Corri 12km na Montanha – Campo Magro 2009

Neste sábado participei de uma prova de corrida em montanha promovida pela Naventura. A etapa era de 12km subindo uma montanha muito conhecida minha: o Palha, onde voei de Parapente nos meus tempos de voo livre e fiz um pedal muito bom a algumas semanas atrás.

Fomos em quatro colegas: Henrique (do voo livre e das corridas de aventura), Aimar, companheiro do Mountain Do, Rodrigo Fonseca (pedal na cabeça) e eu. A corrida começou as três da tarde e a previsão era de chuva. Eu até já tinha gostado da ideia mas pegamos o maior sol.

 

A largada foi ao lado do Casarão, um restaurante/café colonial muito conhecido na região. Desta vez resolvi filmar toda a corrida e amarrei a câmera no cordão do calção. Pelo menos assim não iria perdê-la. Veja abaixo o resultado do vídeo. Tem várias partes que ficaram tremidas, mas o resultado final dá uma boa ideia do que é correr 12km no meio do mato, subindo uma montanha:

Participaram da prova mais de 100 pessoas, inscritas na corrida de 12km ou na caminhada de 5km. Pessoas legais, de bem com a vida e com ótimo astral. Bem, não tem como estar emburrado ou ser chato e ainda querer participar de uma prova como esta. 🙂

Achei legal que tinham 3 cães participando da prova; me disseram que eles sempre vão. No vídeo consegui “entrevistar” um e pegar os outros dois de relance, passando a milhão na descida. Pena que os nossos cães não estejam mais em condições, na altura da vida deles, de começar a correr . 🙁

A subida até o Morro da Palha tem em torno de 300 metros de desnível, e pegamos uma ótima trilha em boa parte do caminho. Teve horas que não adiantou, tivemos que andar mesmo, dada a inclinação da subida e/ou o esforço necessário. Numa corrida destas não adianta sair no pau desde o início, você tem que ter uma estratégia.

E a estratégia normalmente é se preservar para os quilômetros finais, para não quebrar no meio do caminho. Pior do que ser o último em uma prova, é não completá-la, então continua valendo o meu lema: primeiro se divertir, depois chegar e por último ganhar algumas posições para ficar ainda mais feliz. 🙂

Entrevistei várias pessoas durante a corrida e dá para sentir o que move cada um: superação, felicidade, esforço, aventura. Todo mundo morto mas todo mundo feliz. 🙂

Eu levei dois gels de carboidrato para tomar no meio da prova mas acabei fazendo uma boa ação e doei um deles para uma corredora que estava clamando por energia. Tomei um no meio da subida e no terço final da prova senti falta do outro. Acabei falando com Deus e pedi um help, já que tinha ajudado a menina com a doação. Acabou dando certo: a fome passou e a energia voltou.

Terminei a prova com o tempo de 01:38’45”, ficando na 53a posição. Da nossa equipe cheguei em terceiro, atrás do Henrique e do Rodrigo. Me esperem galera, vou treinar mais para deixar vocês na poeira 🙂

O Rodrigo ficou em 28o, com o tempo de 1:23’09”, o Henrique em 43o, com o tempo de 1:30’35” e o Aimar ficou em 55o, fazendo a prova em 1:39’36”.

Também gastei 1.613 calorias, cheguei a 191 batimentos por minuto (99% da minha frequencia máxima) e o meu melhor pace foi de 04’06″/km. A média foi de 07’57″/km, baixa para uma corrida normal, mas como a prova foi na montanha me dou por satisfeito.

Para os que não gostam de encarar provas, eu diria para repensarem um pouco e participarem de uma. Você realmente expande seus limites e consegue melhorar a sua performance.

No geral parabéns ao Kleber, organizador da Naventura, pela estrutura do evento, pela hidratação no caminho e pelas comidinhas e frutas no fim da prova. Gostei e já coloquei no meu calendário as próximas!

Há, e não posso esquecer da Ticiane, namorada do Aimar, por servir de apoio durante o evento. Valeu Tici, e obrigado por guardar a meleca vermelha! 🙂

Comments

  1. Buenas!!

    Cheguei ao site através do site do Naventura. Parabéns pela prova, a qual estava em meus planos porém não foi possivel comparecer devido a minha indisponibilidade para viajar nesta data.

    muito bacana o video e o relato e tomo a liberdade de pedir que visite um sitezinho que to começando a montar relacionado as corridas em montanha, o http://www.trailrunningbr.blogspot.com. Inclusive convido-o a contribuir sempre que quiser. Peço-lhe a licença de publicar seu texto e sua foto por lá, como um release de quem competiu na prova. Aproveite e visite o meu blog tb, o http://www.iruntrails.blogspot.com

    Um grande abraço, boa semana, bons treinos e muitas trilhas.

  2. Henrique says:

    Pensa numa prova laz…, hein Rodrigo?! Mas vambora pra próxima! Show o videozinho, e valeu a parceria! Abraços!!

  3. Gustavo says:

    meu, show a prova hein! lamento de nao ter participado! pelo jeito aquela montanha de 8km da moutain do era fichinha perto dessa ai!
    na proxima eu vou!
    valeu e parabens pelo video!

  4. Cleia Marques says:

    Parabéns galera pelo video ficou Show, e a prova mais loka que ja fiz na vida ..

  5. Claudia says:

    Muito bacana o vídeo, consegue mostrar bem o espírito da prova. Valeu e parabéns a todos que participamos desta aventura.

  6. Vanessa do Gustavo says:

    Sensacional, Rodrigão!!!
    Transpira emoção…aventura…atividade….saúde!!!
    e Inspira que olha de fora!!!

    Parabéns….nos vemos nas corridas por ai!
    bj

  7. guardiao says:

    Eu sou suspeito para falar da prova,pois treino nestas trilhas e moro proximo do palha,terreiro da minha casa, e no entanto ainda nao tinha assistido um video do percurso, e para mim esse foi show.quem quiser treinar me avise ,estou sempre na regiao, parabens pelo video.

  8. marco says:

    Capitão, o video e o relato estão fantásticos, a vontade é sair correndo… … e chegar lá!!!!! parabens!!!!! você é pura inspiração!

  9. Show de bola o vídeo Rodrigo!!! Muito massa o registro da AÇÃO mesmo, um texto não conseguiria passar toda essa emoção e adrenalina. Você falando na hora também ficou legal, contando o que tá sentindo. As entrevistas jogo rápido também! Tá mais do que aprovado, faça mais vídeos assim!

  10. Minoru says:

    Sensacional!!!
    Parabéns pelas belas imagens que retratam bem o espírito vivido pelos corredores de montanha.
    A pariticipação da nossa equipe, e dos sessentões, eu e o Keizo (dono dos dois cachorros), mostra que o importante é vencer os desafios que o esporte nos propicia.

  11. Renata Roloff says:

    Rodrigão, parabéns pelas imagens lindas e emocionantes dessa corrida que na minha opinião foi a mais dificil que já participei, vendo o video a minha emoção foi imensa parecia que estava novamente lá, e esta corrida ficará na história pois meu filho correu comigo da descida do morro até a chegada me dando o maior apoio pois senti mta cãimbra e achei que não coseguiria completar a prova.
    Novamente parabéns e até Balsa Nova uhuh….

  12. Rafael Guimarães says:

    Grande Rodrigo! Parabéns pelas imagens, pelos gestos e palavras de incentivo durante a prova! Serviram e bastante para conseguir superar meus limites…
    [ ]

  13. isabel says:

    Parabéns a todos pela superação,eu ainda vou tomar coragem eparticipar de uma etapa das corridas em montanha

  14. Fabi says:

    Parabéns pela iniciativa do vídeo e ficou mto legal!!
    Deu uma odéia do que é corrida de aventura… porém só quem esta lá para saber… como é superar o limite do proprio corpo!!
    O video ficou mto massa!!
    E ao Kleber.. Parabéns pela organização e nós proporcionar corridas como esta!!

  15. Roseni says:

    Parabéns pela dedicação, esforço, perseverança,boa vontade,simpatia,humildade, enfim tudo de bom. Como conseguiu filmar correndo???????? Um percurso tão dificil. Parabéns mesmo Rodrigo

  16. Rodrigo Stulzer says:

    Olá pessoal!

    Para muitos eu já respondi, diretamente via email.

    Gostaria de agradecer a todos que comentaram sobre o post e o vídeo. É esta energia que me motiva a fazer cada vez mais!

    Obrigado e grande abraço!

  17. Tia Maravilhosa says:

    Di, meu sobrinho mais querido
    Que DELÍCIA acompanhar suas aventuras. Pelo menos um, na família, está fazendo certo: você!
    Te adoro e adorei seu documentário.
    Beijocas
    Parabéns pelo site.
    Bom demais saber que tem gente que faz o que todos deveriam fazer.

    Te adoro lindinho da titia MARAVILHOSA

  18. Parabéns pelo blog e pela bela competição showw…
    Bons treinos…

    Um abraço,

    JORGE

  19. […] à noite saímos para fazer um pedal noturno. O convite partiu do Henrique para a lista de voo livre do pessoal daqui de Curitiba. Como continuo acompanhando o voo, […]

  20. […] Do sem dores. De lá para cá acabei relaxando um pouco e correndo mais duas provas, uma de 12km em montanha e outra de 10km de rua, o que acabou complicando  mais o meu “joelho de corredor”, […]

  21. […] sobre filmes e livros, e mostrei o vídeo da Corrida de Campo Magro. e também do Pedal de Volta ao […]

  22. […] do Circuito Paranaense de Corrida de Montanha. Decidi que ia fazer essa corrida quando eu ví o post do Rodrigo no Transpirando.com. Dá pra dizer que todas as minhas expectativas com relação a […]

  23. simone magno says:

    EEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII…ESPEREM POR MIM!!!!
    TAMBÉM QUERO PARTICIPAR…NA PRÓXIMA CORRIDA NA ILHA DO MEL, ESTAREI LÁ!
    EBA…BEIJOS A TODOS.

  24. […] o Kleber, da Naventura, quando fiz a Corrida de Montanha de Campo Magro. Eu tinha acabado de chegar e ele viu que eu estava com uma máquina fotográfica na mão. […]