Neste sábado participei de uma prova de corrida em montanha promovida pela Naventura. A etapa era de 12km subindo uma montanha muito conhecida minha: o Palha, onde voei de Parapente nos meus tempos de voo livre e fiz um pedal muito bom a algumas semanas atrás.
Fomos em quatro colegas: Henrique (do voo livre e das corridas de aventura), Aimar, companheiro do Mountain Do, Rodrigo Fonseca (pedal na cabeça) e eu. A corrida começou as três da tarde e a previsão era de chuva. Eu até já tinha gostado da ideia mas pegamos o maior sol.
A largada foi ao lado do Casarão, um restaurante/café colonial muito conhecido na região. Desta vez resolvi filmar toda a corrida e amarrei a câmera no cordão do calção. Pelo menos assim não iria perdê-la. Veja abaixo o resultado do vídeo. Tem várias partes que ficaram tremidas, mas o resultado final dá uma boa ideia do que é correr 12km no meio do mato, subindo uma montanha:
Participaram da prova mais de 100 pessoas, inscritas na corrida de 12km ou na caminhada de 5km. Pessoas legais, de bem com a vida e com ótimo astral. Bem, não tem como estar emburrado ou ser chato e ainda querer participar de uma prova como esta. 🙂
Achei legal que tinham 3 cães participando da prova; me disseram que eles sempre vão. No vídeo consegui “entrevistar” um e pegar os outros dois de relance, passando a milhão na descida. Pena que os nossos cães não estejam mais em condições, na altura da vida deles, de começar a correr . 🙁
A subida até o Morro da Palha tem em torno de 300 metros de desnível, e pegamos uma ótima trilha em boa parte do caminho. Teve horas que não adiantou, tivemos que andar mesmo, dada a inclinação da subida e/ou o esforço necessário. Numa corrida destas não adianta sair no pau desde o início, você tem que ter uma estratégia.
E a estratégia normalmente é se preservar para os quilômetros finais, para não quebrar no meio do caminho. Pior do que ser o último em uma prova, é não completá-la, então continua valendo o meu lema: primeiro se divertir, depois chegar e por último ganhar algumas posições para ficar ainda mais feliz. 🙂
Entrevistei várias pessoas durante a corrida e dá para sentir o que move cada um: superação, felicidade, esforço, aventura. Todo mundo morto mas todo mundo feliz. 🙂
Eu levei dois gels de carboidrato para tomar no meio da prova mas acabei fazendo uma boa ação e doei um deles para uma corredora que estava clamando por energia. Tomei um no meio da subida e no terço final da prova senti falta do outro. Acabei falando com Deus e pedi um help, já que tinha ajudado a menina com a doação. Acabou dando certo: a fome passou e a energia voltou.
Terminei a prova com o tempo de 01:38’45”, ficando na 53a posição. Da nossa equipe cheguei em terceiro, atrás do Henrique e do Rodrigo. Me esperem galera, vou treinar mais para deixar vocês na poeira 🙂
O Rodrigo ficou em 28o, com o tempo de 1:23’09”, o Henrique em 43o, com o tempo de 1:30’35” e o Aimar ficou em 55o, fazendo a prova em 1:39’36”.
Também gastei 1.613 calorias, cheguei a 191 batimentos por minuto (99% da minha frequencia máxima) e o meu melhor pace foi de 04’06″/km. A média foi de 07’57″/km, baixa para uma corrida normal, mas como a prova foi na montanha me dou por satisfeito.
Para os que não gostam de encarar provas, eu diria para repensarem um pouco e participarem de uma. Você realmente expande seus limites e consegue melhorar a sua performance.
No geral parabéns ao Kleber, organizador da Naventura, pela estrutura do evento, pela hidratação no caminho e pelas comidinhas e frutas no fim da prova. Gostei e já coloquei no meu calendário as próximas!
Há, e não posso esquecer da Ticiane, namorada do Aimar, por servir de apoio durante o evento. Valeu Tici, e obrigado por guardar a meleca vermelha! 🙂
24 comentários ↓
Buenas!!
Cheguei ao site através do site do Naventura. Parabéns pela prova, a qual estava em meus planos porém não foi possivel comparecer devido a minha indisponibilidade para viajar nesta data.
muito bacana o video e o relato e tomo a liberdade de pedir que visite um sitezinho que to começando a montar relacionado as corridas em montanha, o http://www.trailrunningbr.blogspot.com. Inclusive convido-o a contribuir sempre que quiser. Peço-lhe a licença de publicar seu texto e sua foto por lá, como um release de quem competiu na prova. Aproveite e visite o meu blog tb, o http://www.iruntrails.blogspot.com
Um grande abraço, boa semana, bons treinos e muitas trilhas.
Pensa numa prova laz…, hein Rodrigo?! Mas vambora pra próxima! Show o videozinho, e valeu a parceria! Abraços!!
meu, show a prova hein! lamento de nao ter participado! pelo jeito aquela montanha de 8km da moutain do era fichinha perto dessa ai!
na proxima eu vou!
valeu e parabens pelo video!
Parabéns galera pelo video ficou Show, e a prova mais loka que ja fiz na vida ..
Muito bacana o vídeo, consegue mostrar bem o espírito da prova. Valeu e parabéns a todos que participamos desta aventura.
Sensacional, Rodrigão!!!
Transpira emoção…aventura…atividade….saúde!!!
e Inspira que olha de fora!!!
Parabéns….nos vemos nas corridas por ai!
bj
Eu sou suspeito para falar da prova,pois treino nestas trilhas e moro proximo do palha,terreiro da minha casa, e no entanto ainda nao tinha assistido um video do percurso, e para mim esse foi show.quem quiser treinar me avise ,estou sempre na regiao, parabens pelo video.
Capitão, o video e o relato estão fantásticos, a vontade é sair correndo… … e chegar lá!!!!! parabens!!!!! você é pura inspiração!
Show de bola o vídeo Rodrigo!!! Muito massa o registro da AÇÃO mesmo, um texto não conseguiria passar toda essa emoção e adrenalina. Você falando na hora também ficou legal, contando o que tá sentindo. As entrevistas jogo rápido também! Tá mais do que aprovado, faça mais vídeos assim!
Sensacional!!!
Parabéns pelas belas imagens que retratam bem o espírito vivido pelos corredores de montanha.
A pariticipação da nossa equipe, e dos sessentões, eu e o Keizo (dono dos dois cachorros), mostra que o importante é vencer os desafios que o esporte nos propicia.
Rodrigão, parabéns pelas imagens lindas e emocionantes dessa corrida que na minha opinião foi a mais dificil que já participei, vendo o video a minha emoção foi imensa parecia que estava novamente lá, e esta corrida ficará na história pois meu filho correu comigo da descida do morro até a chegada me dando o maior apoio pois senti mta cãimbra e achei que não coseguiria completar a prova.
Novamente parabéns e até Balsa Nova uhuh….
Grande Rodrigo! Parabéns pelas imagens, pelos gestos e palavras de incentivo durante a prova! Serviram e bastante para conseguir superar meus limites…
[ ]
Parabéns a todos pela superação,eu ainda vou tomar coragem eparticipar de uma etapa das corridas em montanha
Parabéns pela iniciativa do vídeo e ficou mto legal!!
Deu uma odéia do que é corrida de aventura… porém só quem esta lá para saber… como é superar o limite do proprio corpo!!
O video ficou mto massa!!
E ao Kleber.. Parabéns pela organização e nós proporcionar corridas como esta!!
Parabéns pela dedicação, esforço, perseverança,boa vontade,simpatia,humildade, enfim tudo de bom. Como conseguiu filmar correndo???????? Um percurso tão dificil. Parabéns mesmo Rodrigo
Olá pessoal!
Para muitos eu já respondi, diretamente via email.
Gostaria de agradecer a todos que comentaram sobre o post e o vídeo. É esta energia que me motiva a fazer cada vez mais!
Obrigado e grande abraço!
Di, meu sobrinho mais querido
Que DELÍCIA acompanhar suas aventuras. Pelo menos um, na família, está fazendo certo: você!
Te adoro e adorei seu documentário.
Beijocas
Parabéns pelo site.
Bom demais saber que tem gente que faz o que todos deveriam fazer.
Te adoro lindinho da titia MARAVILHOSA
Parabéns pelo blog e pela bela competição showw…
Bons treinos…
Um abraço,
JORGE
[…] à noite saímos para fazer um pedal noturno. O convite partiu do Henrique para a lista de voo livre do pessoal daqui de Curitiba. Como continuo acompanhando o voo, […]
[…] Do sem dores. De lá para cá acabei relaxando um pouco e correndo mais duas provas, uma de 12km em montanha e outra de 10km de rua, o que acabou complicando mais o meu “joelho de corredor”, […]
[…] sobre filmes e livros, e mostrei o vídeo da Corrida de Campo Magro. e também do Pedal de Volta ao […]
[…] do Circuito Paranaense de Corrida de Montanha. Decidi que ia fazer essa corrida quando eu ví o post do Rodrigo no Transpirando.com. Dá pra dizer que todas as minhas expectativas com relação a […]
EEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII…ESPEREM POR MIM!!!!
TAMBÉM QUERO PARTICIPAR…NA PRÓXIMA CORRIDA NA ILHA DO MEL, ESTAREI LÁ!
EBA…BEIJOS A TODOS.
[…] o Kleber, da Naventura, quando fiz a Corrida de Montanha de Campo Magro. Eu tinha acabado de chegar e ele viu que eu estava com uma máquina fotográfica na mão. […]
Deixe um comentário