Okean Maré: Um Calçado Minimalista

A umas três semanas atrás recebi um Okean Maré para testar. Ao longo deste tempo usei-o em diversas situações para ter uma boa ideia como um calçado minimalista se comporta, seja no dia-a-dia ou em uma corrida, que é o que mais me interessa.

Para quem ainda não sabe do que se trata, o Okean Maré é uma espécie de sapatilha de neoprene com solado de borracha altamente flexível. A sua maior característica é o design, onde, ao invés do aspecto de um calçado comum, os dedos se integram ao formato do produto.

Esta onda de calçados minimalistas começou com as Vibram Five Fingers, mas já a algum tempo chegou ao Brasil através da Okean, fabricante nacional. Originalmente feito para se usar em esportes como a vela náutica, estes calçados entraram no gosto de vários corredores.

– O que? Corredores? Mas para correr não é necessário um bom tênis, com amortecimento?

Sim e não!

Existem correntes que chegaram à conclusão de que as lesões, na maioria dos corredores, são causadas pela forma errada de se correr (postura, pisada e toda a forma de biomecânica embutida nisso). E os tênis acabam sendo os vilões, pois eles têm muito amortecimento e, em muitos casos, ao invés de ajudar, prejudicam.

A questão aqui é que os pés, assim como várias outras partes do nosso corpo, tiveram milhões de anos de evolução, sendo considerados máquinas quase perfeitas. A adoção dos tênis de corrida com amortecimento só ocorreu a uns 30 anos, quando Bill Bowerman (co-fundador da Nike) defendeu a teoria do amortecimento e da pisada iniciada pelo calcanhar.

Deste jeito chegamos ao ponto em que tem-se um tênis com alto grau de amortecimento, mas que tira quase que todas as sensações de pisada que um pé descalço teria, se estivesse correndo. Assim, corre-se de qualquer jeito e acha-se que o tênis nos protegerá. Ledo engano! Com uma má postura só vamos ter cada mais lesões, tentando, cada vez mais, aumentar o amortecimento dos calçados.

Já a Okean maré segue outra linha. Os calçados minimalistas propõe-se somente a proteger os pés contra pedras, vidros ou qualquer outra coisa que possa cortar ou machucar. Nada mais que isso.

O resto fica por conta de milhões de anos de evolução. 🙂

– Você quer dizer então que um calçado sem amortecimento nenhum irá me proteger de lesões?

Não é exatamente isso, mas também é. 🙂

Sem uma proteção adicional de amortecimento, todo o corpo tem que se adaptar quando você tentar correr. Agora não é mais possível pisar com o calcanhar. Você terá que pisar com a parte da frente dos pés. As passadas serão mais curtas e o pé não irá se projetar tão para a frente, pousando logo abaixo da linha do corpo.

Tudo isso é algo natural, onde o seu corpo inteiro se adapta para lhe trazer o mínimo de risco com o máximo de desempenho. Resumindo: naturalmente você irá encontrar uma maneira de correr que seja saudável para os seus pés, joelhos, ligamentos e o resto do corpo.

Nestas três semanas usei o Okean Maré muitas vezes em casa para sentir como era. Posso dizer que parece que você não tem nada nos pés. A pisada muda de cara. O que toca primeiro o chão é a parte frontal dos pés, ou em alguns casos a planta inteira, mas nunca o calcanhar, onde não existe amortecimento algum.

O amortecimento se dá principalmente pela panturrilha, exatamente como amortecedores que vemos nos carros ou robôs de construção.

Fiz pelo menos duas corridas de 30 minutos cada uma. A primeira alternei entre corrida e caminhada, sentindo o calçado. Na segunda fiz todo o trajeto correndo.

A adaptação é simples, pois o seu corpo dita as regras. Tocar o chão? Só com a planta inteira do pé ou com a parte frontal. O corpo também fica mais ereto em decorrência da mudança no tipo da pisada. Os quadris também se projetam um pouco mais para a frente e toda a postura melhora. É o corpo trabalhando para se proteger.

E sabe de uma coisa? No final das contas todo este alinhamento corporal é o que os treinadores tanto tentam nos passar. O problema é que estamos protegidos pelos tênis de corrida, que não nos passam as sensações do solo, e nos tiram toda a habilidade para melhorar a postura.

Nestas corridas o que mais senti foi realmente a panturrilha. No segundo treino, fiquei com a panturrilha doendo por cinco dias. Aí que notei como não as utilizava nas corridas normais. Agora elas estavam realmente fazendo o trabalho para que foram projetadas: amortecer o impacto da passada no corpo.

Por isso que a evolução das minhas corridas com a Okean Maré terá que ser gradual. Os músculos que eu não usava por causa dos tênis de corrida estão fracos e precisam de tempo e treinos para se adaptarem. Não larguei os tênis, mas já mudei o meu tipo de pisada, mesmo quando corro com eles.

O meu objetivo atual é fazer uma corrida de 10km com elas, mas para isso vou ter que suar um pouco, fortalecendo as panturrilhas e adaptando os pés para um novo tipo de corrida, aquele que fazíamos quando éramos crianças, com os pés descalços nas ruas do nosso bairro.

Resumo: Calçado Minimalista Okean Maré
Para que serve: proteger os pés enquanto passa todas as sensações do terreno
Vantagens: retoma o jeito natural de se andar e correr
Desvantagem: adaptação necessita ser gradual
Onde Encontrar: Loja Virtual da Okean
Fabricante: Okean

21 comentários ↓

#1 Lex Blagus on 10.05.09 at 11:19 am

Mais um excelente artigo técnico. Minha namorada já tem uma em que usamos em esprtes aquáticos e eu já estou preparado para comprar uma para mim.

No site da Vibram Five Fingers eles estão chamando esta categoria de “barefooting”, algo como “andar descalço”. Ainda não experimentei, mas tenho certeza que a sensação é muito boa.

#2 Pedro H. Ribas Graczyk on 10.05.09 at 11:31 am

O negócio seria usar o calçado desde criança, assim não precisaria aprender a correr como antes.
Quanto pesa cada pé?

#3 Ricardo Brigato Scheicher on 10.07.09 at 8:35 pm

Olá Rodrigo, tudo bem? Na loja virtual, a descrição do produto diz que a utilização deve ser feita em areia ou água. Você conseguiria estivar a durabilidade desse produto em relação à um tênis comum? Obrigado.

#4 Rodrigo Stulzer on 10.07.09 at 10:05 pm

Olá Pedro!
Não sei quanto eles pesam, mas são muito leves.

Olá Ricardo!
Não consigo fazer uma estimativa em relação a um tênis comum, mas posso lhe dizer que o solado é bem resistente, apesar de ser muito maleável.

Com certeza é um calçado que vai durar alguns anos.

#5 Catatau on 10.16.09 at 10:39 am

Muito interessante ler um artigo que vai na contra-mão de todas as lojas especializadas.

Realmente acho estranho esse marketing dos amortecedores, acentuado de uns 10 anos para cá.

Não sou corredor, mas o artigo é empolgante e mostra que já temos muitas das condições para começar a correr.

#6 Joana Rocha on 10.23.09 at 11:10 am

Eu tenho um desses, pretinho. É muito confortável e realmente estranho quando se calça pela primeira vez. Inicialmente eu comprei para fazer trilhas pela água, em leitos de rio, mas descobri que são ótimos, também, para outras modalidades de aventura como rapel em positivo ou pequenas escaladas.
Com certeza é um “brinquedo” muito interessante!
Abs.

#7 regiz on 01.06.10 at 4:58 pm

gostaria de saber se esse calcado é para uma atividade de surf ou qual outro esporte aquatico.

qual o outro modelo que talves irão inventar nesse proxímo verão?

#8 Ana on 02.27.10 at 11:43 am

Eu tenho uma botinha Okean, não sei qual o modelo mas é super confortável e o solado, que à primeira vista parece frágil, não tem demonstrado o desgaste que eu esperava apesar de já ter usado muito ele (embora somente em ambiente urbano). Mas ainda vou experimentar outros modelos, pois o conforto diz tudo!

#9 Revista Contra-Relógio traz reportagem sobre Corrida Descalço e publica foto do Transpirando.com — Transpirando.com on 03.24.10 at 11:01 am

[…] cita, entre outros, o Okean Maré: calçado minimalista que também falei por aqui no artigo: Okean Maré: Um Calçado Minimalista. Eles também comentam sobre o ótimo livro: Born to […]

#10 Vibram Five Fingers Sprint e KSO Trek: Primeiras Impressões — Transpirando.com on 05.21.10 at 11:35 am

[…] primeira impressão que tive, comparando-as com a Okean Maré que tenho, é que as VFF são muito mais delicadas. Mesmo a KSO Trek, que é voltada mais para as […]

#11 cris on 08.01.10 at 4:02 pm

e não machuca o pé ? não faz bolhas ? serve para correr na areia da praia ?

#12 Rodrigo Stulzer on 08.01.10 at 7:17 pm

Oi Cris! Nunca machuquei o pé com o Okean, nem fiz bolhas. Na areia da praia também dá para usar, mas nunca fiz o teste.

#13 Fabio on 10.01.10 at 2:35 pm

Puxa, eu tinha comprado um Okean no começo do ano e gostei.

Agora que o neoprene estava rasgando fui comprar outro e descobri que o modelo foi descontinuado.

Será que foram processados pela Vibram?

#14 gutemberg on 03.08.11 at 8:39 pm

Tenho um okean maré há 2 anos mais ou menos,comprei para correr na areia fofa da praia.Usei muito e ainda encontra-se novissima. Hoje, tive uma lesão ligamentar no joelho direito,jogando bola,e só faço corridas na areia fofa. Corro +/_ uma hora. Além de proteger os pés contra areia quente e objetos perfuros cortantes,ajuda no reforço muscular dos membros inferiores, mobilidade e reforço das pequenas articulações dos pés e equilibrio por treinar em terrenos macios e irregulares. Estou super satsferito.

#15 patient54 on 03.12.11 at 4:31 pm

Minha OKEAN maré, cano alto, já tem 2 anos e é simplesmente indispensável à todas e quaisquer viagen q faço, sem mencionar o sucesso q faz quando apareço com ela.
Quem ainda não tem um par desses, tem q comprar. Prometo q se não gostar, EU te devolvo o q pagou em dobro.
Infelizmente não estou conseguindo comprar outro par, 43/44, preto, cano alto.
Se alguem souber onde encontro, me mande um e-mail.
Grato.

#16 Maryanna on 04.18.11 at 9:54 am

Essas sapatilhas okean é d+ eu comprei umas 15 esse
mes tenho uma para cada evento!
Vocês da okean estão de parabnéns pelos calçados

#17 Mauricio on 05.27.11 at 11:10 pm

Caro amigo patient54 a algum tempo vinha procurando uma sapatilha e comprei recente mente uma OKEAN Mare cano baixo poren nesta loja no shoping Igualtemi de Salvador tem uma preta cano alto por R$ 99,00 loja Wave Bach

#18 Lucio Alves on 08.21.11 at 4:09 pm

Tenho 02 sadálias tipo papete, sendo a primeira (preta) que ganhei de minha filha e a azul que adquiri no comércio. Quero comprar mais dessa marca para uso pessoal e de minha esposa e netos. Como que faço, pois não encontro no comércio? Lucio

#19 Loureci Fonseca on 08.26.11 at 12:12 am

Gostaria de saber como proceder para adquirir uma sapatilha OKEAN MARE, meu numero de calçado no Brasil e 39, favor informar o custo total e cores disponíveis para venda.

#20 quero saber qt custa on 02.07.12 at 10:28 pm

bom eu quero saber se tem dele no tamanho 39 na cor azul claro e qunato custa

#21 Jaylei Gonçalves on 08.14.12 at 7:05 pm

Ok, boa reportagem, porém, porque nenhum atleta de elite corre “descalço”…
Até entendo que a questão do patrocínio, talvez, viesse a influenciar correr descalço ou com um tênis de marca ,porém, se correr descalço fosse alguma vantagem, os atletas não fariam essa opção?

Deixe um comentário