Quais São os Seus Verdadeiros Dias Úteis?

O meu amigo Sivuca, instrutor de Parapente, disse uma vez:

Voltar para a rampa após uma semana inteira de “dias úteis” deixa claro qual dia é mais útil.

Aquela frase me abalou pois eu encaixava perfeitamente na situação. Ficava a semana inteira esperando a sexta-feira para pedalar, voar ou fazer qualquer outra coisa relacionada aos esportes. Na verdade ainda fico. 🙂

Quem inventou o termo dia útil deveria ser um workaholic convicto. Quem disse que dia de trabalho é dia útil?

Eu sempre achei que os meus dias mais úteis foram aqueles que fiz algum tipo de esporte, que viajei ou que me diverti com a família e os amigos.

Não me levem a mal, pois eu também trabalho. 🙂 A única coisa diferente é que considero o trabalho um mal necessário. Um meio para um fim, e não um fim em si. Infelizmente ainda vivemos numa época em que quase todos precisam trabalhar.

A alguns anos atrás passou uma propaganda na TV onde aparecia um sujeito acordando de manhã com o despertador; aquela cara de sono, meio depressivo, dia após dia. O cara saía para trabalhar e ficava no trânsito, com cara de cu.

Daí um dia o despertador tocou mais cedo ainda!

Ele pulou da cama com todo o ânimo, escovou os dentes e saiu de casa com o pão ainda na boca. Corta para a próxima cena onde ele ligou a moto e saiu para as trilhas fazer motocross. Fade out com a assinatura da Honda (The Power of Dreams).

Imagine se este cara trabalhasse com motos em vez de estar em um escritório fechado durante todo o dia? Hmm, temos que lembrar que isso poderia acabar virando um trabalho qualquer e ele se entediar também…

Aí me parece estar um grande segredo do sucesso, enaltecido em todo tipo de livros: Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.

Infelizmente isso não é verdade e nem possível para a maioria da população, e daí temos pessoas infelizes e mau humoradas. Não são felizes no trabalho e nem nas outras atividades que fazem fora dele. Daí é muito fácil termos casos de depressão, violência e outras coisas mais.

Pode ser que você não tenha o melhor emprego do mundo, mas nem por isso precisa ficar para baixo. Faça o seu trabalho o melhor possível, pois o fim de semana está ali, para te presentear com um dia realmente útil. 🙂

Há, e tem uma frase em inglês que acho muito interessante:

So many people spend their health gaining wealth, and then have to spend their wealth to regain their health. – A. J. Reb Materi

Esta frase funciona melhor em inglês, por causa do trocadilho entre health (saúde) e wealth (riqueza). Traduzindo-a temos algo como:

Muitas pessoas gastam a sua saúde ganhando riqueza, e depois tem que gastar sua riqueza para reconquistar a sua saúde”.

Precisa dizer mais? 🙂

E como estamos nas frases, vamos para mais uma!

Reinhold Messner, famoso montanhista italiano, conseguiu explicar um pouco do que sinto do contato com a natureza através dos esportes:

Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando a mente se limpa das teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos recobram a vitalidade e o homem, completo, se torna mais sensível; e então já pode ouvir as vozes da natureza, e ver as belezas que só estão ao alcance dos mais ousados.

E é por isso que estamos sempre em busca de alguma coisa que nos dê prazer, que dê sentido às nossas vidas.

Aproveite a vida e descubra quais são os seus dias úteis. Você pode se surpreender! 🙂

Agora uma pausa para os comerciais que tenho que dar uma pedalada para tornar o meu dia mais útil, afinal  é sexta-feira, 18:00h. 🙂

2 comentários ↓

#1 Maria Eduarda Horta on 03.31.09 at 6:45 pm

Pois é Rodrigo… sem alegria não há dia útil que nos valha. Completamente de acordo contigo. E atrevo-me a dizer contigo porque no meu Tempo é Quando todos nos tratamos por tu. Portanto muitos dias úteis para nós!
Mª Eduarda

#2 Faxina com Amigos — Transpirando.com on 04.05.09 at 8:47 pm

[…] ganhei o final de semana, pois pedalei com grandes amigos. Um dia útil, com toda a […]

Deixe um comentário