Livro: Sobre Homens e Montanhas

Sobre Homens e Montanhas foi mais um livro que emprestei do meu amigo e companheiro de Mountain do, Claudio Fuzino. Ele já havia me empresta O Ultramaratonista, que gostei muito.

Sobre Homens e Montanhas foi escrito por Jon Krakauer. É dele também o ótimo Na Natureza Selvagem (que só vi o filme) e o polêmico No Ar Rarefeito. Antes de ser escritor, ele é um montanhista. Provalvelmente por isso é que ele consegue passar as emoções de quem vive nas montanhas. Muitas pessoas já fizeram review deste livro, mas como eu também li, resolvi dar a minha contribuição…

Este livro não é uma história só, mas sim um apanhado de doze artigos publicados em revistas que ele contribuía, como a Outside.

Sonhando com o Eiger: na qual Jon e um amigo tentam escalar o Eiger, e sua barraca voa a mais de 50 metros de distância por causa do vento.

Gill: fala de John Gill, o cara que provavelmente inventou o Bouldering, uma escalada bem técnica em rochas a baixa altura.

O gelo de Valdez: onde fala de malucos que escalam Valdez, o parque de diversões com as melhores cascatas congeladas do planeta.

Sem poder sair da barraca: onde Krakauer fala da difícil arte de ficar isolado em uma barraca enquanto o tempo não melhora para se poder escalar a montanha.

Os aeroloucos de Takeetna: fala dos pilotos de avião que levam montanhistas para escalar o monte McKinley.

Clube Denali: a difícil escalada no monte McKinley, ponto culminante dos Estados Unidos, com mais de 6.000 metros de altitude. Esta é a típica escalada dura, onde alguns morrem, outros perdem as pontas dos dedos, e ninguém se importa.

Chamonix: depois de ler este artigo descobri que tenho que conhecer Chamonix qualquer dia destes. É o típico lugar que respira os esportes de aventura em sua essência. Achei um dos melhores artigos do livro.

Canionismo: fala de outro inventor de esportes: Rick Fisher e sua obsessão pelo canyoning, ou a exploração por leitos de rios.

Um montanha mais alta do que o Everest?: fala de toda a história da medição do K2, que achavam que era mais alto que o Everest.

Os irmãos Burgess: conta a história dos escaladores e irmãos gêmeos Alan e Adrian Brugess e como, mesmo com vidas diferentes, fazem a montanha os unir.

Um verão difícil no K2: onde conta as várias mortes que aconteceram no K2 no verão de 1986. Acho que este artigo o inspirou depois a fazer o livro No Ar Rarefeito.

O Polegar do Diabo: conta de uma escalada solo de Krakauer, tentando escalar o Devil’s Thumb por uma via nunca desbravada antes.

O livro é legal, apesar de ter algumas partes mais lentas. O interessante é que não é alguém de fora falando, mas sim um montanhista com anos de experiência, e que escreve bem. Então a diversão é garantida, e real! 🙂

2 comentários ↓

#1 CLÁUDIO FUZINO on 09.18.09 at 1:24 pm

Rodrigo,

Jon Krakauer tem ótimos livros. Este não é o melhor, mas diverte! Mas, falando em Ultramaratonista, Rodrigo, o Dean Karnazes lançou seu 2º livro (“50 maratonas em 50 dias” ) e veio ao Brasil para divulgação.

Um abraço!

#2 Livro: Na Natureza Selvagem — Transpirando.com on 03.08.10 at 7:03 am

[…] de ler o livro Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer, autor também de Sobre Homens e Montanhas, ambos emprestados do meu amigo Claudio Fuzino. A uns dois anos atrás  eu havia visto o filme, e […]

Deixe um comentário