Primeira Oficina de Corrida Descalça de Curitiba

Recentemente, a corrida descalço tem recebido a atenção da mídia especializada e até da grande mídia. Isto tem despertado a curiosidade de algumas pessoas que se surpreendem ao saber que esta é uma atividade acessível. Em função disto o site pes-descalços está promovendo a Primeira Oficina de Corrida Descalça de Curitiba.

Data: 12/12/2010 (Domingo)
Local: Parque Barigui (nos equipamentos de ginástica ao lado da casa amarela) / Curitiba / PR
Horário: das 17:00h as 18:15h
Público: Curiosos em iniciar na corrida descalço e corredores descalços de todos os níveis.

Instrutor: Leonardo Liporati

Do que se trata: uma parte teórica e um bate-papo seguido de um treino curto com corredores descalços mais experientes. Apesar de não sabermos tudo sobre o tema, pensamos já possuir conhecimentos que sejam úteis para compartilhar com os iniciantes, os curiosos e mesmo outros corredores descalços com experiência.

Assuntos abordados: como iniciar nesta atividade; como dominar a técnica, principalmente em relação as descidas e a corrida em alta velocidade; como observar a si mesmo para se autocorrigir e continuar evoluindo na corrida descalço; um corredor observar e avaliar a técnica de corrida do outro; dúvidas e curiosidades que surgirem. Ao final todos serão convidados para uma corrida em conjunto sendo que a distância e o ritmo de cada um irá variar em função do seu nível e preparo físico.

Requisitos:
Paixão por correr;
Uma mente aberta.

Roteiro:

  1. Motivação: porque correr descalço?
  2. Mecânica: como é a passada? E o problema do impacto?
  3. Como iniciar na corrida descalço?
  4. Riscos: pedras, cacos de vidro, pregos, vermes.
  5. Calçados minimalistas.
  6. Abertura para perguntas da parte teórica.
  7. Demonstração prática, ou seja, os INICIADOS correm cada hora um. Depois os INICIANTES que se sentirem a vontade para receber críticas construtivas correm.
  8. Críticas e perguntas sobre a demonstração prática.
  9. Treino final: primeiro KM correndo como um grupo, depois cada um corre no seu ritmo e distância formando grupos menores com os do mesmo nível.

Custo: sem custo. Caso queira, contribua com um quilo de alimento não-perecível para ser doado a uma instituição de caridade.
Inscrições: basta aparecer no local do evento no horário marcado.

Comments

  1. Mário says:

    Legal a iniciativa. Tenho vontade de correr descalço mas por enquanto não estou fazendo pois estou bem adaptado a corrida com tênis, mas pretendo comprar um Vibram Five Fingers se encontra para tentar!

    Abraço.

  2. susi saito says:

    Olá! A corrida de rua tornou-se uma das minhas paixões. Acompanho na Contra Relógio as dicas e sugestões. Adquiri um Saucony que propicia uma pisada diferenciada, em que não se pisa com o calcanhar primeiro. Sentindo o joelho e trocando idéias, soube do method pose (POSE METHOD® – by Dr.Nicholas Romanov, que reensina a pisada natural com o pé inteiro, ou o meio da planta no chão. Quase chegando a forma de se piusar descalço. Muito boa a iniciativa de se oferecer o espaço para iniciantes na corrida descalço compartilharem experiências. Aí, cabe a cd um “sentir” seu corpo para ver se adapta-se às novas técnicas! Valew!