Palestra Sobre Cicloturismo e Passeio Ciclístico na Escola Nova Geração

Na sexta passada finalmente fizemos a palestra sobre o Circuito Vale Europeu na escola do Natan. E para entrar no embalo juntamos com um passeio ciclístico com a turminha dele, no sábado. Se tem uma coisa que eu primo muito em tudo que faço com relação aos esportes, é a divulgação, e esta palestra e o passeio ajudaram nisso.

A ideia da palestra eu tive durante o Quinto Dia do Circuito Vale Europeu e veio como num passe de mágica. A Bel gostou e falamos com a professora Aluá um pouco depois que voltamos. Acabou dando certo somente agora.

A turma do Natan é do segundo ano do ensino fundamental, com crianças entre seis e sete anos de idade. Eles ainda são muito visuais e estão entre a fantasia e a realidade. Para ajudar nestes aspectos, resolvemos ir vestidos como se fôssemos andar de bicicleta, com bermuda, camiseta, capacete, luva, e tudo o que tinha direito. Até colocamos os alforges e roupas dentro; tudo para ele entrarem na história.

Separamos várias fotos, para servirem de fio condutor da palestra e a Bel contou a história inicial. Depois eu entrei falando da bicicleta e mostrando para o que servia cada peça e acessório. No final mostramos três dos sete vídeos que fiz durante o Circuito.

E para entrar um pouco mais na fantasia, colocamos em saquinhos amêndoas, pedaços de bananas e uvas passas, e outras comidinhas de pedal. Fiz também um “suco” de maltodextrina e demos um pouco para cada um. Acho que eles gostaram bastante, pois dava para ver a empolgação e o interesse, por todas as perguntas que fizeram.

No sábado foi a vez do passeio ciclístico. O tempo estava ruim, mas nós tínhamos que ir no parque de qualquer jeito. Chegamos lá e logo começaram aparecer os pais com os coleguinhas. Foram umas sete ou oito crianças, com os respectivos pais. Apesar de pouca gente eles se divertiram bastante. O difícil era conseguir segurá-los para não saírem em disparada. 🙂

Este tipo de encontro é bem legal, pois temos a chance de interagir mais com as crianças, diferente de uma festa de aniversário. Também deu para conhecer melhor uma faceta de alguns pais. Eu, por exemplo, não sabia que o Luciano e o Edson, pais de outras crianças que vejo quase todos os dias na escola, também são esportistas. Inclusive o Edson fez a Maratona de Curitiba, neste último final de semana.

Espero poder compartilhar mais as nossas aventuras com as crianças, e, quem sabe, plantar uma sementinha de como é bom (e saudável) aproveitar a vida fazendo esportes!

9 comentários ↓

#1 xampa on 11.25.09 at 8:23 am

que legal. ótima iniciativa.

#2 Patrícia on 11.25.09 at 9:37 am

Bel e Rodrigo
A Bruna na sexta-feira estava muito animada contando sobre a palestra. Super bacana a iniciativa.
Abraço.

#3 Carla on 11.25.09 at 11:01 am

A Julia falou que o energético que ela tomou deixou-a “turbinada”. Parabéns pela iniciativa. Beijos.

#4 Lex Blagus on 11.25.09 at 11:31 am

Iniciativa louvável, muitos parabéns a todos vocês!

#5 Marco Aurelio on 11.25.09 at 2:22 pm

Bel e Rodrigo parabéns pela idéia, muito 10.
Agora dar malto para a criançada foi cruel.
Os “bichos” já são ligados em 220v….rsss….
Abraços,

#6 Jorge Cequeira on 11.27.09 at 2:15 pm

Amigo Rodrigo que ótima iniciativa que vcs tiveram parabéns amigo. O blog Transpirando.com é também cultura é isso ae amigo, vamos ensinar esses pequenos jovens para que no futuro eles cuidem e preservem bem a nossa natureza e também pratiquem esportes.
Um forte abraço.

#7 Christina Nowak on 11.27.09 at 5:36 pm

Bel e Rodrigo,
Parabéns! São os bons exemplos que os pequenos vão levar para a vida.

#8 rafael correa on 12.01.09 at 10:58 pm

Adorei as fotos ficaram bem legais beijos e ate a proxima aventura

#9 Pais e Filhos numa Caminhada pelo Anhangava — Transpirando.com on 02.21.10 at 8:50 pm

[…] de um ano, e eu não queria deixar passar 2009 em branco. Ele está crescendo e tento introduzir os esportes de aventura na sua vida, de forma divertida e […]

Deixe um comentário