Entrevista Sobre Filmagens de Eventos de Aventura

Como este fim de semana tem mais uma Corrida de Aventura, desta vez em Irati, resolvi desenterrar uma entrevista que o Julio, da Extremaventura, fez comigo antes da Corrida de Aventura de São José dos Pinhais. Ele queria publicar no site mas acabou não dando certo; para não perder a conversa resolvi publicar por aqui. Como a prova de SJP já passou, editei a pergunta relativa a isso, para refletir o que eu achei da filmagem, e não o que eu esperava.

Extremaventura: Como surgiu esta vocação de vídeo repórter nos esportes de aventura?

Rodrigo Stulzer: Foi algo natural, nada planejado. Já havia feito alguns vídeos no passado (antes do Transpirando.com) mas nada com a finalidade específica de mostrar um evento. Depois que filmei o Mountain Do, vi o retorno positivo do pessoal e resolvi continuar. O objetivo principal sempre foi colocar o espectador no lugar do atleta, vendo como é fazer uma prova; nada parecido com as filmagens padrão das redes de televisão.

Extremaventura: Qual é o equipamento que você usa? Você pretende investir neste hobby e transformá-lo em algo que gere lucro?

Rodrigo Stulzer: Uso uma máquina fotográfica que filma, pela praticidade e peso. Já pensei em ter uma filmadora, mas a forma de segurá-la e o peso não funcionaram bem. Fiz um artigo bem detalhado de todo o processo, desde a filmagem até a edição, e quem se interessar pode vê-lo aqui.

Sempre estou investindo em alguma coisa. Pretendo ter algum tipo de lucro no futuro, mas hoje em dia é por paixão mesmo e pela vontade de compartilhar.

Quem sabe alguma equipe (ou organizador) de Corridas de Aventura de ponta queira ter um vídeo deste tipo e me convide para registrá-lo? 🙂

Extremaventura: Existe ansiedade quando filma as Corridas de Aventura?

Rodrigo Stulzer: A ansiedade é mais antes da corrida do que durante. Sempre quero tentar fazer o melhor possível, e isso gera um stress pré-prova. Durante a corrida não tive ainda momentos de ansiedade por causa da filmagem e espero não tê-los por muito tempo 🙂

Extremaventura: E quando você sente que todo mundo já passou a equipe, dá vontade de largar tudo e sair para buscar uma colocação melhor na prova?

Rodrigo Stulzer: O meu objetivo nas Corridas de Aventura sempre foi o seguinte: primeiro me divertir, segundo chegar no final, e terceiro, se tudo está ok, tentar ganhar algumas posições. Como as filmagens entram na categoria diversão, ainda não tive este tipo de problemas. As Corridas de Aventura são provas longas, e, geralmente, tenho tempo o suficiente para filmar as partes legais sem prejudicar o resultado da equipe.

Extremaventura: Como você planeja as imagens, principalmente àquelas que são captadas em plano e contra-plano?

Rodrigo Stulzer: Antes de cada prova eu imagino objetivo para a filmagem, um tema, algo que quero dar ênfase. Assim eu tenho uma linha mestre a seguir durante o evento. No decorrer da corrida não dá para pensar muito, então você tem que seguir bastante os seus instintos para captar cenas que ficarão legais depois na edição final.

Falando em edição ela é uma parte bem importante de todo o processo. Como não existe roteiro prévio e tudo acontece em tempo real, o produto final vai depender muito de uma edição bem feita. Eu diria que o sucesso do tipo de vídeos que faço depende mais de 70% da edição. A parte de plano e contra-plano é muitas vezes fruto dos cortes na hora da edição.

Extremaventura: Qual foi o maior perrengue até agora nestas produções?

Rodrigo Stulzer: Chuva é um problema grande pois as câmeras que uso não são à prova d’água. Na Corrida de Antonina, no ano passado, choveu muito e as lentes das duas câmeras ficaram embaçadas. Uma já tinha alguns anos de uso e não me importei muito. Até hoje ela está meio estranha, mas continua filmando e tirando fotos. A outra eu havia acabado de comprar, e fiquei bem apreensivo que tivesse o mesmo destino. Felizmente no outro dia a umidade havia saído e ela voltou ao normal.

Extremaventura: E com relação à prova de  São José? O que achou do resultado final do vídeo?

Rodrigo Stulzer: eu gostei bastante do resultado final. No geral ficou no mesmo nível da filmagem de Prudentópolis. Se tem alguma coisa que me arrependo foi ter usado a minha câmera antiga, e por isso a filmagem ficou em VGA, e não em HD como a câmera nova. Mas na hora a opção de usar a máquina antiga foi melhor, pois o tempo estava muito chuvoso e fiquei apreensivo em usar a nova. Deste jeito eu desencanei com a câmera e me concentrei em pegar boas cenas.

As tomadas ficaram legais, principalmente a parte da caminhada no leito do rio. Também sinto em não ter usado as imagens da câmera do Minduim, mas eu estava com um tempo muito curto para editar o vídeo, e não deu tempo de pegá-las.

Tive sorte em encontrar o menino que cortou a mão e conseguir filmá-lo logo após ter se cortado. É uma pena aquilo ter acontecido, mas para a filmagem acabou ficando ótimo, pois pegou o problema na hora que aconteceu. Realidade ao extremo! 🙂

Extremaventura: Deixe aqui alguma mensagem à galera que pratica Corrida de Aventura.

Rodrigo Stulzer: Caso vocês me vejam filmando algum evento, sejam o mais naturais possível. Não pensem no que falar, concentrem-se somente no que eu perguntar e respondam sem pensar e com a emoção do momento. Este sempre é o melhor jeito para se conseguir boas tomadas. É só ver o caso da menina da equipe do Rio Grande do Sul, no vídeo da Corrida de Prudentópolis, lá pelo minuto 07:15. É até de arrepiar a emoção dela.

Mas acima de tudo… divirtam-se!

1 comentário até agora ↓

#1 Lulis on 07.04.10 at 11:23 pm

Beleza, Tutu!
Quando sair a entrevista não esquece de mandar o link pra galera, ok?!
Ah, também não esquece de creditar a segunda foto, né? =) Morro do sete, lembro bem daquele pedal montanha nervoso e com odetes! =)
Hábraços e sucesso!!!
Lulis

Deixe um comentário