passar por essas aventuras…risos
Parabéns pois correr uma Maratona de tênis é dificil demais sem ele nem consigo imaginar como seja… só mesmo assistindo ao vídeo para acreditar!
Um grande abraço

#15 du on 11.24.09 at 12:04 pm

” Bem Amigos da Rede Globo, estamos aqui direto da Maratona de Curitiba acompanhando a incrível história de Leonardo…. ”

O cara tá virando especialista em reportagens onboard!!! Tá convidado pra próxima expedição! seja lá qual for!

Parabens! (aos dois), fica uma sugestão, no próximo pedal alguém ir pedalar descalço!

#16 JOKA on 11.24.09 at 1:00 pm

Ja vi umas 8 vzs o mesmo cara correr os 42.195km descalço aqui em Sp…rsrsrs Mui Loko !!! Ano que vem ele deve ir novamente kkkkkk

#17 Mildo Jr on 11.24.09 at 2:14 pm

cara,, pago um picolé pro cara quando encontrá-lo ,, pqp

😀 quero ver se ano que vem faço,, mas com uns 5 tenis,,

hehehehehhe

#18 Eduardo Acacio on 11.24.09 at 2:46 pm

Meu Deus … o cara é uma fera … resistência pura !!!
Nós meros mortais quando terminamos um prova sentimos os pés e os calcanhares latejar … imagina correr descalço !!!

PARABÉNS SUPER VIDEO …

http://porqueeucorro.blogspot.com/

#19 Xupisco on 11.24.09 at 7:45 pm

Digãooooo o cara é fera eu fiz a prova em uma hora a mais que o cara é de tenis pqp, leonardo foi um prazer te conhecer e cara show de bola o seu feito parabéns.
Caras como você que me inspiram para correr cada vez mais.
Abraço a voces dois.
Xupisco.

#20 Catatau on 11.24.09 at 7:46 pm

Legal! Belo exemplo a ser seguido, na linha de Abebe Bikila!

#21 Ricardo Paro (Cuiabá) on 11.25.09 at 12:14 pm

Tive a oportunidade de tomar café com o Leonardo no hotel, antes da Maratona, fomos juntos pra largada, mas quando o vi descalço… Não precisa comentar, Parabéns Leonardo e Rodrigo pelo blog.
É nóis, direto de Cuiabá para o Transpirando !!

#22 Marco Aurelio on 11.25.09 at 2:37 pm

Valeu a cobertura Rodrigo, show.
Qto ao Lenoardo, o cara é 10. Completar uma maratona já não é para qquer um, agora fazer descalço, putz,…..
Tive a oportunidade de conversar com ele um pouco antes da largada, e a sua simplicidade me chamou a atenção. Parabéns.
Abraços,

#23 Chiquinho on 11.25.09 at 3:35 pm

Rodrigo parabéns a você pela cobertura da Maratona de Curitiba e também ao maratonista Leonardo por sua conquista.
Obrigado também pela carona na matéria Correndo Descalço na Maratona pois somos os irmãos que você entrevistou onde o Arthur me empurrou pelos 42 km. da prova em uma cadeira de rodas sendo inclusive os dois últimos quilômetros com um dos pneus furados, mas conseguimos completar a maratona um pouquinho atrás do Leonardo com 3 horas e 52 minutos.
Obrigado e parabéns a todos e em especial ao meu irmão Arthur que me proporcionou tamanha emoção.

#24 Aimar Marinho on 11.25.09 at 8:12 pm

Que video lindo. O VJ se superou mais uma vez. Não vão ser microfissuras que vão tirá-lo do ar.
Parabéns ao Leonardo. INCRÍVEL o seu feito!
To espalhando pelo mundo o site.
Valeu!

#25 Cláudio -Uberlândia-MG on 11.25.09 at 10:26 pm

Leonardo, já corri duas maratonas. Tenho a sensação de ter sofrido mais vendo você correr descalço.
Parabéns, mas na próxima, vá de tenis…Grande abraço.

#26 Leonardo "pes descalços" on 11.26.09 at 5:04 pm

Obrigado a todos pelos elogios!!!

Oi Ricardo (de Cuiabá) o prazer tb foi meu de ter tomado café com vc no hotel. Parabéns por sua conquista!

Parabéns Chiquinho e Arthur por terem completado o desafio. Trocamos de posição várias vezes durante a prova, por isto, o Rodrigo tb os pode filmar bastante. Pena que o pneu furou e vcs ficaram um pouco para trás no finalzinho. Vcs são outro exemplo de motivação neste vídeo, como são a cadeirante e o deficiente visual.

Aos ainda incrédulos como o Mildo e o Claúdio, para mim descalço é bem mais fácil do que com tênis. Acredito que para muitas outras pessoas também seja, elas só não sabem disto ainda. Tirem o tênis e venham correm com a gente, se não gostarem basta calçá-los de novo. 😛

Parabéns tb para a Lia, Paulo, Yara, Xupisco, Marco Aurélio e alguém mais que eu tenha esquecido por terem feito a prova. Completar de tênis é bem mais difícil com já disse para o Claúdio e o Mildo. rsrsrs

Um abraço a todos, quem sabe nos encontramos em outra por este Brasil afora!

#27 Marcos Viana "Pinguim" on 11.27.09 at 10:59 am

Olá Rodrigo !

Parabens você fez uma filmagem espetacular, digna de ser transmitida em qualquer canal de televisão.

Parabenizo o grande feito do Leonardo que tem um grande significado, além fazer um belo de um boicote na lucrativa industria internacional de tênis que atualmente nos “força” psicologicamente a comprar tênis de “quase” R$1000,00.

Veja este artigo sobre o Campeão Olimpico Abebe Bikila que correu descalço e ganhou a Maratona de Roma:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abebe_Bikila

Veja essa matéria da Contra Relógio que fala sobre o tema:
http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?Correr%20descal%E7o!%20passado%20ou%20futuro?.648

Veja minha matéria sobre a saida da Marca Joma do Brasil:
http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/11/saida-da-marca-espanhola-joma-do-brasil.html

Abraços !

Marcos Viana “Pinguim”
http://marcosvianapinguim.blogspot.com/
http://ultrapinguim.blogspot.com/
http://twitter.com/ultrapinguim

#28 Lia Campos on 11.27.09 at 7:40 pm

Oi Rodrigo,
como lhe prometi, segue a divulgação no site do Jornal O Povo, aqui de Fortaleza, no blog de Corridas de Rua, Tempo de Correr.
Dá uma olhada.
Lia
http://blog.opovo.com.br/tempodecorrer/

#29 Fabio on 12.01.09 at 11:25 am

Que honra aparecer no video, eu sabia que o Leonardo ia bem na corrida, acompanhei ele durante 2 km, do 4 ao 6 depois dei uma esticada, precisei parar no km 29 e ele firme e forte correndo descalso, e chegou a uma hora na minha frente hehe
parabéns

#30 edivaldo on 12.01.09 at 5:39 pm

Putss! cara vc é muito bom!
curitiba.
4h55
quai morri…
brigado pela visita em curita…

#31 Nilva on 12.02.09 at 9:39 am

Parabéns ao Leonardo pela Maratona que fez descalço grande menino e parabéns Rodrigo pelo carinho de fazer todo esse trabalho de filmagem. Voce é fantastico! Continue fazendo esse tipo de divugação so incentiva nos corredores.
Abraço
Nilva

#32 Edson on 12.08.09 at 6:08 pm

Rodrigo, só fui ver hoje a reportagem do “Leonardo pés descalços” e me arrependi de não ter visto antes.
Foi sensacional!!!
Pra mim que sou “metido” a corredor foi um pouco desmotivador já que usando tênis e sendo mais jovem que o Leonardo cheguei depois dele (hehehe – brincadeira). Parabéns Leonardo, foi muito motivador…
O vídeo ficou muito agradável e a abordagem geral que você fez da prova e dos participantes foi muito legal.
Valeu mesmo… Parabéns!!!

#33 Revista Contra-Relógio Traz Reportagem Sobre Corrida Descalço e Publica Foto do Transpirando.com — Transpirando.com on 03.24.10 at 10:05 am

[…] acabaram chamando-o de Leandro. A foto onde o Leonardo aparece é minha, e a tirei quando filmei-o correndo descalço a Maratona de Curitiba. No lado esquerdo da foto, bem na lombada da revista, dá para ver: Rodrigo Stulzer / […]

#34 200 Artigos e Algumas Estatísticas! — Transpirando.com on 07.30.10 at 9:58 am

[…] já foram vistos mais de 11.000 vezes!! Os campeões de visualização são: Nego do Asfalto, Correndo Descalço a Maratona de Curitiba, Corrida de Aventura de São José dos Pinhais, Castro Via Estrada do Cerne, Corrida de Aventura de […]

#35 Arthur on 08.13.10 at 9:37 pm

Rodrigo! Eu e meu irmão Chiquinho participamos da Maratona de Curitiba em novembro de 2009. Na época tu nos filmasse, eu estava empurrando a cadeira de rodas do meu irmão. Estamos com projeto de participar do Ironman de 2011, onde farei toda a prova levando meu irmão. Gostaria de pedir a sua autorização para pegar a parte do video em que nós aparecemos para apresentar no nosso projeto intutulado: IRONMAN EM DUPLA. SUPERAR LIMITES E ADVERSIDADES FÍSICAS.
Um grande abraço.
Arthur Pires

#36 Quer Ter um Vídeo Só Seu Correndo a Maratona de Curitiba? — Transpirando.com on 10.04.10 at 7:06 am

[…] Então saiba que você pode estar no lugar do Leonardo, sendo filmado durante todo o trajeto da Maratona de […]

#37 Arthur e Chiquinho: A Superação Através da Dedicação de Dois Irmãos — Transpirando.com on 10.22.10 at 7:02 am

[…] filmei o Leonardo correndo descalço a Maratona de Curitiba, encontrei muitas pessoas superando seus próprios desafios. Pessoas sofrendo visivelmente, […]

#38 Marilene on 09.29.11 at 5:17 pm

Pratico corrida, mas correr de pés descalços, que coragem…..

Deixe um comentário