Como Pedalar sem Dores na Bunda

Todo iniciante já deve ter passado pela situação de ficar com dor na bunda depois de andar de bicicleta por algumas horas seguidas. O corpo até que aguenta mais uns quilômetros ou uma subida, mas a bunda, coitada, já está fazendo bico. 🙂

Primeiro não adianta pensar que aquelas bermudas de ciclista são a solução para o seu problema. Na verdade elas ajudam um pouco, por serem acolchoadas, minimizando a dor causada pelas longas horas no pedal.

O que realmente funciona é a distribuição do peso pela bicicleta, como mostrado na foto do início deste artigo. O ideal é que você distribua o seu peso entre os pontos A, B e C, porque se sentar na bike com todo o seu peso no banco, você já sabe porque a sua bunda vai doer.

Tudo é uma questão de peso distribuído por uma área. No caso do iniciante temos, normalmente, quase todo o peso distribuído em uma área bem pequena (o banco diminuto da bicicleta).

E se em vez de colocar todo o seu peso no banco, você distribui-lo entre as mãos/guidão (A), os pés/pedais (B) e finalmente o banco (C)?  Há, deste jeito ficaria bem melhor! O peso distribuído entre estes três pontos minimiza a pressão sobre o banco, e consequentemente as dores na bunda.

Não dá para garantir o quanto de peso você conseguirá redistribuir, pois isso depende de treino e experiência. Mas garanto que na sua próxima pedalada o conforto irá aumentar significativamente.

Experimente deslocar o seu peso para frente ou para trás da bicicleta. Levante, deixando as pernas esticadas; sinta o peso do tronco nas mãos. Vá experimentando e notando como as mudanças do corpo em cima da bicicleta alteram a pressão no banco.

Teste várias posições e veja qual melhor se encaixa no seu estilo de pilotagem e tipo de bicicleta. Com o tempo e algumas horas pedalando, você conseguirá minimizar estas dores; um pouco por melhorar o seu posicionamento e outro tanto por já ter ficado calejado. Mas isso você só consegue com muitas horas de pedal, comendo poeira e suando nas subidas. 🙂

Esta dica veio de algumas discussões com o Marco, meu grande amigo de pedal, e tantas coisas mais. 🙂

9 comentários ↓

#1 Rafael Slonik on 04.15.09 at 2:44 pm

Questão de tempo pra não doer. No começo foi complicado, mas depois de umas semanas acabei acostumando e a bunda não dói mais. (ui)

Difícil escrever sobre o assunto sem malícia. huehuehue

#2 marco on 04.15.09 at 8:41 pm

Rodrigo, você também pode falar sobre o movimento dos pés no pedal, ele é circular formando quase uma força centrifuga e não vertical como a grande maioria das pessoas pensa.

#3 marco on 04.15.09 at 8:42 pm

Outra coisa é o joelho, as pessoas pedalam de perna aberta, parecem que querem ventilar o saco. o joelho deve estar fechado, alinhado com a largura do quadril.

#4 Sivuca on 04.15.09 at 11:31 pm

sim sim sim!! Foi o Marco que me ensinou essa na trip da Faxina!! Não maltrate sua bunda, maltrate a dos outros!

#5 Wladimir Azevedo on 04.16.09 at 4:28 pm

Excelente, post… muito boas as dicas… reforço a sugestão de escrever sobre a forma correta de pedalar.

Abcs
Wlad
http://vouevoltocorrendo.blogspot.com/

#6 Rene Ciclista on 07.30.09 at 8:40 am

Ao pedalar, o pé que está em cima chuta, e o que está embaixo, raspa (como se estivesse limpando barro das solas)

#7 Criação on 04.01.12 at 2:51 pm

Essa dor na bunda que me desanima de começar..preciso descançar uns 3 dias..rs

#8 rafael on 05.20.12 at 5:04 pm

olá, quando pedalo mais de uma hora, sindo dor nos ombros, na parte do lado descendo para o braço, seria pela altura do guidom, ou algo assim?

#9 Giovane on 06.12.12 at 4:01 am

Tb já sofri com estas dores e desisti de pedalar algumas vezes. Como tenho problemas de coluna (hérnia de disco) resolvi investir um pouco mais em um equipamento melhor e adquiri uma bike com suspensão nos garfo e no quadro, além de um selim um pouco mais largo, com sustentação de molas e preenchido com gel (marca Tito). A bike ficou muito confortável e as dores não aparecem mais.

Deixe um comentário