Na Aventura de Kleber Pacheco

Conheci o Kleber, da Naventura, quando fiz a Corrida de Montanha de Campo Magro. Eu tinha acabado de chegar e ele viu que eu estava com uma máquina fotográfica na mão. Perguntou se eu estava filmando, e disse que sim. Ele respondeu: “Legal” 🙂 Dois dias depois o vídeo que fiz desta prova bombou no blog.

Com este seu jeito simples e pacato, o Kleber está fazendo ótimas provas de montanha no estado, abrindo a oportunidade para mais pessoas conhecerem corridas alternativas. Se acham que correr é legal, experimente fazer isso em uma estrada de terra, subindo uma montanha. Aí sim vocês vão ver o que é legal! E não estou brincando, é divertido mesmo!

Numa troca informal de emails saiu a entrevista abaixo. Espero que gostem!

Transpirando.com: Fale um pouco de você, o que faz e que esportes pratica.

Kleber Pacheco: Olá pessoal do Transpirando.com! Primeiramente agradeço a oportunidade de participar deste meio de comunicação e também parabenizar pelas excelentes matérias que sempre temos a disposição neste blog.

Sou curitibano, nascido em outubro de 1979. Tenho formação superior em Gestão Ambiental e alguns cursos técnicos. Sempre fui apaixonado por esportes na natureza. Comecei praticar montanhismo e mountain bike com 14 anos. Logo vieram os contatos com outras modalidades e desde então virei praticante de atividades de escalada indoor, rafting, remo e corridas diversas.

Transpirando.com: A quanto tempo criou a Naventura? Qual era o seu objetivo inicial?

Kleber Pacheco: A Naventura existe desde fevereiro de 2006. Ao longo dos anos e acompanhando o mercado, direcionamos suas ações e hoje temos três focos principais: Organização de Eventos Esportivos, Marketing Esportivo e Ecoturismo. O objetivo felizmente foi alcançado, que era fazer da Naventura uma referência em competições esportivas outdoor.

Transpirando.com: Conte como funciona o Circuito Paranaense de Corridas de Montanha. De onde veio a ideia?

Kleber Pacheco: O Circuito Paranaense de Corrida em Montanha é o carro chefe da Naventura. Foi através dele que começamos e ficamos conhecidos. Atualmente são cinco etapas ao ano, com percurso de 12km, que é o estipulado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Nos primeiros anos fazíamos seis etapas ao ano, e dentre essas, organizamos Corridas em Montanha com 10km, 15km, 21km e 42km. No ano de 2007 a Naventura organizou a primeira Maratona em Montanha do Brasil, evento este que foi novamente realizado no ano seguinte. A idéia veio da conciliação da minha experiência com o montanhismo e trekking aliado as corridas. Naquela época havia algumas provas semelhantes em outros estados. Fizemos contatos, fomos participar de algumas provas e criamos nosso próprio circuito.

Transpirando.com: Como foi a aceitação das corridas em montanha? Você tem o número de participantes desde que começou e a sua evolução?

Kleber Pacheco: O próprio nome já cria um certo receio. No início utilizamos trajetos muito pesados, e após verificarmos que muitos atletas não retornavam para participar de outras etapas, começamos a proporcionar trajetos mais leves, mais em contato com a natureza. Assim a Corrida em Montanha ficou mais acessível, mais prazerosa.

Através deste gráfico é possível acompanhar a evolução na média anual dos participantes ao longo dos anos:

Transpirando.com: Vi que neste ano você começará com corrida Cross Country. Qual foi o motivador para criar esta modalidade e qual é o diferencial em relação às corridas de montanha?

Kleber Pacheco: A idéia é inovar, verificar o que o mercado necessita e o que os atletas buscam. Verificamos que muitos atletas buscavam essas corridas em outras cidades e também para treinos. O contato com a natureza e as belas paisagens são fatores motivantes para praticar este tipo de corrida. Como há uma diferença muito grande entre corrida de rua e Corrida em Montanha, a idéia da Corrida Cross Country é oferecer aos atletas uma transição menos impactante. O Circuito de Corrida Cross Country poderá ser utilizado como treino, adaptação aos interessados em participar das Corridas em Montanha.

Transpirando.com: Além das corridas, a Naventura atua também com outros eventos esportivos. Quais são?

Kleber Pacheco: No ano de 2009, organizamos uma Travessia (natação em ambientes naturais) e uma Meia Maratona a beira mar. Foram eventos experimentais, mas que surgiram de experiências para lançarmos alguns novos projetos.

Para o ano de 2010, além do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha, teremos também circuitos de Travessias, Corrida Cross Country, Cross Duathlon (corrida cross country e mountain bike), Beach Aquathlon (natação e corrida na areia, a beira mar) e novamente a Meia Maratona a beira mar.

Transpirando.com: Quais são as principais dificuldades para organizar e promover as suas provas?

Kleber Pacheco: Temos no estado do Paraná excelentes locais para as práticas destes esportes, mas a falta de conhecimento das belezas naturais e o desinteresse da mídia e de grandes empresas são as maiores dificuldades. Vejo que três estados se destacam no cenário nacional: Santa Catarina pela exuberância de atrativos naturais e o eixo Rio São Paulo, onde a mídia é muito forte, fator determinante para o interesse de grandes empresas.

Os praticantes destas atividades no estado do Paraná ainda são poucos, portanto a visibilidade ainda não é um fator atrativo para investimentos de terceiros e acompanhamento da mídia.

Na parte operacional da organização as dificuldades são em encontrar percursos que fechem com a proposta de distância, já que as corridas possuem distâncias previamente estipuladas. Em respeito ao Meio Ambiente, utilizamos sempre estradas e trilhas já abertas. É extremamente proibido dentro do planejamento dos eventos promovidos pela Naventura a abertura de novos trajetos.

Transpirando.com: Caso você tivesse o apoio de uma grande empresa, com bom orçamento, que tipo de evento gostaria de promover?

Kleber Pacheco: Temos um mega projeto guardado. Seria uma corrida envolvendo várias outras modalidades. Com duração de no mínimo 24hs. Com ações sociais, ambientais e culturais. Um evento para promover uma determinada região, seus costumes, seus hábitos. Um evento esportivo, de caráter ambiental, social e cultural.

Transpirando.com: Para quem está começando a se interessar por fazer corridas fora do circuito de rua, o que você recomenda? Como deve ser o treino?

Kleber Pacheco: Nas atividades outdoor, a força é extremamente necessária, pois os percursos sempre são acidentados. Recomendo um trabalho de fortalecimento muscular e articular. Muito importante estar sempre atento a obstáculos pelo caminho. Mas o principal é treinar os olhos para as belas paisagens e os ouvidos para captar os sons da natureza.

Transpirando.com: Como vai ser o circuito este ano? Quais são as novidades?

Kleber Pacheco: O circuito deste ano terá cinco etapas com 12km, com uma das etapas no período noturno. Inicia na cidade de Morretes e encerra na paradisíaca Ilha do Mel. Premiação para os cinco primeiros na geral e três primeiros nas categorias. Ao longo das etapas o atleta soma pontos e ao final do circuito são premiados os melhores. Estamos em fase final de planejamento do Circuito, onde ofereceremos eventos com qualidade, desde o kit atleta ao percurso da corrida.

Transpirando.com: Alguma palavra a mais para os nossos leitores?

Kleber Pacheco: As palavras sempre serão de agradecimentos. Pela saúde que temos em poder proporcionar este bem estar as pessoas, aos amigos que nos acompanham e nos ajudam, as marcas que conhecem e confiam em nosso trabalho investindo nele, aos clientes que sempre nos indicam a direção em busca da excelência e ao Rodrigo pela oportunidade.

É nítida a satisfação da grande maioria dos atletas que experimentam corridas outdoor, portanto a dica é agendar e participar das atividades promovidas pela Naventura.

Quem quiser e necessitar de dicas de treino ou até mesmo que queira nos acompanhar em alguns treinos, é só entrar em contato através do email naventura@naventura.com.br.

Grande abraço a todos…

1 comentário até agora ↓

#1 Neto Goulart on 02.05.10 at 3:39 pm

Grande Rodrigo
pedi a você algumas dicas sobre uma prova, lembra?
A etapa de MTB que foi realizada neste domingo.
Bem resolvi fazer um blog sobre as minhas aventuras amadoras nestas etapas e no dia dia.
http://netsbikes.blogspot.com
Estarei linkando o seu, pois é um dos meus favoritos.
Parabéns pelo site e pala entrevista bem legal.
abraços
Neto

Deixe um comentário